6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

8 de junho de 2011

Circuíto Turístico de Brazópolis


Com clima e natureza privilegiados, esta cidade situada ao pé de um contraforte da Mantiqueira possui uma significativa reserva de Mata Atlântica, o que proporciona ótimas trilhas e opções para o turismo de aventura. É em Brasópolis, também, que está o Observatório do Pico dos Dias, pertencente ao MCT/Laboratório Nacional de Astrofísica", o mais importante observatório astronômico do país, que recebe visitantes de todos os lugares.

A cultura é coisa séria para os brasopolenses. A musicalidade é algo latente na cidade, que se orgulha da centenária Corporação Musical Santa Cecília, fundada em 1878, e de seus corais, entre eles, o Vozes de Euterpe. A cidade valoriza também o artesanato, através de uma associação de artesãos que promove o “Arte na Praça”, e as artes cênicas, mantendo o “Teatro Amador Brasopolense”, outra importante atividade cultural.

A história da cidade começa em 1803, quando o Padre José Geraldo de Souza e Silva chega com uma comitiva no alto do Morro do João Bernardes, situado em uma localidade conhecida como Vargem Grande. Após celebrar uma missa, Padre José Geraldo, em nome da diocese de São Paulo, tomou posse do lugar.

Em 1838, D. Ana Chaves doou trinta alqueires de terra para a capela que seria construída em homenagem a Santa Ana. Como aconteceu em grande parte do povoamento das Minas Gerais, surgiu, ao redor da capela, um povoado que ficou conhecido como Vargem Grande ou Sant’Ana da Vargem Grande.

O poderoso Coronel Caetano Ferreira da Costa e Silva propôs a mudança de nome devido ao fato de haver várias localidades homônimas. Sua proposta para o novo nome foi São Caetano, não só porque não havia outra localidade com esse nome, mas por ser São Caetano o seu santo protetor. A proposta foi aceita, mas quando o povoado foi elevado a distrito em 12 de março de 1846, a denominação constante na lei era de Vargem Grande.

Dois anos depois, quando o distrito foi elevado à paróquia, o nome constante nos documentos era o de São Caetano da Vargem Grande. A elevação à cidade aconteceu no dia 16 de setembro de 1901, e, no dia 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Brasópolis em homenagem ao Coronel Francisco Braz Pereira Gomes, pai do Presidente da República, Wenceslau Braz. Considerado o grande benfeitor, esse Coronel foi Presidente da Câmara Municipal, quando, então, realizou muitas obras como saneamento, construção da Estação ferroviária e Santa Casa de Misericórdia, abertura de ruas, entre outras.

Hoje, esta pitoresca cidade do Sul de Minas ainda é privilegiada por lindas paisagens, o que lhe confere uma atmosfera tranquila e acolhedora.

Fonte: http://minastour.com.br

3 comentários:

Maria G. disse...

è preciso ter cuidado ao publicar artigos com o nome da cidade.Nesse tem o nome da cidade com Z e kcom S a vontade do freguês.

Fátima Noronha disse...

Oi Maria! Se vc notou este artigo eu transcrevi do site da Minastur e lá está grafada Brazópolis com Z e com S.
Quando escrevo sempre tomo cuidado com isso.
Mas obrigada pelo toque,
Um abraço!

zeclaudio disse...

Boa Noite
Eu tenho um artigo no meu blog que fala sobre essa dúvida se Brazópolis é com Z ou com S

Segue o Link abaixo:

http://brazonline.com.br/htmls/brasopolis_brazopolis.html

Obrigado

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.