6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de fevereiro de 2014

BRAZOPOLENSE PEDRO TEIXEIRA, ÚNICO REPRESENTANTE MINEIRO EM REVELANDO OS BRASIS CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA QUE APRESENTOU AO CONCURSO



Instituto Marlin Azul
Único representante mineiro na quinta edição do Revelando os Brasis, Pedro Dias Teixeira, de Brazópolis (cidade da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais), trouxe para o projeto causos contados pelo seu avó, Pedro Maria. A ficção "Mistérios no Japão" quer registrar relatos fantásticos e sobrenaturais dos antepassados da comunidade. "São histórias interessantes e criativas, que nos transmitem culturas, nos remetem a tempos longínquos", disse.

Histórias escondidas

Deborah Couto e Silva

Focado em cidades com menos de 20 mil habitantes, o Concurso Nacional de História Revelando os Brasis busca reunir diferentes narrativas das mais diversas e desconhecidas regiões do país: os 20 vencedores da competição ganham o direito de participar de uma oficina de formação e de realização audiovisual no Rio de Janeiro e têm um curta-metragem de 15 minutos financiado pelo programa.

Único representante mineiro entre os selecionados, Pedro Dias Teixeira, da pequena Brazópolis, de 14 mil habitantes, adianta uma das histórias que apresentou ao concurso. “Meu avô morava em casa de fazenda, era ‘garrafeiro’, aquela espécie de curandeiro do interior, de antigamente. Uma figura mística e muito conhecida na região. Antes de ele se casar com a minha avó, teve um casamento arranjado com uma jovem de 18 anos. Ele tinha 60 e a garota tinha um namorado, por isso, não queria se casar com meu avô”, relata. Na noite do casório, conta Teixeira, a noiva sumiu. “Tinha se trancado no quarto e bebido veneno. Ela foi enterrada no dia seguinte, vestida a caráter. Hoje a lenda conta que a noiva ainda aparece na casa da fazenda”, resume, sobre uma das quatro narrativas que inscreveu no programa, sob o título “Mistérios do Japão”. “Japão é o bairro mais distante de Brazópolis. Minha família toda viveu lá e conhece essas histórias”, explica.

Teixeira é professor de literatura em escola pública. Já se inscreveu antes no Revelando os Brasis e teve muito orgulho ao saber-se o único representante de Minas Gerais na quinta edição.

“O Brasil tem uma cultura muito diversa, que fica escondida em pequenas cidades. Todas elas têm suas histórias, que são particulares e, ao mesmo tempo, universais. Para mim, contar essas histórias é muito interessante; para Brazópolis, é uma honra”, diz Teixeira, que pretende seguir seu caminho como professor.

“A oportunidade de fazer a oficina e executar o filme é maravilhosa, mas não devo seguir carreira no cinema. Meu negócio é dar aulas e trabalhar com literatura. As histórias são minha paixão e já fazemos curta-metragens na minha escola com as histórias que criamos”, arremata.

9 comentários:

Anônimo disse...

parabens Pedro!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao professor Pedro, ele já deu aulas pro meu filho e ele é inovador e incentivador dos alunos.Todos os gostam muito dele.Mais uma vez parabéns você merece.

Anônimo disse...

Parabéns, Pedro! Sucesso!

Anônimo disse...

Muito bom amigo Pedro Teixeira..que honra saber sobre essas histórias pitorescas dos bairros rurais de Brazópolis.. parabéns.. Fia

Anônimo disse...

Parabéns professor Pedro!

Anônimo disse...

SUCESSO AO GRANDE MESTRE ... QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO A LUZ PARA QUE POSSA BRILHAR SEMPRE!

Anônimo disse...

Parabéns Pedro, continue sempre esta pessoa maravilhosa e talentosa que você é. Para nós da EEPW é motivo de muito orgulho tê-lo conosco. E aos que te criticam ??????
Sucesso, você merece cara.

Anônimo disse...

Querido Pedro Teixeira fico muito feliz pelo seu sucesso em seu trabalho , você é maravilhoso como educador e como pessoa te desejo muita sorte , felicidade , paz e tudo que almeja ter Deus irá continuar lhe abençoado muito e sempre. Obrigada por ter sido meu educador na escola de Cruz Vera por 4 anos aprendi muito
Forte abraço de sua ex aluna Estefânia Fernanda Ferreira

Anônimo disse...

parabens pedrao
ass rosa ribeiro

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.