6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

27 de abril de 2010

FATOS QUE MARCARAM MINHA INFÂNCIA - Maria Bernadete da Silva Lima

Muitos fatos presenciei e vivi na minha infância e adolescência que lamento, hoje, meus filhos (crianças e jovens de hoje), não terem tido a oportunidade que tive.
Quando criança, um dos fatos que me lembro com saudades, eram as viagens ( ida e volta) para Itajubá de trem de ferro.
Descíamos para a estação de trem ( hoje fábrica de lingerie) às vezes até uma hora antes do trem chegar ( papai, mamãe e eu ).
Meu Deus, como demorava para o trem chegar. Enquanto isso, saboreava maçã, que o Onofre da Candinha vendia. Mas a maçã era diferente das que existem hoje. Era uma maçã doce, que de longe sentíamos o cheiro, mesmo envolta naquele papel azul de seda.
Quando estava na hora do trem chegar, ele vinha apitando alegremente, soltando fumaça pelas curvas da beira da linha.
Entravamos no vagão e ocupávamos as poltronas que correspondiam às nossas passagens. Passavam alguns minutos e o funcionário da estação batia um sino que significava a hora de sua partida.
Acomodava-me bem na poltrona, perto de meus pais e não queria perder um lance fora da janel. Observava tudo: animais, cachoeiras, plantas, a natureza, enfim.
E ele ia todo satisfeito com seus passageiros, cortando montanhas, atravessando pontes, parando em outras estações ( Dias e Piranguinho) até chegar em Itajubá.
Suas rodas deslizavam sobre trilhos de ferro paralelos, presos por toras de madeira fixadas ao chão. O barulho de suas engrenagens emitiam um som que parecia ele estar dizendo:” café com pão, café com pão, café com pão...
Era uma viagem longa, às vezes durava até duas horas, mas era muito boa! Lembro-me e tenho saudades...
Maria Bernadete da Silva Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Bons tempos aquele.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.