6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de fevereiro de 2014

Estou com vergonha do Brasil - Ruth Moreira



'Carta de uma senhora de 84 anos ao "Estadão".'. Estou com vergonha do Brasil.
Vergonha do governo, com esse impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder. Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais. Pensar no bem do País é ser trouxa.
Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só, o poder.
Vergonha de juízes vendidos.
Vergonha de mensalões, mensalinhos, mensaleiros.
Vergonha de termos quase 40 ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por desídia de políticos, se não desonestos, então, incompetentes para o cargo.
Vergonha de ver a presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos (onde está a guerrilheira? era tudo fantasia?).
Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades, envergonhando-nos perante o mundo.
Vergonha por pagarmos tantos impostos e nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer, nem creches para atender a população que forçosamente tem de ir à luta.
Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação. Agora pergunto: onde estão os homens de bem deste país? Onde está a Maçonaria? OAB? CNBB? LYONS? Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? Porque os congressistas, ao invés de instituírem Pena de Morte para assassinos e estupradores, lhes concedem Bolsa Presidiário? Enquanto isso, grande parte do povo brasileiro, trabalha honestamente, pra ganhar menos do que aqueles que mataram e estupraram. Isso, somente estimula a marginalidade!
Estou com muita vergonha do Brasil! Por que tantos estão calados? Tenho 84 anos e escrevo à espera de um despertar que não se concretiza. Até quando isso vai continuar? Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas? Estou com muita vergonha do Brasil.

 RUTH MOREIRA. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Brasileiro tem que ter vergonha de si próprio e votar direito, cobrar o que é justo e tentar não levar vantagem. Lembrem-se: a nação não faz o cidadão, o cidadão é quem faz a nação.

Anônimo disse...

Tudo que D. Ruth disse é o que o brasileiro honesto sente.Nem é preciso alguém escrever o que acontece com Brazopolis porque mesmo no anonimato as pessoas mostram que aqui nesta pequena cidade,muita coisa errada acontece e o tempo passa,a maioria se esquece,a cidade vai de mau a pior e fica por isso mesmo.A população em geral não consegue enxergar a gravidade desse descaso,falta de criatividade e competencia desses ultimos governos,é uma verdadeira casa de Mãe Joana,empreguismo inútil e que não acrescenta em nada melhorias em todos os setores de serviços para a sociedade.Ë lamentável que um número considerável de brazopolenses tenham a grande vontade de ir embora desta cidade,que parou no tempo,está perdida de sonhos e progresso.

Anônimo disse...

Moramos num País medíocre, e uma louca bancando a conta dos comunistas. Prefeito que só elege com promessas de emprego, faltam menos de 3500 vagas para serem preenchidas.ACORDA BRASIL!!! enquanto muitos amarguram em uma maca no corredor de hospital, esses dois loucos (LULA E DILMA) estão ai gastando milhões com copa do mundo e olimpiadas. Chega dessa gangue!!!!

Anônimo disse...

Que saudades dos militares, da Ditadura, onde esses mensaleiros eram tratados como bandidos, e é o que eles são... bandidos!!! Queríam tanto o poder só para roubar. O que essa maluca fez até agora? o que ela realizou até aqui em favor dos brasileiros/? NADA!!! . Só mandou esmolas até agora, para comprar VOTOS para a sua reeleição.

JAIRO TEIXEIRA MENDES ABRAHAO disse...

Querida Fátima.
Dona Ruth deveria ter vergonha de sua ignorância política! Falar, ou melhor, escrever HOJE sobre Bolsa Presidiário é o fundo do poço!!! Se quiser encontrar motivos de crítica nos Três Poderes não é difícil, mas, motivos de CRíTICA e não generalizações, sempre muito perigosas. Que se dê nome aos bois! O comentário sobre nossa Presidenta na Europal é, além de absurdo, muito lamentável! Sabe Fatima, chego a pensar que essa dona Ruth não existe! Parece invenção do jornalão. São frases feitas muito utilizadas pela imprensa, direcionadas a quem só lê manchetes! Aliás, o estadão já declarou que tem "lado" na política! Veja só! Como morei 50 anos em São Paulo posso dizer: estado reacionário, cuja grossa maioria da população é de uma direita raivosa. Dona Ruth, se existe, me parece daquelas senhoras que odeiam o Governo Federal, que só leem veja, estadão, folha, globo, que só veem a rede globo (que deve multas e impostos sonegados da Copa 2002 que chegam a um BILHÃO de reais!!!!! E não paga!!!) que só jogam pedras no que não é seu! Os governos paulistas são "virgens" imaculadas! Pois sim, lembre-se de Metrô e Trens urbanos!!!!!
Fátima querida, você também poderia ter escolhido coisa muito melhor e de alguma utilidade para publicar!
Abraço.

Anônimo disse...

Sr. Jairo,não o conheço, e com certeza o sr. Não conhece Brazopolis.As pessoas por mais ignorantes que sejam tem a sua opinião,baseadas no que sentem,como vivem e principalmente quando precisam de um serviço público e este é de tão péssima qualidade.Este nosso pais que está entregue ã roubalheira e já faz muito tempo,condena o povo a viver cada vez mais descrente.Não existe essa coisa de partido,todos roubam,todos são corruptos,mas o pior de todos os tempos é o da situação.Não adianta defender o que não tem defesa,o que seria do Brasil e dos brasileiros se tudo isso virasse uma brincadeira e esse povo ficasse livre e solto e armando outros golpes?E muito fácil passar o povo pra trás,vejo isto aqui em minha cidade,o que importa é o poder e nada mais e o povo que se dane,este é o Brasil.Penso que seria o mais correto fazer uma campanha pra colocar todos os politicos corruptos na cadeia,e o povo acordar desse sonho que nunca existiu.

Anônimo disse...

Jairo falou tudo!

Anônimo disse...

Sou de Salvador e recebi este texto através de um amigo mineiro.
Um amigo meu diz que só existem dois partidos políticos: os dos que estão roubando e os dos que querem roubar!
Quem NÃO está no governo, está querendo o governo para dar continuidade ao que ele faz. NADA.
Como está a nossa vida hoje? Melhor que no passado? As filas por um atendimento médico continuam as mesmas há décadas. As bolsas às famílias "ditas" carentes, estão produzindo uma geração de desempregados, que NÃO PROCURAM EMPREGO.
Recentemente estava viajando e parei em uma cidade do interior baiano para almoçar. A conversa que ouvi de outras pessoas era que não se encontra mais ninguém querendo trabalhar, por uma diária ou uma empreitada na cidade. Que faz vergonha a quantidade de JOVENS de ambos os sexos na fila do bolsa família.
Gente, isto é visível nas portas dos bancos em dia de pagamento ou recadastramento do bolsa família.
O gasto em propaganda governamental (Federal, Estadual e Municipal) só faz crescer. Para que você anunciar, colocar placas de propaganda em uma obra que todos estão vendo ser feitas. Se está sendo feita, sabe-se que é naquela gestão.
Não vou me alongar.
Peço ao Sr. Jairo que reveja as suas opiniões. O problema do povo é que tem memória curta. Ao ler a trilogia 1808, 1822 e 1889, vemos que a nação brasileira não mudou em absolutamente nada. São os conchavos políticos, a troca de favores por Títulos (BARÃO, VISCONDES, CONDES,etc. por SUPLENTES DE SENADORES, MINISTROS SEM PASTAS, SECRETARIAS EXTRAORDINÁRIAS, etc.). O Poder Executivo está cheio de políticos sem mandatos eletivos ou suplentes.
Um dos Oficiais do Exército no tempo da Proclamação da República era o bisavô de FHC, na Bahia é a família de ACM, em Minas é o neto de Tancredo, no Maranhão é a família Sarney (porquê o bigodudo é SENADOR pelo AMAPÁ? se todo o mundo sabe que ele vive e manda no Maranhão). E o pior disto tudo é ver Lula e o PT fazendo alianças com os mesmos que eles combatiam. Sem que os mesmos não mudassem os seus perfis. O PT foi que mudou o seu perfil. PARA PIOR.
Neste ano teremos eleição. QUEM É O NOVO? Se são todos eles filhos, netos, sobrinhos, etc. das tradicionais famílias políticas.
SÓ EXISTEM DOIS PARTIDOS POLÍTICOS: OS QUE ROUBAM O O DOS QUE QUEREM ROUBAR.

Anônimo disse...

Sinto muito em concordar com a dona Ruth, vivemos mergulhados até o pescoço, senão até mais em uma completa vergonha, discordem que quiser, mas é pura verdade. Somos um povo sem memoria, passamos 4 anos sofrendo, e em um só dia quando exerceríamos o poder que temos, o fazemos muitas vezes pensando no maldito futebol, na vovela de logo mais à noite, na cerveja que vamos tomar às escondidas logo que nos afastarmos das urnas, até porque escondida ela fica mais gelada.
Poré lembrem-se que não se faz COPA DO MUNDO COM HOSPITAIS como disse o Ronaldo e a saúde no Brasil está DOENTE, e em parte somos culpados.

Anônimo disse...

Vergonha ta brazopolis, nao tem emprego, nao tem saude, ruas sujas, estradas esburracadas , nossa cidade ts dando ate do de andar pelas ruas povo triste, sem pespectiva de melhoras, mas vai melhorar sim no final de 2016 ai vai aparecer obras ate onde nao precisa , pois ai e ano eleitoral e qem desses desses politicos vai qerer perder essa boqinha ne de ganhar sem fazer nada,aqi no brasil deveria ser igual aos estados unidos voto dem obrigacao ai a gente is ver qem e bom de verdade mas enqanto isso nao acontece o povo ta fu...,,,,,,,,,

Anônimo disse...

Sr Jairo e o anonimo de 05-02-14 as 11.34hs, sao farinha do mesmo saco, D. Ruth dar a opiniao dela e um direito que ela tem, onde esta o direito de expressao ou deixou de existir.

Amanda Noronha disse...

Dona Ruth está contemplando o repeteco da grande mídia brasileira, onde tudo é culpa do governo petista e o mensalão é o grande exemplo de justiça do Brasil. Estamos cheios de donas Ruths, que só assistem o Jornal Nacional e leem a Veja e se acham capazes de formar uma opinião sobre todos os âmbitos políticos, econômicos e sociais.
Precisamos de menos donas Ruths e mais donas Luizas https://www.youtube.com/watch?v=WCTkwB2BcwY (Luiza, do Magazine Luiza, no Manhattan Connection).
O Brasil é sim cheio de erros, corrupção e injustiças, mas não somos os únicos. Nossas falhas são penosas para o povo, sim, mas isso não é coisa recente. Há muito o que melhorar, mas há muito que já melhorou. Nossa economia tem crescido mesmo em um cenário de crise global, mas quem assiste à Globo, nunca acreditaria nisso.
Nossa grande mídia é elitista e tão corrupta quanto nossos políticos, e estão firmemente apegados ao que garanta seus grande privilégios. Precisamos de mais desconfiança não só em relação ao político que nos governa, mas também à toda a corja por trás do jornalismo branco.
Precisamos pensar no nosso ''querido'' Joaquim Barbosa e todo seu background, amiguinho do PSDB, no cartel do metrô paulista, na impunidade do colarinho branco e na perseguição aos movimentos populares. O PT errou e muito, mas antes deles tivemos longas décadas perdidas, com privatizações e uma economia tão fraca quanto a política externa de um país que escolhia viver às sombras dos irmãos mais ricos.
Há pouco tempo o Brasil vem sendo protagonista de suas próprias escolhas e, antes de falarmos de ''fazer bonito lá fora'' precisamos pensar que qualquer investimento externo, visa um benefício interno.
Precisamos de saúde, de educação e de segurança, sim. Mas também precisamos de uma população menos hipócrita, que veja seus próprios erros e assuma uma postura ativa que vá além de repetir o que escuta e lê. Senso crítico é o básico pra quem deseja sentir orgulho do próprio país.

Anônimo disse...

VERGONHA TÁ O BRASIL INTEIIRO, SALVO ALGUMAS CIDADES ONDE TUDO FUNCIONA , E AINDA VAMOS TER QUE AGUENTAR O POVO INDO AOS ESTÁDIOS NA COPA E GRITAR : SOU BRASILEIRO , COM MUITO ORGULHO , BANDO DE MANÉ.

Anônimo disse...

Dona Ruth, se existe ou não, não vem ao caso, retratou totalmente o pensamento da "grande mídia elitista e corrupta" como disse a Amanda Noronha! E por falar nisto alguém viu na Globo Ronaldo Caiado dando "o maior apoio" à médica cubana? Como ele é legal!!!!!!!!!!! Faz-me rir...
Vejam a noticia abaixo que a "grande mídia" não mostra:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/02/medica-cubana-que-pediu-ajuda-ao-dem-quer-encontrar-namorado-em-miami.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Pol%C3%ADtico%29

Jairo Teixeira Mendes Abrahão disse...

Senhora Amanda Noronha. Não a conheço, mas como é Noronha deve ter fortes relações com pessoas que conheci e tive relações de amizade, tais como Geninho (Eugenio) e Antonio Noronha, inesquecível Professor de Português!
Cumprimento-a pelo correto, objetivo e contundente texto. Mais, ainda, por assina-lo. Não consigo levar em consideração textos apócrifos!
Grande abraço.
Jairo

Unknown disse...

Onde está o Shangrila daquela senhora?
Diante de uma leitura de caos (kosmo- organização; oposto de kaos-confusão) eu procuro mirar naqueles que propõem kosmos.
Exemplo no meu face eu publiquei que escolas do Rio de Janeiro, onde um cinegrafista foi assassinado, nesse mesmo Rio de Janeiro, escolas adotam regime bilíngüe. Visão a lá o Segredo: “O 1º passo é o mais importante dos 1000 passos”

Ora se aqui o calor está insuportável, na região da maior biodiversidade do planeta – incidência da luz solar, água potável, florestas, riqueza mineral, etc – lá no norte dos EUA; as cataratas de Niágara estão congeladas 40º abaixo de zero (NY acho que – 20º) Ou seja em termos de planeta; a felicidade estaria lá?

Sinceramente não me afino com o desalento dessa senhora. Ela não dá um exemplo do que ela fez ou teria feito para mudar. As criticas são generalizadas. Criticar vem de “critério” tanto pode ser positivo como negativo. Para não ficar unilateral é bom ver os dois lados pois coexistem.

Se a Europa já tinha 1500 anos quando o Brasil foi descoberto e lá houveram 2 guerras mundiais, agora lá temos uma Noruega: o melhor sistema educacional porem; onde ha anos atrás um maníaco assassinou pessoas reunidas de um partido político.

Onde está a felicidade? Procuro colocar onde estou, no presente.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.