Ata da Sexta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brazópolis no ano
legislativo de 2012, realizada dia 20 de Março de 2012, às 18h30min. Instalada,
a sessão, o Senhor Presidente cumprimentou a todos os presentes e pediu ao
secretário da Mesa que fizesse a chamada. Eu Danilo Pereira Rosa, Primeiro
Secretário, fiz a chamada e constatei a presença dos demais vereadores, logo
após o Senhor Presidente proferiu as seguintes palavras: “Sob a proteção de
Deus e como representantes do povo brazopolense, iniciamos nossos trabalhos no
legislativo”. Foi feito a leitura da Ata da Quinta Sessão Ordinária de 2012,
discutida, corrigida e aprovada por unanimidade. Leitura das correspondências
recebidas e expedidas: Telegrama do Ministério da Saúde informando a liberação
de recurso nos valor: R$ 13.400,00 referentes ao mês de Fevereiro de 2012, para
o pagamento do Programa Saúde da Família, beneficiário Fundo Municipal de Saúde
de Brazópolis. Informativo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Ofício 50/2012 da Secretaria Municipal de Saúde, em resposta ao Ofício 103/2011
da Câmara Municipal, informando que o município esta em fase preparatória para
conforme as normativas da portaria Nº 2.395 de 11 de outubro de 2011, e que a
previsão da chegada de uma UPA em nosso município ainda é remota; em anexo a
documentação e listagem da preparação. Ofício 51/2012 da Secretaria Municipal
de Saúde, informando que os recursos recebidos são específicos aos programas em
execução, não podendo ser usado aleatoriamente. Informando também que os
serviços de odontologia do município está voltado a prevenção nas escolas, e
que alguns de seus profissionais no momento não estão atendendo em consultório.
A palavra ficou aberta para os vereadores colocarem seus encaminhamentos para
providências: Requerimento nº 07/2012 da Comissão de Finanças, Orçamento e
Fiscalização solicitando do executivo, no prazo de 15 (quinze) dias, conforme
dispõe o Inciso XII, do Art. 73 da Lei Orgânica Municipal, cópia da parte final
do Processo Administrativo Disciplinar instaurado pela Portaria n.º 42/2010
para apurar as denuncias de desvios na folha de pagamento da Prefeitura.
Requerimento nº 03/2012 do vereador José Carlos Dias, solicitando do Executivo,
informações o acidente ocorrido no dia 17/03/2011, com a ambulância do
município, no trecho entre Brazópolis e Piranguinho, no horário da noite.
Pedimos a cópia do Boletim de Ocorrência e os esclarecimentos sobre a vigência
do seguro do veículo. Requerimento nº
03/2012 do vereador José Carlos Dias, solicitando da presidência da Câmara, que
encaminhe a Caixa Econômica Federal, Superintendência de Poços de Caldas, um
ofício solicitando informações sobre os motivos da paralisação das obras do
Trevo de acesso aos Bairros Bom Sucesso e São Rafael e ao Observatório,
ressaltando que tal situação prejudica muito os moradores dos referidos
bairros, além de registrar que, na permanência de tal condição, haver risco de
prejuízos ao erário público. Os encaminhamentos feitos pelos vereadores foram
todos aprovados por unanimidade. Foi feito a leitura do Projeto de Resolução
05/2012 do Legislativo que “Dispõe sobre a organização e reestruturação do
quadro de servidores da Câmara Municipal de Brazópolis, fixa os vencimentos e
dá outras providências. Leram-se também os pareceres favoráveis da assessoria
Jurídica desta Casa, bem como o parecer favorável em conjunto das comissões de
Legislação, Justiça e Redação e Finanças Orçamento e Fiscalização. O projeto
entrou em discussão e houve um intervalo de 15 minutos para que fosse feita as
alterações necessárias. O Projeto de Resolução 05/2012 entrou em votação e foi
aprovado por unanimidade. Em seguida foi feito a leitura dos Projetos de Leis
do executivo Nº 02/2012 que “Dispõe sobre a concessão de diárias aos servidores
públicos e agentes políticos e dá outras providências”. Leu-se também o parecer
da assessoria jurídica desta casa. Projeto de Lei Nº06/2012 que “Autoriza
convênio com a Associação Tancredo Neves para a preparação de alunos e
professores da rede pública municipal em inclusão cientifica com ênfase em
astronomia e dá outra providencias”. Os seguintes projetos foram encaminhados
as comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças Orçamento e
Fiscalização. Como as comissões já estavam com o parecer do Projeto de Lei Nº06/2012,
após lido o mesmo entrou em discussão, Com a palavra o vereador o vereador José
Carlos Dias falou da subvenção, esclarecendo que o valor citado no projeto de
R$ 64.000,00 se refere a soma do valor desse convênio, de R$ 4.000,00, com o
convênio de parceria para o funcionamento dos cursos do Instituto Federal de
Inconfidentes de R$ 60.000,00. Ressaltou ainda a importância do projeto para o
município, tendo em vista sermos referência na pesquisa em astronomia, pela
existência do OPD – Observatório do Pico dos Dias e ainda o planetária
adquirido pelo CEP, que será utilizado nas aulas previstas no projeto
encaminhado junto com a proposição da lei. O seguinte projeto de lei entrou em
primeira votação e segunda votação e foi aprovado por unanimidade, e seguirá
para a sanção do Chefe do Executivo. Como houve muito tempo na discussão dos
projetos, o Sr. presidente informou que a votação e prosseguimento sobre o
estatuto dos servidores públicos municipais ficará para a próxima sessão. A
sessão passou para o grande expediente. A palavra ficou aberta por ordem de
solicitação: Com a palavra o Vereador Mauricio Gonçalves, fez agradecimento ao
setor de obras da prefeitura pela manutenção de patrolamento dado nas estradas
de acesso ao bairro Teodoro, faltando então à roçada na lateral das estradas e
limpeza nas saídas de águas pluviais. O vereador solicitou que o setor continue
a manutenção nos demais bairros como: Floresta, Japão e Campo Belo, onde é
merecido o trabalho com urgência. Com a palavra o vereador José Carlos
solicitou da presidência da Câmara, o envio de um ofício a Empresa Suave
Sustentação, conhecida por todos como “lingerie”. Justificou o pedido dizendo
que teve informações que mais de 40 funcionários foram demitidos da empresa
nesse início de ano e indagou? “Se nós aprovamos um projeto para que a empresa
abra 50 vagas em 2 anos e a empresa já demitiu 40 empregados, essa situação
parece não fazer sentido, por isso cabe pedirmos as devidas justificativas da
empresa.” Falou ainda da sua alegria ao saber da reorganização da Associação
dos Professores e fez um alerta no sentido de que a nova diretoria possa atuar
com isenção política no que diz respeito a opção partidária, e assim possa agir
na defesa intransigente dos direitos dos professores, não só em relação a
melhoria da remuneração, mas também nas condições de trabalho nos demais
direitos da classe do magistério. Com a palavra o Sr. presidente informou que
recebeu a visita dos representantes do CEAM para da seguimento ao na
apresentação de proposta que facilitará consultas médicas, especializadas e
exames laboratoriais com menor custo a todos os interessados, seja funcionário
publico ou não, basta só fazer a adesão. Outro assunto abordado pelo Sr.
presidente foi comentário feito pelo Sr. Fanoel que trabalha na prefeitura, que
por a Câmara estar de recesso em janeiro não pode passar o reajuste do salário
mínimo. Ledo engano do mesmo, pois a Câmara preocupada com o assunto enviou um
ofício ao Sr. Prefeito dizendo que estaria pronta a fazer extraordinária sessão
para poder votar ta urgência, e no entanto não houve qualquer manifestação do
executivo no envio da matéria. Com a palavra o vereador José Carlos,
complementando o assunto, disse que ele mesmo enviou o requerimento nº 01/2012,
solicitando que a Câmara cobrasse o executivo do projeto de lei de reajuste
salarial. O requerimento tem data de 18 de janeiro, sendo que o envio do
projeto é competência exclusiva do Prefeito. Não havendo mais nada a tratar, o
presidente declarou encerrada a sessão e convocou a todos para a próxima sessão
ordinária do dia 27 de Março às 18h30min. Desejou ainda uma boa noite, uma boa
semana e que Deus os acompanhe. Dando como encerrados os trabalhos daquela
sessão, eu Danilo Pereira Rosa Secretário da Mesa, lavrei a presente Ata, que
após lida, e, se aprovada, será assinada por mim e por todos os Edis presentes.
5 comentários:
As atas deviam ter o horário que termina as sessões, assim sabemos o tanto que se dedicam a nossa cidade.
Entrei no site da camara para ver o que os veradores fazem, suas propostas e cobranças. Adivinhem? Esta tudo desatualizado e sem informação. Cadê a transparencia e a Lei do acesso a informação pública senhores nobres vereadores.
É verdade, nas atas só constam o número dos projetos de lei, a gente fica sem saber dos detalhes dos projetos e no site da camara não tem nada.
A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA, criada pela Pres. Dilma, estará valendo no dia 16 de maio para TODAS as esferas do poder, ou seja, municípios, estados e união, e legislativo, executivo e judiciário. Essa ótima lei só vai pegar se a população souber dela e usá-la. Cabe aqui um pedido para que as mídias divulguem este excelente mecanismo da democracia, e que os funcionários públicos fiquem sabendo que toda informação, exceto as de cunho pessoal e de soberania nacional, devem ser divulgadas sem medo de ser feliz.
eu gostaria q vc abrisse um espasso para a gente comentar sobre a area da saude.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.