6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de maio de 2013

Dom Marco Aurélio Gubiotti é ordenado Bispo em Ouro Fino






Numa linda celebração na tarde deste domingo, 26, foi ordenado bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti. Filho de Ouro Fino, com 49 anos, ele foi nomeado pelo agora papa emérito, Bento XVI, como bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A celebração contou com a presença de 12 bispos, dezenas de padres, milhares de fiéis e autoridades políticas e civis do Estado e de diversos Municípios.


A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, bispo ordenante principal. Outros bispos ordenantes foram o Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R.

Ainda na procissão de entrada, o ordenando foi aclamado por toda a assembleia. ainda no início da celebração, prestou sua homenagem o Governo em exercício do Estado de Minas Gerais, senhor Alberto Pinto Coelho.



O rito da ordenação
Proclamado o Evangelho, um representante do clero de Itabira-Coronel Fabriciano, pediu a Dom José Francisco a ordenação do eleito, apresentando-o. A bula com a nomeação emitida pelo Vaticano foi lida pelo padre Leandro de Carvalho Raimundo.

Em seguida, o presidente da celebração, em sua homilia, relembrou a vida de Marco Aurélio Gubiotti e destacou a importância do bispo na vida da Igreja.  O eleito foi interrogado na sequência, para que, perante toda a Assembleia, exprimisse sua vontade de exercer o múnus de acordo com o pensamento de Cristo e da Igreja e em comunhão com a Ordem dos Bispos.

No momento da Ladainha, o candidato se prostrou ao chão, onde todos imploraram a graça de Deus. Pela imposição das mãos dos Bispos e a oração de Ordenação foi conferido ao eleito o dom do Espírito Santo para o múnus de Bispo.

Pela imposição do livro do Evangelhos sobre a cabeça do ordinando, enquanto era proferida a oração de Ordenação, e também pela sua entrega nas mãos de Dom Marco Aurélio, manifestou-se o principal ministério do Bispo, que é a pregação fiel da palavra de Deus. O novo Bispo teve sua cabeça ungida, significando a participação peculiar no sacerdócio de Cristo. Pela entrega do anel, indicou-se a fidelidade do Bispo para com a Igreja, esposa de Deus.

Dom Marco Aurélio também recebeu a mitra, a qual significa a incessante procura da santidade, enquanto pela entrega do báculo pastoral, ficou expresso o múnus de governar a Igreja que lhe é confiada. 



Fonte:arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.