6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de maio de 2011

Escalada em Brazópolis - Juliano Ribeiro



Final de 2004 conheci a Falésia dos Olhos. Uma área de escalada de tirar o fôlego. Local onde se encontram varias vias esportivas com grau elevado e também algumas vias tradicionais. Um setor com vias negativas outras verticais, de excelente qualidade. Desde então, estou sempre freqüentando este lugar acompanhado por amigos que também adoram ralar os dedos nesta parede linda.



Quando conheci a falésia, a convite de meu amigo Orlando Mohallem, fiquei encantado com a grandeza e a cor alaranjada da parede devido a um teto enorme que fica aproximadamente 50 metros do chão evitando que a chuva molhe sua face. Por este motivo, a falésia é muito procurada em dias de chuva por abrigar grande parte das linhas esportivas, deixando-as sempre secas. A maioria das vias se resume a pouco mais de 20 metros, e em sua face maior, apenas uma via passa por toda a parede virando o teto e seguindo até o cume. Já escalei algumas vias neste lugar como a Bulls on Parade 9a/b, Na sika 9a, Rock in Roll na Catedral 8a, Quebradeira 6sup, Acordo de Cavalheiros 7b, Maluco beleza 7b/c e Sonho de Ícaro 7b/a1.



Em minha primeira visita à falésia junto com Orlando, já me interessei de imediato por fazer uma via que se passa por toda parede, no caso, a Sonho de Ícaro, que tem sua linha praticamente no meio da parede, saindo no cume depois de um teto lindo. Toda vez que eu chegava à falésia sempre crescia os olhos nesta linha, mas sempre ficava por conta de fazer força nas vias esportivas. Entrava também na Sonho, somente em sua 1ª cordada, um 7º grau muito freqüentado por todos, para alguns, um bom aquecimento para as vias mais fortes. Lembro-me que nesta minha 1º visita já ficou o convite de Orlando para fazermos a Sonho de Ícaro inteira.


Se passaram quatro anos, e no começo de 2008, Orlando e eu, marcamos esta escalada e partimos para cima numa manhã nublada de quinta feira, dia 24 de Janeiro de 2008. Chegamos bem cedo por volta das 07:00h e as 08:00h começamos nossa escalada. Fiz a 1º cordada e logo preparei a segurança para Orlando. A 2º cordada ficou com meu amigo que passeando nos estribos travou uma batalha com um exército de maribondos no meio da enfiada. Ainda bem que estávamos preparados e em nossa bagagem de equipamentos estava um presentinho para eles. Logo limpei esta cordada e já parti em direção ao teto que crescia em cima de nossas cabeças. Vários momentos de contemplação da paisagem que se abria cada vez mais diante de nossos olhos. Nem parecia que estávamos na falésia.


Acostumados com as vias curtas e que agora já estavam lá em baixo, parecia estarmos em um lugar completamente diferente. Sensação de prazer em todas as passadas. Não é uma via difícil, com lances em A0 e passadas em livre, a seguimos até o cume onde a sensação de dever cumprido encheu nosso espírito e com um abraço selamos esta escalada maravilhosa na Falésia dos Olhos. Não é comum chegar na falésia e ver alguém seguindo esta linha com intenção de chegar ao cume. Por ser um local com muitas vias esportivas, a maioria dos escaladores vão pra lá em busca de vias atléticas e de força.




Foi um belo dia de escalada onde Orlando e eu tivemos boas horas de alegria reforçando nosso apreço por este esporte que tanto meche com nossa alma, alma de montanhista.

Juliano Ribeiro
21 de fevereiro de 2008

http://triboomontanhismo.blogspot.com/2008/03/escalada-em-brazpolis.html

Um comentário:

Elite das Montanhas disse...

Para informação, em meados de 2003 essa rocha foi capa de revista de turismo sobre a cidade de Gonçalves. Eu levei essa informação as pessoas ligadas ao turismo da prefeitura de Brazópolis mas pouca coisa foi feita. Hoje a Pedra da Cruz ou "Falésia dos Olhos" como é conhecida nacionalmente entre os escaladores é considerada um dos 10 melhores pontos de escalada em rocha do país. Todo final de semana tem turistas desfrutando a adrenalina dessa cadetral. Lembro que a Pedra da Baleia no Can-can desde 2002 possui base para rappel de 50m (com negativo), alguém sabia? são quase 10 anos perdendo dinheiro por falta de infraestrutura.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.