6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de setembro de 2012

Brazópolis antiga - Ginásio Brazópolis - Inauguração - 1927

Foto do arquivo de Mário Lúcio Oliveira




 A criação do Ginásio Brazópolis aconteceu em 1927 e coube à “Sociedade Protetora da Instrução”,  cujo Presidente era o Sr. José Alfredo Gomes, que também instalou na cidade a Escola Doméstica. Sob a direção do Professor José Antonio Raposo, sua inauguração aconteceu no dia 15 de maio de 1927. No mesmo prédio - no período noturno - funcionava a Escola de Comércio dirigida por Abelardo Sebastião Vergueiro, que também era professor do Ginásio Brazópolis O último diretor do Ginásio Brazópolis foi o professor Newton Alfredo Ribeiro de  Noronha, nomeado pela SPI (Sociedade Protetora da Instrução) e o vice diretor era o professor Abelardo Sebastião Vergueiro que também era o fundador e diretor SENEC - Escola de Comércio.

 O Ginásio funcionava então num antigo casarão situado à Rua Capitão Gomes, pertencente à  família do Cel Francisco Braz.

Recebia e formava alunos de várias regiões de Minas Gerais e funcionava em regime de internato.
Em 1964, criou-se então  Escola Estadual Presidente Wenceslau cujo primeiro diretor foi  José Raimundo Faria, por injunção política da época. O Diretor devia ser o professor Abelardo Sebastião Vergueiro que faleceu num acidente de carro
na rodovia Fernão Dias, na volta de Belo Horizonte depois de ter instruído toda a documentação para a criação da Escola Estadual Presidente Wenceslau Braz.
  Na gestão desse professor foram conseguidos  do Estado de Minas os recursos para ampliação e construção de novas alas e a implantação dos cursos científico,  normal e os de Técnico de eletrônica e Telecomunicação.
 

8 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa linda de se ver, lembrar. Nesta época não se tinha merenda de graça aos alunos cada um levava a sua e ou merendava com algum seu amigo de sala. Mas se tinha respeito para com os alunos e para com os professores. As cobranças eram mutuas e justas. Não se tinha nem 1/5 da estrutura de hoje com as imensas secretarias regionais de educação, mas as coisas funcionavam se aprendia com qualidade e sem estas inúmeras NORMAS, RESOLUÇÕES e LEIS. Quem ensinava com qualidade ficava no sistema do contrario eram afastados naturalmente pela seleção e cobrança dos próprios colegas.

Anônimo disse...

Sra. Fatima
Moro em Sao Jose dos Campos e voto em Brazopolis,pois morei uns anos aí e tenho alguns parentes a amigos na cidade.
Este ano vou conseguir estar aí na eleição pois estarei de ferias,porem estou totalmente desinformado sobre a campanha dos candidatos a prefeito e vereadores,li algumas coisas em sites e blogs,mas gostaria de saber como esta se desenvolvendo as campanhas.
Se puder me ajudar,gostaria de saber se existe alguma enquete,ou um site neutro que fale dos candidatos e suas promessas para que eu possa me interar melhor e dar meu voto.

Atenciosamente

H.R

Abraço

Seu blog é uma delicia!

Fátima Noronha disse...

Bom dia H.R, as propostas já estão postadas no blog.
veja lá:
http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2012/07/propostas-de-governo-dos-candidatos.html

Anônimo disse...

Há um pequeno engano neste histórico do Ginásio Brazópolis. O senhor José Raimundo de Faria nunca foi diretor do Ginásio Brazópolis. O diretor era o professor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha nomeado pela Sociedade Protetora da Instrução, cujo Presidente era o Sr. José Alfredo Gomes; No mesmo prédio - no período noturno - funcionava a Escola de Comércio dirigida por Abelardo Sebastião Vergueiro, que também era professor do Ginásio Brazópolis. Na verdade José Raimundo Faria foi nomeado diretor da Escola Estadual Presidente Wenceslau Braz por injunção política. Pelo mérito deveria ser o professor Abelardo S. Vergueiro.

Fátima Noronha disse...

Os dados postados nesta matéria são do Livro "Brazópolis 100 anos". Não osu da época e não teria como saber se os fatos são verídicos ou não.
Mas, valeu pelo esclarecimento!

Fátima Noronha disse...

Meus agradecimentos ao Prof. Newton Alfredo R. Noronha pelos esclarecimentos e correções ao meu artigo. Espero que agora as informações estejam corretas. Se não, por favor me corrijam!
Obrigada.

Anônimo disse...

seu ignorante ...o dr jose raimundo faria,foi sim diretor do ginasio brasopolis.

Anônimo disse...

oi FÁTIMA, Sou de Brasópolis queria ter mais contatos com meus familiares dai, meus ascendentes bisavós ALFERES INACIO JOAO DE OLIVEIRA casado com MARIA SEVERINA DA SILVA. Ele Filho de CLAUDIO GONÇALVES DE OLIVEIRA LOPES sua esposa DONA ESTELA BORGES e meus avós são, maternos ALFREDO GONÇALVES DE OLIVEIRA e sua esposa RITA RIBEIRO DA SILVA BORGES, meu avô era irmão de ANA INÁCIA DE OLIVEIRA esposa de PEDRO GOMES somos em 14 irmãos filhos de JOSÉ GOMES TORRES E MARIA HELENA GONÇALVE DE OLIVEIRA GOMES-FILHOS APARECIDA-JOSE GOMES FL.-ILZA- EMILIA -RICARTE -ROMUALDO -ANTONIO- DULCENEIA -CARLOS ROBERTO -RITA DE OLIVEIRA -STELA -ROSÂNGELA HELENA -RUBENS ALFREDO-LUIS CLAUDIO.ESSA E UM POUCO DA MINHA FAMILIA LADO D MAE. Queria saber dos meus ascendentes por lado de meu pai JOSE GOMES TORRES.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.