6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de maio de 2011

Nos tempos da Maria Fumaça - Janaína Noronha

Beira da linha. Tantão com seu entusiasmo anunciava as boas vindas aos passageiros, num convite generoso ao famoso Hotel do Comércio.

Maria Fumaça apontava ao longe...

Segundo dados, este extraordinário evento ocorreu pela primeira vez em 09 de novembro de 1910 ( data em que foi inaugurado o trecho do ramal ferroviário ligando Piranguinho a Vila Braz em direção a São José do Paraíso).

Ah! Maria Fumaça, quantas alegrias ficaram marcadas em seus trilhos...

Eles já não mais existem, mas a velha estação continua lá, guardando sua história, inspirando nossas lembranças...

Sob e desce de pessoas, vozes, correria, apito, cheiro de fumaça e carvão; risos, passos, mãos acenando, saudades...

Um discreto senhor chamado Pedro Bicudo, lábios grossos e salientes( por isso o apelido), aguardava do lado de fora do trem. Era ele o carregador de bagagens,que se encarregaria de levá-las ao hotel. Brazópolis nesta época era uma região desenvolvida e imperava o desenvolvimento e progresso. Com a instalação da Ferrovia, ganhou forte impulso para o comércio, A chegada de trens trazia homens de negócio à cidade e pessoas de todas as camadas sociais eram atraídas pelo grande movimento.

A medida que surgiu a malha viária, com o asfalto e as modernas rodovias, foram desativadas as ferrovias. reminiscências o eco do apito e a marcha rotineira daqueles belos tempos.

A velha Maria Fumaça que um dia embarcou e tranportou riquezas, hoje embarca nossos sonhos e lembranças, na alma e paredes da antiga estação.

Conheçam o site de Janaína: http://jornalarteecia.br.tripod.com/

3 comentários:

Aparecida de Fátima disse...

Muito legal a matéria. Parabéns Janaína!
Saudades da Maria Fumaça...

Anônimo disse...

O site do jornalarte.br atualmente está em construção e desatualizado por problemas técnicos.Quando possível retornaremos,
obrigada.
Janaína Mendonça Noronha dos Reis

Anônimo disse...

Parabéns Janaína pelo belo trabalho sobre as memórias de Brazópolis. Que saudades ler tudo isso. Já dizia Da. Niquinha,desta cidade: "Só tem histórias pra contar quem um dia se encantou pela vida". Você, com toda certeza muito se encantou com a cidade de Brazópolis de outrora.Parabéns.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.