6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de agosto de 2010

Metade dos adultos está acima do peso no País

A população brasileira está ficando mais gorda. Isso é o que comprova os dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira. Quase metade da população brasileira (49%) está com excesso de peso.
O total de homens com mais de 20 anos e acima do peso chegou a 50,1%. Na POF de 2002-2003, essa proporção era de 41,4%.
O aumento de peso pode ser percebido em todas as faixas etárias, independente do sexo, da região ou da faixa de renda. Entre as mulheres, a proporção de pessoas acima do peso aumentou de 40,9% para 48%.
O instituto explica que o aumento da frequência dessas condições (obesidade e excesso de peso) está relacionado a mudanças nos padrões de alimentação e na prática de atividade física da população.
O parâmetro utilizado para definir se o peso de um adulto é adequado é o IMC (Índice de Massa Corporal). Ele é calculado com a divisão do peso em número de quilos pelo quadrado da altura.
São consideradas com sobrepeso pessoas com IMC igual ou superior a 25 kg/m2 e menor que 30 kg/m2; e obesas pessoas com IMC igual ou superior a 30 kg/m2. Pessoas com IMC inferior a 18,5 kg/m2 têm déficit de peso, segundo o IBGE. A pesquisa mostrou que o percentual de adultos com déficit de peso recuou para 2,7% da população.
Crianças - Uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos (33,5%) tem excesso de peso e 14,3% são obesas. O déficit de peso foi detectado em 4,1% das crianças nessa faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.