6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de março de 2012

Grupo Viracena: Resgate da Cultura Popular é materia do jornal O Diário de Mogi






 

O Núcleo Viracena é composto pelo casal de atores: Evelyn Cristine e Zé Renato Mangaio e têm na cultura popular uma de suas principais inspirações para a realização de seus trabalhos.
 Evelyn Cristine é atriz, pedagoga, performer circense (trapezista, acrobata e malabarista), formada pelo Núcleo de Circo e Escola Livre de Teatro de Santo André; Zé Renato Mangaio é ator, diretor, performer circense, cantor e sanfoneiro formado em Artes Cênicas e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, da qual já foi professor de Improvisação no departamento de Artes Cênicas.
A proposta do trabalho é encontrar “pérolas” e apropriar-se delas para a construção cênica nas diferentes linguagens (Circo, música, teatro, folias populares, literatura e outras) afim de apresentá-las de maneira acessível e divertida ao público contemporâneo.
Ao levar o trabalho para diferentes espaços - não apresentando apenas em teatros, mas também em praças, eventos e festas populares - o Viracena pretende revelar aos mais novos a beleza, o conhecimento e a alegria daquilo que, muitas vezes, está se perdendo; e permitir aos mais velhos o reencontro com a riqueza de memórias tradicionais de uma cultura plena de beleza e sabedoria popular.
O encontro de ambos deu-se em meio a maior festa da cultura popular brasileira: o Carnaval, em que ela atuou e ele dirigiu a cena do Carro Abre Alas da Unidos do Peruche em homenagem a Maurício de Souza no Carnaval Paulistano de 2007. Daí, com a união, prosseguiu-se o trabalho e, no ano seguinte, tinha-se Jongo e lundu – da tradição afro-brasileira - no carro abre-alas da Peruche.
Pouco depois, criou-se “Canção para a Mãe Terra”(contação de histórias com personagens) e a remontou-se o espetáculo “Pavão Misterioso” em SESCs e cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.
O núcleo Viracena traz em seu repertório os espetáculos e performances cênico-circense-musicais:
·          “Pavão Misterioso” (criado a partir do folheto de cordel, utilizando teatro de bonecos e musica ao vivo e que é encenado pelo Viracena desde 1997);
·         Auto dos Altos Reis” (2011) auto de natal mesclado a folia de reis, incrementadas por técnicas circenses;
·         “Parada Circense” (2011) performances circenses e acrobática com músicas e danças tradicionais
 Agora, residentes em Mogi das Cruzes, pretende-se aprofundar o repertório e desenvolver novos projetos para ainda esse ano: um deles, direcionado especialmente ao público infantil: MALAGUETA; e outro, adulto - um show cênico musical e gastronômico inspirado no forró:SOLO CHÃO MUSICAL.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bacana! O Renato sempre foi um menino talentoso! Correu atrás dos sonhos e chegou lá! Sabemos que a vida de artista não é nada fácil, exige muita luta, mas sabemos também como é importante e enriquecedor fazer o que gosta! Nós, brazopolenses, torcemos para que voces façam cada vez mais sucesso! Parabéns!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.