6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de abril de 2012

22 de abril de 1980 - Começa a funcionar o OPD em Brazópolis


  Carreata da chegada do Observatório

Em 22 de abril de 1980, há exatamente 32 anos,  começa a funcionar em Brazópolis o OPD- Observatório do Pico dos Dias.
O LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica tem por finalidade planejar e fortalecer a infraestrutura para as pesquisas em astronomia observacional no Brasil. Para esta missão, é de sua responsabilidade operar o OPD.
O Pico dos Dias foi cuidadosamente escolhido para ser o principal observatório brasileiro. Esta escolha se deu graças aos estudos de Cônego Jazedé, que viveu em Brazópolis de 1932 a 1955. Seus trabalhos, após analisados pelo Departamento de Meteorologia do Instituto de Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram qualificados de excelente valor.  Foi observado que o Pico dos Dias está situado em uma altitude que ultrapassa a “zona turbulenta” da Toposfera  e ao abrigo de névoas secas das queimadas, além de estar livre da poluição do ar.

Cerimônia de Instalação

O OPD está a 1864 m de altitude, 900m acima do nível médio da região, nas coordenadas geográficas:
Longitude: +45° 34’ 57’’
Latitude: -22° 32’ 04’’

7 comentários:

Anônimo disse...

Sera que o custo beneficio deste OPD é satisfatório para nós contribuinte e a sociedade cientifica brasileira??. Será que os gastos operacionais da estatal como: Manter escritório em ITAJUBA, a manutenção de sua frota de veículos,o transporte de seus funcionários,etc.. justifica?

Anônimo disse...

Pois é como falou o anônimo acima, nos temos que parar com estas estatais (ELEFANTES BRANCO) que custa milhões de REAIS ao contribuinte e que nada contribuem hoje com a sociedade. Hoje existem muitos OPD(S) NO CLHILE, ETC. que adequaram suas plantas e investiram em tecnologia. Chega de BAIRRISMO!

Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos funcionários o (OPD)teria hoje. Alguém da gerencia se habilita a responder aqui??? Para a sociedade não brasopolense mas para o BRASIL.Não quero polemica mas só transparência!!! Gostaria de ver a resposta!!! Seria interessante saber quanto custa esta OPD!! Para a sociedade. Como falaram sera que justifica hoje estes gastos??

Anônimo disse...

Agora também fiquei curioso!! e gostaria de saber quantos funcionários este OPD tem hoje. Ta vendo o quanto um Blog é importante para a sociedade, acordar e enxergar melhor as coisas as vezes ocultas....Abrindo a boca

Anônimo disse...

Interessante a fabrica de estrelas é aqui em Brasópolis,suas atividades !! e o seu escritório gozado esta localizado na cidade vizinha em ITAJUBÁ. Acorde Brasil!!

Anônimo disse...

Todas as informações sobre o Observatório do Pico dos Dias e sobre o LNA podem ser encontradas na página do instituto www.lna.br

Anônimo disse...

LEGAL

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.