6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de setembro de 2012

Compositora brazopolense, Maria Helena Rosa Fernandes, é homenageada no 9º Concurso de Piano “Professor Abrão Calil Neto”, em Ituiutaba/MG


 Maria Helena Rosas Fernandes é  compositora, filha do Sr. Pedro Rosa e nasceu em 08 de julho de 1933, em Brazópolis,  Minas Gerais. Sua obra mais importante está na música de câmera e orquestra, tendo composto duas óperas.
Desde o final da década de 70 vem utilizando temas da cultura indígena em sua música. Foi aluna de Osvaldo Lacerda, José Augusto Almeida Prado e H. J. Koellretter. É idealizadora e organizadora do Encontro Internacional de Mulheres Compositoras. Ganhou alguns concursos importantes ao longo de sua carreira e é freqüentemente convidada para eventos fora do Brasil, sendo reconhecida internacionalmente.

Maria Helena Rosa Fernandes também é reconhecida internacionalmente pela sua atuação na música de câmara e orquestra e a utilização de temas da cultura indígena em suas composições.

 Possui diploma de Curso Superior de Piano, conferido pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e de Composição e Regência, pela Escola Superior de Música Santa Marcelina de São Paulo. Como compositora, tem participado de vários eventos no Brasil e exterior. Foi convidada para representar o Brasil no Internacionales Festival Komponistinnen, Heidelberg, Alemanha, 1992 e no Brazil Land of Contrast, em Gainesville, USA, 1998 e no Kongress Brasil-Europe 500 anos, em Colônia, Alemanha, 1995. Como pesquisadora na área de música indígena brasileira, tem participado de palestras no Brasil, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina. Entre as suas premiações destacam-se: Prêmio Governador do Estado da Bahia, Salvador, 1979; Prêmio Esso de Música Erudita, Rio de Janeiro, 1979; II Concurso Latino-Americano de Composição, Montevidèu, Uruguai, 1988; Prêmio Nancy Van de Vate Internacional Composition Prize for Opera, Viena, Áustria, 2006. Em 27 de junho de 2011, recebeu a comenda Carlos Gomes. Sua obra é citada em vários livros da História da Música do Brasil e na Aaron I Cohen International Encyclopedia of Women Composers, USA, 1987. É membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea; da Internationale da Fondazione Adkins-Chiti Donne in Música, Roma, Itália.

Fontes:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.