6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

31 de março de 2015

ALGUMAS PALAVRAS DE ANTANHO QUE AINDA SÃO LEMBRADAS– Eugênio Noronha Lopes



O TERNINHO

Naquela época a cidade enchia aos domingos. Fazendeiros que residiam nas fazendas vinham para as casas na cidade (ou vila como muitos diziam) e muitos que na cidade permaneciam, recebiam empregados e feitores para os acertos de contas, muita gente vinha para a missa das onze na matriz ou na capela da Aparecida. Era muita movimentação de gente, cavalos, charretes e automóveis. Dava gosto entrar no Mercado Municipal com as enormes mantas de toucinho, frutas variadas, as chamadas laranjas de cafezal, marmelo (hoje desaparecido), cereais vendidos a litro, linguiça a metro. Ouvi dizer que vendiam batatas a litro, não vi e se visse não acreditaria. Aquela banha de porco ia ser a gordura para a cozinha, com alguma sobra para os torresmos (parece até que eu tinha fixação no torresmo). Dizia-se, o mineiro planta o milho, o porco coe o milho, o mineiro come o porco, e como se engordava porco e como se plantava o milho. Mas ( no final vai um comentário sobre o mas) teve início a industrialização, surgiram o óleo vegetal, a farinha de mandioca, mas a âncora na produção era o café. Mas, sempre o mas, chegou o ano de 1929 e todos sabem o que aconteceu nos Estados Unidos, com consequências terríveis para o Brasil e para nossa cidade. Mas não era bem isso que eu queria dizer, estou enchendo linguiça...
Queria dizer e agora o faço:
_Em um domingo eu estava passando em frente a uma loja (as lojas somente ficavam fechadas nas Sextas-Feiras Santas) pequena e vi pendurado do lado de fora, sujeito ao sol e poeira, um terno de roupa barata e que podia se dizer “que feia”, se alguém perguntasse (felizmente ninguém perguntou). Chegou então um jovem roceiro que olhou a mercadoria exposta atentamente e disse ao companheiro “um dia ainda vou poder comprar esse terninho gaizeiro”. Tive pena do rapaz e não esqueci aquela demonstração de humildade e de esperança. Decorridos alguns anos eu adquiri um corte de tecido melhor e mais moderno e disse a mim mesmo “vou fazer o meu terninho gaizeiro”. Será que o brazopolense fez o dele? Tomara que tenha comprado o seu e que seja melhor que aquele esturricado.

O EMPREGO NÃO CONSEGUIDO
Eu estava subindo a ladeira do Mercado Municipal (aquele prédio antigo e bonito) e ao meu lado ia um rapaz muito conhecido, bom, humilde, que trabalhava carregando compras, malas e latas de água nas épocas de seca. Ouvi, então, ele dizer ao amigo ao seu lado que não conseguiria o emprego de zelador da privada que esperava. E tem mais, ele se lastimou dizendo “coisa boa não é mesmo pra mim”.

O PERFUME BOM

Estava em uma loja quando vi um rapaz meio acanhado, indeciso; ele olhou demoradamente  a vitrine e perguntou o preço de uma pequeno vidro de perfume, menor que um dedo mínimo ( aliás o bom perfume vem em vidro pequeno, é sabido)> Quando soube o preço, um cruzeiro, ele pensou, pensou e disse “está bem, eu gosto mesmo é coisa boa”, e comprou.

QUEIXA DO MENDIGO
Surgiu em Brazópolis um mendigo que era interno do asilo. Devido seus grandes dentes centrais ele recebera o apelido de Tião Vaca, sendo ele o Tião, não a vaca, logicamente. Era grande a sua fome, comia de  tudo  que lhe davam, pão novo e velho e apanhava os farelos do chão. Ria muito quando lhe perguntavam se comeria um boi inteiro e confirmava. Assim era o risonho Tião vaca.
Um dia eu estava no Bar do João Pinto, certamente ouvindo noticiário da Guerra, que o lugar era bom para isso e notei um senhor idoso, desanimado, e ouvi sua reclamação. Ele era interno do asilo e tinha inveja do Tião Vaca que, por comer muito tinha permissão para sair mais vezes, para satisfazer a fome nas ruas, mendigando..
Esses exemplos fazem pensar na necessidade que temos de aceitar as coisas, de nos conformarmos em situações adversas, mas sem exagerarmos na aceitação, há a necessidade de procurarmos o melhor, sempre valorizando o que se faz e o que se tem. Mas olha, sempre sem exagerar.
A respeito de valorização vale contar o que ouvi em Brazópolis. Quando surgiram os grandes foguetes espaciais de vários estágios para a exploração do espaço, um fogueteiro de nossa região teria dito ser aquela coisa muito simples, ele sabia como fazer. O principal era separar bem os diversos pacotes de pólvora.

FIM

PS- A respeito de “mas”. _ Mas, contudo, todavia, conjunções que carregam uma carga de surpresas; que digam os advogados.
Eles, representando autores ou réus em processos judicias estão ouvindo ou lendo a sentença e aguardam – para um e outro há o perigo de um “mas”. Os juízes usam muito o “mas”, o “contudo” e “todavia”, e sentenciam – “provou isso, requereu isso, realmente aconteceu isso, aconteceu aquilo...” e aí entra o mas, ou o contudo ou todavia e quem parecia ganhar, perde, e quem parecia perder, ganha.
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.