6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de março de 2015

10 dicas para manter a pressão arterial sob controle



Quem sofre de hipertensão não deve descuidar da saúde, é preciso muita atenção para que a pressão arterial não saia de controle. Praticar exercícios com moderação, ter uma alimentação balanceada e não exagerar no consumo de sal são alguns dos cuidados necessários.

1 Relaxe!

Tente evitar situações que sobrecarreguem seu estado físico ou emocional, caso contrário o estresse pode piorar o quadro de hipertensão ou gerar outras doenças do coração. Inclua mais lazer na sua rotina, ouça sua música favorita, leia um bom livro ou passe mais tempo com seus amigos.

2 Dieta saudável

Escolha com cuidado os alimentos que irão compor seu prato. Inclua maiores porções de frutas, verduras e legumes à sua dieta e dê preferência às carnes magras.  Converse com seu cardiologista sobre a melhor dieta para o seu caso. Um nutricionista também pode auxiliá-la com o desafio de se alimentar melhor.

3 Reduza o consumo de sal

O sal é um dos maiores inimigos do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem duas vezes mais sal que o recomendado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou uma pesquisa sobre o assunto. O resultado apontou que 70% do sal consumido no Brasil é colocado no prato pelo próprio consumidor. Não leve o saleiro à mesa, clique aqui para saber como substituir o sal de cozinha.

4 Pare de fumar

O tabaco, assim como todas as substâncias tóxicas presentes no cigarro, é capaz de elevar a pressão arterial. Superar o vício e parar de fumar é essencial para ter uma boa saúde. Além de aumentar as chances de doença do coração, o cigarro compromete o funcionamento de todo o organismo.

5 Faça exercícios

Atividade física moderada, principalmente caminhadas e outros exercícios aeróbicos, melhora o sistema pulmonar e cardiovascular. Evite se exercitar sem antes consultar seu médico para saber o tipo de exercício, a quantidade e a frequência ideal para você. A avaliação de um profissional é essencial para evitar lesões e outros danos à saúde.

6 Mantenha o peso ideal


Pessoas acima do peso têm um risco maior de sofrer com doenças do coração. O sobrepeso exige que o coração se esforce mais para bombear o sangue. Como qualquer outro músculo, a sobrecarga faz com que o coração cresça.

7 Medicação

Quem tem hipertensão deve consultar um cardiologista com regularidade. Caso o especialista receite medicamentos, eles devem ser tomados corretamente. Existe uma variedade enorme de remédios para hipertensão, é preciso uma avaliação médica para saber qual é o melhor para você. Nunca se automedique. Lembre-se: o tratamento prescrito para sua amiga pode ser perigoso para você.

8 Consultas médicas

Avaliações periódicas também são recomendadas. Mesmo quem não tem o diagnóstico de hipertensão deve se cuidar. Consultas médicas regulares são capazes de detectar anormalidades ainda na fase inicial, isso ajuda muito no controle da doença.

9 Evite bebidas alcoólicas

Modere o consumo de  bebidas alcoólicas , o álcool pode elevar a pressão. Principalmente quem toma medicamentos deve evitar as bebidas.

10 Verifique a pressão

Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom.Muito útil.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.