6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de dezembro de 2012

Vim passiá e levei um susto! Maria do Vá



Bons dia, pessoar!
Andei um bucadinho sumida por mode qui eu tava muitu cupada lá na roça cuidanu da minha vaca mimosa que panhô um bixera danada. Foi um trabaião pá mode ela fica boa. Mais agora qui ela sarô eu vim passeá na cidadi pá vê o qui anda irduni prá cá e incontrá us amigu.
Mai quandu cheguei na cidadi quasi qui  tive um finiquitu, começo inté mi dá uns tremeléqui.
Cruizincrédudeusmeacuda! A cidadi tá parecenu um banzé de cuia. Quandu bati o zóio, inté arripiei di vê qui marmota qui tá. Mai fui entranu na cidadi, já cum pé atrais, inté cum medu du que eu ía vê. Fui danu cá mão pros cunhecidu qui fui incontranu, um dedinho de prosa cum, outro cotro, i fui ino...
Genti, sem querê ofendê ninguém, mas a cidadi tá um forfé dos quintu dus infernu.
As rua tão tudu suja, us jardim umas marmota. E u mataréu intão? Tem mais matu na cidadi qui na minha roça. Achu qui vô fazê bão negócio si eu truxé meu gadu pá mode pastá aqui. Né verdade? Aqui tem mais pastu qui lá.
Prosiei cum, prosiei cotro, fiquei sabenu dum par de genti qui bateu cás deis, incontrei uns cunhicidu inchenu u bardi lá nu Bar du Ditu Viera...
Mai o qui eu quiria memu era cunhecê di pertico i proseá cu seu João, o tar qui vai sê prefeitu anu qui vem.
Campiei, campiei, mai num encontrei. Uma pena por  mode qui eu queria oiá bem nu zóio deli e fala dianssim: “ Seu João di Deus, cuitadu do sinhô! Tá pensano qui fez bão negócio di ganha as eleição? Meu fio, essa cidadi tá um angú di caroço, um banzé di cuia, inté partece qui ponharo catiça nela. O sinhô vai tê qui isquentá muitu a muringa pá dá jeito nissu,  pareci qui tá encruada i num vai pra frenti. Eu achu qui o senhô vai tê qui misturá car co fumo, chorá muitu as pitanga pá modi arrumá esse furduncio.
Mais memu num achano o senhô pá batê um dedinho de prosa, vô  rezá muitu pro sinhô fazê um tão trabaio, num fica incabelanu o povu,    pur mode que sua batata tá assanu e nói tamo di zóio!
Mai tomara qui u sinhô faiz as coisa bem feitu, purqui um eitu di genti cunfiô nu sinhô e u sinhô num vai rue as corda queis não, né?
Boa sorti, seu João... Mai qui eu tô inté cum pena do sinhô, ah,  isso eu tô!”

Maria do Vá, aquela qui fala, mai num menti!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Pois é,está muito suja sim,mas a população também é muito desleixada.Cidade limpa é aquela que o povo não suja e o que se ve pelas ruas é uma total desconsideração com Brazópolis.Po exemplo:dizem que o meio fio,escapando da calçada é responsabilidade da prefeitura,as pessoas deixam criar aquele matão para agredir,insultar e é feio pra ele e para a casa dele,não custa tirar esse mato.Já pensaram a prefeitura ter que limpar a frente de cada casa?E os estudantes da cidade,já ficaram observando o que fazem pelas ruas?os operários das fábricas?ë revoltante o que eu vejo,o que todo mundo ve e engole.O que falta nessa terra é gente educada,e educação se dá em qualquer lugar,em casa,nas igrejas,nas escolas e nas fábricas.CIDADE TURISTICA? de que jeito?não tem como nem sonhar.É triste mas é a verdade.

Anônimo disse...

Concordo, as calçadas são de responsa do dono, é ele quem tem que cuidar. Podemos saber se as pessoas são educadas observando as calçadas de suas casas.

Anônimo disse...

O povo é relaxado na calçada e nas próprias casas, a prefeitura é relaxada com as ruas e praças, e os empresários são relaxados com seus funcionários e com o próprio negócio. Será que estes são a maioria? Seriamos então uma cidade de relacados? Que turista vai querer voltar ou indicar para outro se as coisas aqui forem relaxadas? Quem tem que relaxar e gastar bastante dinheiro é o turista. Cabe a cada um descobrir como entrar neste lucrativo mercado e a TODOS buscarmos e compartilharmos as melhores formas de lucrar.

Anônimo disse...

Oia dona maria do vá a senhora tem razão !!
Olhem as ruas do HORIZONTE AZUL so buraco!"! Olhem a rua ou começo de estrada para o bairro LUMINOSA SO BURACO!! Mas então falar sobre isto sera que é difamar a cidade? fazer intriga???

Anônimo disse...

tenho um lote em brasopolis so que no meu lote nao pode crescer um capinzinho e os fiscais da prefeitura ja querem multar, e nao pense que quando joao mauro foi prefeito foi diferente que não foi. as ruas parecia um campo de futebol de tanto mato, eles querem que a gente limpa nossos terrenos mais eles não fazem a parte deles.

Anônimo disse...

Nossa como falaram acima que abandono estão as ruas do horizonte azul eu sou de Brasópolis moro em São Jose dos Campos e fui com minha Mãe a Dra. Marlene fiquei abismada de ver quantos buracos e com a ideia que tiveram para os remendos anteriores.VERGONHA mesmo!!Gente!! onde estão os vereadores etc.. daqui??

Jose disse...

Quando se faz loteamento, tem que se pensar na infra estrutura do mesmo,nAO è so vender lotes. Calçamento nâo e qualquer um que sabe fazer estamos sem calceteiro bom, boca de lobo nao existe e asfaltar por cima para encobrir erros nao resolve.

Pedro Antônio da Silveira disse...

Sou morador do Horizonte Azul e sinto na pele o que vocês estão comentando sobre o mato e o calçamento.Isso é resultado de contrato mal feito e mal fiscalizado por quem contratou os serviços de quem asfaltou as ruas. O pior é que além de passar por tudo isso, ainda temos que pagar o maior imposto da cidade, sob o argumento descarado, de que aquí é bairro nobre. Que bairro nobre? residências como as daquí, ou até melhores, tem em todo lugar da cidade...Pura enganção. O problema maior é que estamos muito mal de políticos. Não sei se por falta de vontade, ou por incapacidade mesmo. Tomem como exemplo as nossas cidades vizinhas. Todas se desenvolvendo. E a nossa? Completamente estagnada e abandonada. Há quanto tempo não se consegue um fabriquinha para colocar essa gente para trabalhar...mas será que essa gente quer trabalhar? Penso até que não. Quantas vezes encontramos dificuldade em conseguir alguém que possa executar um serviço que precisamos...Também, trabalhar pra quê... tem cestas básicas, vale gás, vale celular, vale isso, vale aquilo, vale os cambau...E quem paga tudo isso? Nós os idiotas que trabalhamos...Mas estes vales rendem votos...Bem, moçada, o último a sair apaga a luz.

Albertina Rodrigues Alves disse...

Maria do Vá, se vc voltar aqui esta semana vai ver mais mato ainda. A cidade está um desleixo total. É lixo, mato, sujeira, jardins abandonados. Tomara que o novo prefeito dê um jeito nisto senão vamos botar a boca no trombone pra valer!!!

Anônimo disse...

Estão pensando que somos vacas pra pastar esse matagal todo. Uma vergonha. Tanto funcionário atoa na prefeitura durante 4 anos e a cidade neste estado. Por isso não ganhou a eleição!

Anônimo disse...

Como alguém pode falar que tirar mato da calçada é obrigação do morador??? (Então um trabalhador chega em casa depois de um dia de trabalho, cuida da casa, da família e ainda tem que arrancar mato da rua???) A obrigação dele é mantar a calçada limpa sim, seja de frente à sua casa ou não, mas capinar a frente de casa NÃO! Está havendo uma confusão de responsabilidades.
Concordo que o cidadão deve ter mais consciência e manter a cidade limpa, mas ajudaria e o motivaria muito mais se houvessem mais lixeiras nas ruas também.

Cris Silva disse...

Eu pagava R$ 15,00 por mês para manter a minha rua sem mato. Há 2 meses não pago mais. Está parecendo uma floresta. Mais um pouco e terei que pedir licença pra cortar as árvores que ali estão crescendo!
Eu pago IPTU e é dever da prefeitura fazer a limpeza das ruas. É um direito meu ter minha rua sem mato!!!

Maria E. disse...

Diz o ditado que,'' pela porta da sua casa sabe como ela estã''. Entao,vamos cuidar e um trabalho de formiguinha, cada um fazendo sua parte fica uma rua limpa e bonita. E vai chamar atenÇAO pela educaÇAO dos seus moradores.Vejam bem uma rua mau cuidada,nao menosprezando ninguem, mas e uma questao de cultura, Vamos la gente,o que estamos passando para os pequeninos, fico com medo.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.