6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de abril de 2012

Opinião de Jairo T. Mendes Abrahão sobre a redação "Pátria Madrasta Vil" de Clarice Zeitel Vianna Silva.


Li, com muita atenção, o texto "Pátria madrasta vil", que você considera "imperdível para amantes da língua portuguesa".
Discordo de você, pois não considero o texto  "imperdível para amantes da língua portuguesa" porque, além de erros de forma, peca, lamentavelmente pelo conteúdo! Quem julgou este trabalho como o melhor entre 50.000 trabalhos, de todo o mundo, simplesmente não conhece o Brasil de hoje (e de 2008 também!)! Não posso, simplesmente, crer que entre 50.000 universitários, do mundo inteiro, houvesse nada melhor! Não possuo melhores informações sobre tal concurso, mas me assusta que tenha sido feito pela UNESCO!
É claro que devo justificar minha posição. O trabalho peca pela GENERALIZAÇÃO excessiva. Prefiro definir o texto com falacioso e preconceituoso. O tempo das histórias da carochinha já se foi há muito tempo. Por que madrasta??? Só naquelas histórias as madrastas eram, todas, más! Aqui um exemplo de generalização preconceituosa. A afirmação sobre abolição da escravatura é dúbia ("...não me aboliria da escravidão..."). Sem contar com o "complexo de vira-latas" ("Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância da falta de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade." O que é isso, menina?? Você não pode estar falando do Brasil! Você é terrivelmente mal informada sobre SEU País! Você deseja uma sociedade perfeita( nada contra isso!!), mas não se esqueça que sua Pátria tem mais de 500 anos e, somente há 10 anos está se transformando! Modificações, principalmente as que você reclama, se existem em outros países, lá levaram muito mais de 500 anos para se realizar!!!!
Nesse ponto você aborda um ponto que me toca muito de perto: " Os governantes(outra generalização imperdoável: que governantes, cara pálida? Se você é, realmente preparada e corajosa, dê nomes aos bois!!!)(às vezes), dão uns peixinhos...". Por que me toca de perto: sou Professor de Agricultura (ESALQ-USP) e, ensinei, por mais de 35 anos, que o Homem tem quatro necessidades básicas: Alimentação, Saúde, Habitação e Educação. Essa ordem foi determinada, cientificamente, pela Fundação Rockfeller, que nos trópicos, durante décadas tentou cuidar da Saúde dos menos favorecidos. Verificou-se que não se levava à sério a Saúde! Por quê????? Porque tinham fome, faltava-lhes a ALIMENTAÇÃO! O Homem só vai se preocupar com EDUCAÇÃO depois de satisfeitas ALIMENTAÇÃO, SAUDE e HABITAÇÃO!!!! O Homem com fome precisa do "peixe", para poder aprender a "pescar"(não se esquecer que também da SAUDE e da HABITAÇÃO). A EDUCAÇÃO é importantíssima, mas não adianta nem tentar oferecê-la ao Homem faminto, doente e sem teto!! Em meus 75 anos de existência, o primeiro Presidente da República que se preocupou, PRIMEIRO com a ALIMENTAÇÃO foi Lula, cuja primeira atitude Presidencial foi criar o Fome-Zero! E foi ele que, realmente, começou a mudar o Brasil, para que se possa chegar ao que você, e, todos nós queremos!
A frase final seria ridícula se não fosse demagógica!!!
O importante é que cada um de nós faça a sua parte! Bla-bla-bla não resolve nada!!!!

Fatima esta é minha opinião sobre o laureado texto da funcionária do Huck.

Um grande abraço
Jairo Teixeira Mendes Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.