6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de dezembro de 2011

Escolas de Brazópolis recebem livro que conta a história da Usina Luiz Dias de Itajubá

O projeto “Usina Luiz Dias – 95 anos de História e Desenvolvimento”  teve por objetivo a realização da pesquisa histórica, documental e fotográfica da Pequena Central Hidrelétrica Luiz Dias, que resultou em um livro distribuído no sul de Minas.
A Usina Luiz Dias localiza-se no município de Itajubá, foi inaugurada em 1914 é a 2² PCH instalada no sul de Minas. Em seu legado histórico influenciou transformações importantes com os benefícios e comodidades que a energia elétrica proporciona, abriu espaço para a modernidade, tecnologia e indústrias,  gerou empregos e deu um grande arrojo na economia e urbanismo regional.
Ao longo de sua existência a usina pertenceu a Companhia Industrial Sul Mineira, Companhia Industrial Força e Luz, Companhia Sul Mineira de Eletricidade e atualmente é propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG.
O livro está disponibilizado gratuitamente em todas as escolas (municipais, particulares e estaduais) e bibliotecas públicas municipais dos 21 municípios da região de atuação da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá – SRE, dentre estes municípios se encontram Brasópolis, Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Gonçalves, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Natércia, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim, Virgínia e Wenceslau Braz. A distribuição do livro foi realizada em parceria com a SRE de Itajubá.
 O diretor da instituição Wagner Alexandre de Oliveira ressalta que o produto cultural serve como instrumento didático e fonte de pesquisa nos seguintes temas: eletrificação do sul de Minas, processo de geração de energia elétrica, política energética, empreendedorismo, industrialização, meio ambiente e patrimônio cultural.
Equipe, realização e patrocínio:
O projeto ´Usina Luiz Dias – 95 anos de História e Desenvolvimento´ foi idealizado e elaborado por Bruno Luz Tiago e Hodgson Edmundo Rodrigues de Castro. Na equipe executora do projeto se encontra o coordenador Bruno Luz Tiago, o coordenador financeiro Eduardo Evaristo Ferreira, o historiador Benedito Carmo da Silva Junior, o jornalista Alexander Carvalho Campos e o colaborador Hodgson Edmundo Rodrigues de Castro.
O projeto é uma realização da Agência Arte & Ação Cultural e Prefeitura Municipal de Itajubá, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Tem o patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura, Fundo Estadual de Cultura e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Fonte: TV Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.