6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de maio de 2011

Histórico do Coral Vozes de Euterpe

- Coral "Vozes de Euterpe", um dos maiores orgulhos de nossa Brazópolis -

O nosso Coral se originou de um coro fundado em dezembro de 1960. Este coro, durante os anos de 1961 e 1962, cantou nas cerimônias litúrgicas. Decidiu-se então ampliar suas atividades com concertos e outros eventos.
Em 12 de maio de 1962, no auditório do Ginásio Brazópolis, nascia oficialmente o Coral “Vozes de Euterpe”.
Seus primeiros regentes foram a Professora Georgina Pereira de Oliveira e o Professor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha. Em 1966 o professor José Rezende Vilela, até então cantor do coral, assume a regência. Hoje, José Vilela, divide a regência do Coral com o Maestro Robrigo Fabiano Mendes Nogueira.
Em Brazópolis o coral já promoveu 27 Festivais de Natal com participação de corais de várias cidades mineiras e outros estados.
Com um repertório constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas, e dois CDs gravados, o “Vozes de Euterpe” é reconhecido, até mesmo pelos mais exigentes, como um dos melhores corais do Brasil.

O Coral "Vozes de Euterpe", de Brazópolis, Minas Gerais, Brasil, foi fundado em 12 de maio de 1962. Já se apresentou em 48 cidades mineiras, em 10 cidades paulistas, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e em Tangará, SC. Participou do Festival de Corais do Vale do Paraíba, em 1974, e do IV e V Concursos de Corais da Guanabara, promovida pelo Jornal do Brasil. Em 1978, participou do Festival de Corais em comemoração ao 30.º aniversário do Estado de Israel, realizado em Belo Horizonte, sob a coordenação da Federação Mineira de Conjuntos Corais - FMCC. Ao longo de seus 48 anos de existência, tem participado de Encontros de Corais nas cidades mineiras de Itajubá, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Cambuquira, Campanha, Poços de Caldas, Cambuí, Campestre, Belos Horizonte e Itanhandu.
Em novembro de 1979 participou, pela Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, do programa "A Santa Missa em seu Lar" e, em 1981, do mesmo programa, em Belo Horizonte.
Em julho de 1981, realizou vário concertos nas cidades mineiras de Sabará, Congonhas, Itabirito, João Monlevade, Ouro Preto, São João Del Rei e Belo Horizonte.
Em 1983, 84 e 86, participou dos Encontros de Corais Mineiros, promovidos pela Federação Mineira de Conjuntos Corais. Nessa oportunidade, participou da gravação de 2 LP's, sob promoção da mesma Federação.
Em agosto de 1995, realizou um Concerto no Auditório da Universidade de Taubaté, SP.
No mesmo mês e ano, participou da missa televisionada, na Basílica Nacional de N.S. Aparecida, em Aparecida, SP.
Em dezembro de 1995, participou do 15.º Encontro da Família Redentorista, em Aparecida, SP, apresentando-se na Basílica Nacional e na Capela do Seminário Santo Afonso. Realizou também um recital, como evento integrante do Encontro.
Em 1996, participou das comemorações dos 75 anos do Colégio Padre Machado, em Belo Horizonte, MG, cantando durante a missa em ação de graças. Participou também, na mesma oportunidade, de um Encontro de Corais.
Ainda em 1996, realizou um Concerto Sacro com obras do Pe. Jorge Braun, Sacerdotes Verbitas, na Capela do Colégio Arnaldo em Belo Horizonte, MG.
No dia 2 de junho de 2001 participou, em Pouso Alegre, da solene sagração episcopal de D. José Francisco Rezende Dias, primeiro bispo brasopolense.
Seu repertório é constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas.
No decorrer de sua existência, o Coral já realizou mais de 1500 apresentações.
A atuação do Coral "Vozes de Euterpe" na comunidade foi sempre muito marcante, participando dos mais diversos eventos.
Em comemoração aos 500 anos de Santo Antônio Maria Zacarias (1502-2002), gravou uma missa em honra ao santo fundador dos Padres Barnabitas e das Irmãs Evangélicas, gravando também, na mesma ocasião e para o mesmo evento, a missa "Maria, Mãe da Divina Providência", ambas de autoria de Waldeci Farias.
Em maio de 2004 lançou o CD de Música Sacra Volume I com obras dos compositores da Congregação do Verbo Divino, Pe. João Baptista Lehmann e Pe. Jorge Braun.
Em 2006, lançou o CD de Música Sacra Volume II com órgão de tubos.
Tradicionalmente, no mês de dezembro, o Coral "Vozes de Euterpe" promove um Festival de Natal do qual participam corais da região e de outros Estados.

Um comentário:

M.A.M. disse...

Parabéns ao Coral por meio século de música.
Vcs são nosso orgulho!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.