A eletricidade é um bem indispensável em nosso dia-a-dia. Quase tudo o que usamos, seja em casa, no comércio, nas indústrias, nos hospitais, nas escolas e no campo, necessita da energia elétrica para funcionar. Sem ela, muitas coisas não poderiam ser feitas ou levariam muito tempo para ficarem prontas. Mas se, por um lado, a eletricidade traz grandes benefícios e desenvolvimento, por outro, exige muita atenção e cuidados especiais na sua utilização.
Ciente dessa
realidade, a Cemig desenvolve todos os anos campanhas com o objetivo de
informar e esclarecer os consumidores
sobre seus direitos e deveres e sobre como usar a energia elétrica com
segurança e economia.
Direitos e
Deveres
Além da
distribuição de folhetos em suas agências de atendimento, as orientações sobre
os direitos e deveres do consumidor de energia são disponibilizadas pela Cemig
através do Contrato de Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica e de
mensagens nas contas de energia.
O caderno do
cliente, disponível em todas as agências da Cemig, é um canal aberto para que o
consumidor registre suas críticas, sugestões ou elogios quanto aos serviços
prestados pela concessionária.
Ter o
serviço telefônico gratuito disponível 24 horas por dia para solução de
problemas emergenciais e receber o ressarcimento por danos em eletrodomésticos,
quando ficar comprovado problema no fornecimento de eletricidade, são alguns
dos direitos básicos dos consumidores.
O consumidor
também pode escolher o melhor dia para o vencimento de sua conta de energia,
entre as seguintes datas disponíveis: 01, 06, 11, 17, 22 e 27.
Mas os
consumidores devem ficar atentos: garantir o livre acesso dos empregados da
Cemig ao medidor de energia (relógio) e manter em bom estado as instalações
elétricas internas da sua casa são alguns dos deveres que devem ser
respeitados.
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