6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

20 de setembro de 2012

Fotos: 4º Batalhão de Engenharia e Combate no desfile do Dia da cidade.









O 4° Batalhão de Engenharia de Combate (4°B E Cmb), ou Batalhão Pontoneiros da Mantiqueira é uma unidade do Exército Brasileiro, da categoria batalhão, divido em 3 companhias, as quais são: Cia de Combate; CCAP(Companhia de Comando e Apoio e CEP(Companhia de Engenharia de Pontes) e que se encontra instalado no município de Itajubá, Minas Gerais. 

Criado em 1908 na reforma promovida pelo Marechal Hermes. Organizado em 25 de janeiro de 1910, em Rio Pardo-RS, transferido para General Câmara-RS, onde decorrido mais de 2 anos foi desativado. 

Em 1918, no governo Wenceslau Braz, foi reorganizado em Lorena-SP, o 4º Batalhão de Engenharia de Combate com a missão de construir a ferrovia Piquete-Itajubá. Por causa dessa missão, o 4º Batalhão de Engenharia se deslocou para Itajubá e ocupou o prédio onde se encontra o Asilo Nossa Senhora da Soledade. O lançamento da Pedra Fundamental do atual quartel ocorreu no dia 12 de outubro de 192O batalhão encontra-se em Itajubá desde 1921, e no mesmo quartel desde 1 de abril de 1925. 

Durante a 2ª Guerra Mundial , enviou contingente a Fernando de Noronha, para a defesa do ponto estratégico do litoral brasileiro contra os alemães. Enviou 55 pracinhas para comporem a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. Em 9 de fevereiro de 1994 o batalhão recebeu a denominação histórica de “Batalhão Pontoneiros da Mantiqueira”, devido ao êxito que seus pracinhas obtiveram na edificação de pontes durante a campanha da FEB na Itália.
 Hoje, preserva-se toda a estrutura original, com a edificação térrea. Essas edificações são constituídas de companhias, rancho, enfermaria e oficinas, sendo o andar de baixo térreo.


10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Salve o 4º BEComb.

Anônimo disse...

Sou nascido e criado na cidade de Itajubá e passei por esta instituição sólida chamada Exército Brasileiro, Braço Forte Mão Amiga.. Parabéns Mineiros de Itajubá espalhados por todo este território nacioanal...

Anônimo disse...

Servi neste Batalhão de engenharia em 1974 onde tenho muito orgulho e saudades deste período da minha vida...Gostaria muito de rever meus companheiros de farda que moram em Itajubá.

Fabio disse...

Meu bisavo foi um dos responsaveis pela construcao do 4º BEComb, ele era um dos socios da "Companhia Constructora Santos", tenho uma foto que recebi da minha avo' onde alem de meu bisavo esta o presidente Wenceslau Braz no lançamento da Pedra Fundamental no dia 12 de outubro de 192O. Se quiser uma copia posso lhe enviar por email.

Fátima Noronha disse...

Quero a foto sim Fábio. Me mande por e-mail, por favor. Agradeço muito!

Anônimo disse...

O exército foi e será para sempre a melhor escola que tive na minha vida. Com a entrada dos civis no governo, a primeira providência foi sucatear o exército. Fico assustado quando ouso dizer soldados são dispensados para voltar para casa por falta de estrutura básica(alimentos, fardamento). Grande engano por parte dos governos que sucederam João Figueiredo. Muitos Jovens conseguem dar rumo a vida com a passagem pelo quartel. Principalmente o menos favorecido. Prestei meu serviço Militar no 4 BECOMB, companhia de Engenharia de pontes. Quando lá cheguei, era um trapo de homem. Desdentado, tonto como tartaruga. Aprendi falar sim senhor, não senhor. Alimentar bem, exercitar,ganhei dentes novos e um enorme de um pai chamado Capitão Heguel da Rosa Monteiro. Gaúcho tradicional. Chorava quando ele discursava na expulsão de um soldado . Não sei se Ele é vivo. Sei que lhe devo muito. Minha capacidade de me subordinar aos chefes nas empresas por onde passei, meus professores, diretores de escolas faculdades e as autoridades constituídas. Pena que estes ignorantes, falsos defensores da democracia que tomaram de assalto o poder, fizeram dos quarteis meros hotéis fazendas, ou favelas desprovidos que estão das possibilidades formar soldados e principalmente, cidadãos honrados para guiar nosso pais.

Anônimo disse...

Servi no 4ª BE Cmb, parabéns. Gostaria de ver esta foto mencionada pelo Fabio Vale,

Marcos ADRIANO Lopes disse...

Servi nesse Batalhão em 1994, sem dúvida foi minha melhor escola. Acima de tudo lá aprendi a ter disciplina e amor a Pátria. Sou nascido na cidade, mas estou fora desde 98. Saudades dos amigos "guerreiros" que fiz por lá.

Anônimo disse...

para frente e para o alto MONTANHA

Anônimo disse...

Servi na 1 Cia de Engenharia do 4 Batalhão de Engenharia e Combate nos anos de 1964 e 1965.Fui do 1 Pelotão de Policia comandado pelo 1 Tenente Murilo.Meu nome de Guerra Bianchi.Gostaria de ver fotos da época,se algum colega puder enviar para meu email bianchitst@hotmail.com agradeço.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.