6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

27 de junho de 2013

Corrupção agora é crime hediondo!

 
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade.
O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa).
A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado).
A proposta segue agora para a Câmara – se alterada pelos deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela presidente da República.
O texto foi votado um dia após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciar “agenda positiva” com a votação da proposta entre as prioridades estabelecidas pela Casa para atender as reivindicações surgidas nos protestos de rua por todo o país.
No discurso que pronunciou durante reunião com governadores e prefeitos na última segunda-feira (22), a presidente Dilma Rousseff defendeu endurecer a legislação para que a corrupção dolosa passasse a ser qualificada como crime hediondo.
De acordo com o Código Penal, a condenação por crime hediondo impede a concessão de anistia e o livramento mediante o pagamento de fiança. Por esse tipo de crime, a pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou incorretamente que o fato de um crime ser considerado hediondo impede a concessão de liberdade condicional.)
O relator do projeto, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), incluiu no texto, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), outros dois tipos de crime que envolvem recursos públicos.
Pela proposta, o crime de peculato (quando funcionário se apropria de bem público) passa a ter a pena mínima aumentada de dois para quatro anos de reclusão, além de ser considerado hediondo. A pena máxima permanece em 14 anos de prisão.
Já o crime de excesso de exação (quando servidor público cobra indevidamente imposto ou contribuição social) tem a pena mínima aumentada de três para quatro anos de reclusão, além de também ser considerado hediondo. A pena máxima permanece em 14 anos.
Para Alvaro Dias, a proposta é fundamental para recuperar a credibilidade das instituições públicas. “O projeto aprovado hoje que transforma o crime de corrupção em hediondo aumenta as penas, elimina os privilégios e acaba com a impunidade se a legislação for corretamente aplicada”, declarou.
Emendas
O projeto foi aprovado com uma emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta em um terço o período de reclusão da pena para peculato nos casos em que o crime for cometido por “agente político” ou “membro de carreira de estado”.
Outra emenda aprovada, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), vai além dos crimes de corrupção e inclui no projeto o homicídio simples e as suas formas qualificadas como crime hediondo.

Fonte: globo.com/G1

10 comentários:

Anônimo disse...

Que bom !!! um já foi preso,será que vai ter cadeia pra tanta gente?E os que estão no poder?quando será que Vão pro xadres? estão lá,ganhando uma fortuna dos nossos impostos.Só acredito vendo.

Anônimo disse...

isso deveria ser a muito tempo atras pq so agora muda Brasil

Anônimo disse...

Nada mais justo, assim como todo e qualquer outro crime!

Anônimo disse...

os mais humildezinhos e desconhecidos vão pra cadeia e já já estão soltinhos,garanto.Se guardou a grana roubada de nós pobres cidadãos ele sai rapidinho.Os grandões dificilmente vão pra cadeia.

morador da rua Antonio Faria filho-jardim vargem grande disse...















É quase um crime hediondo também: sujar ainda mais a rua dos outros.Não bastasse a população educada que joga papeis e lixo pelas ruas o dia todo,e que pegou moda,agora temos também a prefeitura que depois de muitos anos veio capinar os matinhos do meio fio.Junto com o mato vem a terra e ali fica sem remoção.Vem uma chuvinha e vira barro.Isso tem 5 dias,a rua está ainda mais suja do que nunca.Cadê o comando?queremos uma solução.






Anônimo disse...

será que está lei tambem vale para brasópolis?

Anônimo disse...

O difícil vai ser denunciar "o corrupto" eles são LISOS que nem quiabo!
Sempre arrumam uma saidinha, uma brecha nas Resoluções / leis.
A panelinha o corporativismo sempre ira prevalecer na dita DEMOCRACIA / COMUNIDADE.

Anônimo disse...

pode ate ser hedindo mas sera q vai alguem pra cadeia mesmo nao adianta ter teoria sem por na pratica e alguem ja viu rico ficar na cadeia esse papo é barca furada ,

Anônimo disse...

O povo Brazópolense não aguenta mais de tantas promessas, e o pior estão todos calados diante de tantas mentiras, Brazópolis tá cada vez pior... acorda genteeeeee.

Anônimo disse...

O anonimo do dia 28 de junho de 2013 12:22 falou e disse. Difícil viu e ta gentinha de costa larga.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.