A Companhia
Energética de Minas Gerais – Cemig envia a seus consumidores, a partir dessa
quinta-feira (6/6), as primeiras contas com as bandeiras tarifárias, que
refletirão uma estimativa sobre o custo da energia no mês em curso. Até
dezembro, período em que serão realizados os testes para aplicação das
bandeiras tarifárias, a medida pretende facilitar a compreensão dos clientes
sobre o sistema energético.
A aplicação das
bandeiras tarifárias nas contas de energia das distribuidoras vai divulgar a
cada mês as bandeiras que estarão em vigor. As cores das bandeiras são verde,
amarela e vermelha.
Bandeira verde:
condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo
e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual.
Bandeira amarela:
condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para
cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
Bandeira vermelha:
condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para
cada 100 kWh consumidos.
Para o gerente de
Planejamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig,
Sergio Mourthé, esse processo vai dar mais transparência aos consumidores que
vão compreender melhor a tarifação das contas de energia.
“Fica mais justo e
mais claro para o consumidor que vai passar a conhecer melhor a sua conta de
energia. As bandeiras não representam um acréscimo, mas uma sinalização mais
clara para o consumidor, especialmente no caso da utilização das térmicas, que
são as energias mais caras”, afirma.
Nas próximas contas,
o consumidor vai ter uma mensagem, que fica no campo de valores cobrados, sobre
o que são as bandeiras e qual a cor está vigente naquele mês.
O que muda:
Antes da aplicação
das bandeiras tarifárias, o consumidor já pagava os acréscimos na conta,
principalmente devido à utilização das térmicas. O que muda, efetivamente, é a
forma como esse acréscimo será destacado na fatura. Antigamente, o consumidor
não tinha nenhuma informação sobre essa cobrança e, dessa forma, a Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende dar uma sinalização aos clientes
de todas as concessionárias sobre as condições de geração do setor elétrico
brasileiro.
“Estamos chamando o
consumidor para ser mais responsável pelo seu consumo. Com essa sinalização na
conta, a Aneel quer dar um alerta a toda população, em tempo real, que o custo
pode ou não ser diferenciado. Com isso, a agência espera um uso mais racional
da energia durante aquele mês, para não onerar a fatura”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.