6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de dezembro de 2012

29º Festival de Natal e 29º Encontro Intermunicipal de Corais



 Em 01/12/2012, às 20h30min, na  Igreja Matriz de São Caetano e Sant’Ana de Brazópolis, Sul de Minas,   o Coral “Vozes de Euterpe” apresentou o
29º Festival de Natal
29º Encontro Intermunicipal de Corais

Corais participantes:

1-      Coral Maurício França Mendes – São Lourenço, MG

            Acompanhamento: Glória Menna Barreto / Alessandro Carvalho Júnior 
Regência: José Henrique Martins

Fundado em outubro de 2011na cidade de São Lourenço, por um grupo de amigos do saudoso musicista e arranjador Mauricio França Mendes. O grupo, embora amador, tem em seu repertório peças clássicas, sacras e populares. Já se apresentou em várias cidades da região, no Festival Nacional de Corais em São João Del Rei,Canta Brasil  na cidade de Caxambu, e pela segunda vez no Festival Natalino de Corais da cidade de Brazópolis.
Seu Regente Titular é José Henrique Martins, com acompanhamento de Glória Menna Barreto e Alessandro Carvalho Júnior.

2-      Coral do INATEL – Santa Rita do Sapucaí – MG

Regente: Ana Paula Carvalho Souza
Acompanhamento: Malú Carvalho Souza e Andre de Freitas

Cantar é levar o espírito ao êxtase. É manifestar a vontade inconsciente dos nossos sentidos. É transmitir o pecado da paixão em ondas acústicas. Baseado nisso, o Coral do Inatel e Coral Canto de Minas buscam despertar nas pessoas seus sentimentos mais inocentes, suas lágrimas mais profundas ou, simplesmente, um riso de satisfação. Talvez vocês perguntem: o que nos leva a cantar? É o mesmo que levou os alquimistas a criarem suas poções mágicas e a Beethoven a seguir sua inspiração: paixão. Paixão aliada à vontade e à perseverança. O repertório é outra motivação, já que integra vários estilos musicais, desde o erudito, sacro, passando pelo Negro Spiritual, Gospel, ao popular, com ênfase na MPB. Uma poção mágica: A cumplicidade do grupo misturado com a paixão pela música e pela arte.                                              

3-      Coral Vozes de Maria da Fé e Coral da Prefeitura de Itajubá – Maria da Fé e Itajubá – MG

Regência: Paulo José Machado Fernandes

Coral vozes de Maria da Fé é  um grupo formado Por jovens e adultos da comunidade. O grupo tem por objetivo fazer do canto coral um trabalho com muita alegria, otimismo e persistência. O coral é regido pelo professor Paulo José Machado Fernandes e conta com o apoio da secretaria de cultura de Maria da Fé desde 2006.
Coral Municipal de Itajubá Criado em 2010 através da secretaria de cultura  de Itajubá, o coral  hoje  é formado por funcionários da prefeitura  e membros da comunidade de Itajubá. São 22 integrantes que fazem da arte coral uma prática educacional e uma significativa ferramenta de integração social. O coral hoje é regido pelo professor Paulo José Machado Fernandes.

4-      Coral Camargo Guarnieri- Poços de Caldas, MG

Regência/Acompanhamento: Valderez Medina Ferreira

O Coral Camargo Guarnieri, fundado em 1978, tem em seu currículo a realização dos 33 Festivais de Corais de Poços de Caldas e a participação em eventos nacionais e internacionais. Realizou 32 concertos e apresentações junto a várias orquestras, tendo sido regido entre outros, por Camargo Guarnieri, Ernst Mahle, Diogo Pacheco, Ronaldo Bologna, Flávio Santos por sua regente Valderez Medina Ferreira. Participou das Missas celebradas pelo Papa João Paulo II, em 1.980 e pelo Papa Bento XVI, em 2.007, quando da visita de Suas Santidades ao Brasil. Representou o Brasil em Festivais nas cidades de Figueiró dos Vinhos e Caldas da Rainha, em Portugal, em 2.002 e no X Festival Internacional de Coros, em Cuzco, no Peru, em 2.008. Dentre os CDs gravados, está a obra sacra completa de Camargo Guarnieri, lançada em 2008.

5-  CORAL da UNIFEI – Itajubá – MG


Regente: Amaury Vieira Fernandes

Coral da UNIFEI é formado por funcionários alunos e grande parte de pessoas da comunidade externa. Coral tradicional na região, já atuou diversas vezes neste festival.


6-      Coral “Vozes de Euterpe” – Brazópolis, MG

Acompanhamento/Regência: Rodrigo Fabiano Mendes   Nogueira e José Rezende Vilela

O Coral “Vozes de Euterpe”, de Brazópolis, MG, fundado em 12 de maio de 1962, já se apresentou nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com mais de 1690 apresentações. Nestes 50 anos dedicados à divulgação da boa música, com um repertório constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas. Teve participações marcantes: em diversos Festivais, encontros e concursos de corais. Participou na gravação de dois LP’s, sob a promoção da Fundação Mineira de Corais; Gravou 3 CDs. Um com as missas “Santo Antônio Maria Zaccaria”, e “Maria, Mãe da Divina Providência”, e dois de Músicas Sacras (Vol. 1 e Vol. 2), das obras dos padres verbitas Pe. João Batista Lehmann e Pe. Jorge Braun; Participou, também, do Terço Solene e da Missa Solene, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, integrando a um coro de 1200 vozes, sendo ambas as celebrações presididas por S.S. o Papa Bento XVI. Grandes eventos marcaram este ano jubilar, destacando o concerto da Missa, KV 317 "Coroação", de Wolfgang Amadeus Mozart, juntamente com o Coral Camargo Guarnieri, acompanhado pela Orquestra Sinfônica, em Poços de Caldas e Andradas, em 02 e 03 de abril de 2011, respectivamente e, em 24 de março de 2012, em Brazópolis. A 12 de maio do corrente ano, em que o coral completa 50 anos de amor à arte, houve um grande encontro com os ex cantores, com uma missa em Ação de Graças.

Os Corais Integrados apresentaram:
      Noite Feliz
Autor: Franz Xavier Gruber (1787-1863)
      Adeste Fideles
Melodia tradicional portuguesa. (século XVI)
      Gloria in excelsis
Melodia tradicional francesa
      Aleluia da Ópera “O Messias”
Georg Friedrich Häendel (1685-1759)

          Acompanhamento/Regentes:
                     Dos corais participantes.


Agradecimentos

A todos quantos nos apoiaram na realização deste festival, e nos prestigiam em todos os eventos, os nossos sinceros agradecimentos e os votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo repleto das bênçãos do Menino-Deus.

Coral “Vozes de Euterpe”
(1962 – 2012)
50º ano da fundação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.