6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

20 de janeiro de 2017

UM POUCO DA NOSSA QUERIDA BRAZÓPOLIS

CONHEÇA BRAZÓPOLIS -MG <3
População : 14.911 habitantes
Gentílico: Brasopolense

A história de Brazópolis se iniciou quando fazendeiros mineiros da região do Rio Verde adquiriram terras junto a contratores da Mantiqueira; entre eles, o Alferes Antônio Dias Pereira, que comprou parte da antiga fazenda do Bom Sucesso, onde hoje existe o bairro Bom Sucesso.
Em 1810, o então vigário de Soledade de Itajubá, Delfim Moreira, veio tomar posse desta região em nome do bispo de São Paulo. Levantou um cruzeiro no morro do João Bernardes, onde hoje existe o distrito de Estação Dias. Deu a bênção, celebrou missa e fez um assento de posse, fato que foi confirmado mais tarde, em 1813, por documentos da Arquidiocese de São Paulo. Ali havia a antiga fazenda da lage, onde o Padre Atanásio Rodrigues atendia aos moradores em sua capela.
Nessa ocasião, o Padre Lourenço dava início ao povoado da Boa Vista do Sapucaí, hoje Itajubá. Os moradores de toda região o apoiaram e ajudaram nesse projeto, participando dos princípios da nova povoação.
Os fazendeiros e agregados de Vargem Grande, no entanto, pretendiam ter uma capela onde pudessem ter assistência religiosa mais facilmente. Para isso, foi exigida a doação de um terreno para a formação do patrimônio da capela. Dona Ana Chaves e os demais filhos de Francisco Dias Chaves fizeram a doação de 30 alqueires na colina que se erguia à margem do Ribeirão da Vargem Grande. Ali, em 1838, foi construída a primeira capela, bem rústica, dedicada à Sant'Ana, primeira padroeira do lugar.
Mais tarde foi criado o distrito de Capela Curada. Sendo necessário construir nova capela, cujo capelão seria o Padre Atanásio, o Tenente Coronel Caetano Ferreira da Costa ofereceu recursos para a construção, mas exigiu que trocasse o padroeiro de Sant'Ana para São Caetano de Tiene. Fez vir, de Portugual, a imagem que ainda hoje se encontra no altar-mor da atual igreja Matriz. Desde então, a povoação passou a chamar-se São Caetano da Vargem Grande, conforme consta em antigos mapas e documentos.
Em 1909, o povoado passou a chamar-se Vila Braz e finalmente, em 1926, para homenagear o coronel Francisco Braz Pereira Gomes, passou a denominar-se Brazópolis.
Em 1848 foi criado o distrito por Lei Provincial, elevado à categoria de município em 1901.




Fonte: Facebook /Conheça Minas

5 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de falar que nas ultimas administrações o que era belo se acabou, e a cidade mergulhou numa imundice e deterioração, acabando-se as ruas, as estradas, as praças, o campo o trevo e a alegria de quem ama este lugar.....

Anônimo disse...

Realmente a chance foi dada e jogada fora para vermos despontar o início de um novo recomeço para o município! Infelizmente a arrogância, a falta de humildade e a perpetuação das panelas é que impedem de haver um verdadeiro avanço! Lamentável...

Anônimo disse...

Que bela história tem nosso lindo município, amado e respeitado por um povo lutador e otimista. Pena que falta que entre nós exista os pessimistas e rancorosos. Pra frente Brazópolis!!!

Anônimo disse...

quem são os autores dessas fotos? é de alguém do blog?

Fátima Noronha disse...

Peguei as fotos no face Conheça Minas. Perguntei,mas ninguém sabe de quem são as fotos.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.