6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

10 de dezembro de 2011

28º Festival de Natal e 28º Encontro Intermunicipal de Corais em Brazópolis


Brazópolis viveu uma noite especial e de grande emoção  e beleza, com a realização do 28º Festival de Natal e 28º Encontro Intermunicipal de Corais. Os diversos corais entoaram, além de outras,  canções natalinas fazendo  ainda mais especial a atmosfera de alegria e encantamento que envolve esta noite  de festa.
O evento aconteceu no sábado, dia 03 de dezembro, na Igreja Matriz de São Caetano e Sant’Ana em Brazópolis.
As vozes e as músicas que encantaram os ouvintes, tocando os corações dos presentes.
O encerramento   foi abrilhantado com todos os corais integrados  com as músicas Noite Feliz, Franz Xavier Gruber, Adeste Fideles, melodia tradicional portuguesa , Glória in excelsis , melodia tradicional Francesa e Alegria da Ópera “O Messias”,de Georg Friedrisch Häendel,  com acompanhamento e regência de todos os corais.






Estiveram presentes os  corais:

CANTUS – CORAL CÊNICO , de Varginha/MG, sob a regência de Alessandro Wagner Dias.

Foi criado em 2008, na implantação do Conservatório de Varginha do Curso Técnico em Canto, com o objetivo de dar suporte à performance vocal e Cênica. Está sob a direção do prof. Alessandro Dias, graduado em Canto pela Universidade Vale do Rio Verde e pós-graduação em Canto pela Universidade do Rio Verde e pós-graduação pela UFMG.

CORAL MINISTÉIO “AGNUS DEI”, de São Lourenço/MG, sob a regência de Pablo Teixeira.

O Coral Ministério de música Agnus Dei, foi criado em 2010 com a proposta de servir nas celebrações litúrgicas da Paróquia de São Lourenço Mártir – com destaque para a Semana Santa, Festa do Padroeiro, Nossa Senhora e Natal.

CORAL DA FUNDAÇÃO BRADESCO,  de Itajubá/MG, sob a regência de Thiago Alexandrino.

Criado em 08 de agosto de 2002 pelo Maestro Thiago Alexandrino, com o intuito de promover o desenvolvimento músico-cultura de seus alunos, com apreciação musical, noção de leitura de partitura, conhecer compositores e vários estilos musicais como: Erudito, Sacro, Spiritual Americano, MPB, Folclórico e Hinos Cívicos.

CORAL MAURÍCIO FRANÇA MENDES, de São Lourenço/MG, sob a regência de Pablo Teixeira.

Criado em 2010 por um grupo de amigos do grande e saudoso musicista e arranjador, Maurício França Mendes.
Maurício Henrique Martins é o idealizador do grupo e grande amigo do homenageado, com quem aprendeu a gostar do canto coral, onde deu seus primeiros passos para a regência, juntamente coma saudosa professora Cacilda Martins de Melo Cabizuca.

CORAL CAMARGO GUARNIERI, de Poços de Caldas/MG, sob a regência Valderez Medina Ferreira.

Foi fundado em 20 de agosto de 1978 e foi regido por vários maestros, inclusive pelo seu patrono maestro e compositor Camargo Guarnieri.

CORAL MARIA DE NAZARETH, de Lorena/SP, sob a regência de Leonardo Cotta Podlyska.

Associação artística e cultural, fundada em 04 de março de 1986, tem por objetivo a prática e a divulgação da música em geral. Seu nome é uma homenagem póstuma à líder comunitária Maria de Nazareth Ribeiro. Desenvolve atividade na Casa de Cultura de Lorena, sob a regência  do Prof. Leonardo Podlyska.


CORAL “VOZES DE ESUTERPE”, de Brazópolis/MG, sob a regência e  acompanhamento  de Rodrigo Fabiano Mendes Nogueira e José  Rezende Vilela.

Foi fundado em 12 de maio de 1962. Já se apresentou em vários estados  brasileiros, num total de 1674 apresentações. Participo de diversos Festivais, Encontros, Concursos de Corais, inúmeras vezes de missas transmitidas pela TV Cultura e Rede Globo de Televisão.

Seu repertório é constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas.

Participou da gravação de dois LP’s, sob a promoção da Fundação Mineira de Corais.

Gravou, nos últimos anos,  três CD’s, sendo um de música litúrgica e dois de músicas sacra, com o objetivo de resgatar o repertório dos Padres Verbitais no Brasil.

O Coral, juntamente com o Instituto “Via Lucis” e o CEP – Centro de Educação Profissional “Tancredo Neves” e o apoio de várias instituições locais, promove recitais de música erudita, com o objetivo de resgatá-la.

No ano em que o coral completou 45 anos, participo do Terço Solene, em 12 de maio, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e da Missa Solene, em 13 de maio, na Praça da mesma Basílica, integrado com um coro de 1.200 vozes, sendo ambas as celebrações presididas por S.S. o Papa Bento XVI.

Neste ano de 2011, juntamente com o Coral Camargo Guarnieri, de Poços de Caldas, e acompanhamento da Orquestra Sinfônica da mesma cidade, apresentou nas cidades de Poços de Caldas e Andradas a “Missa da Coroação” de Wolfgang Amadeus Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.