6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de abril de 2010

DN – DEFENSORES DA NATUREZA - Adolfo Vinícius "Noronha" Tavares

“Lembro-me do ano de 1989 quando meu primo Rodrigo e eu, preocupados com a preservação de nosso planeta criamos o clube DN – “Defensores da Natureza”.
Começamos por brincadeira e as reuniões eram feitas na casa do Rodrigo e em minha casa.
Os adultos, vendo nosso entusiasmo, resolveram nos ajudar sendo os monitores do nosso clube.
O DN, como o chamávamos, foi crescendo e chegamos a ter mais de setenta associados.
Criamos um logotipo que foi pintado nas camisetas. Tínhamos um jornalzinho, carteirinha de sócio e crachás.
Lembro-me bem de um abaixo-assinado que fizemos contra o lixão e o matadouro. Passamos semanas indo nas casas das pessoas pegando assinaturas e depois em passeata, fomos até a prefeitura entregá-lo ao prefeito que nos recebeu com cortesia, mas nunca tomou nenhuma providência.
Cuidávamos da limpeza das ruas, da preservação das praças, defendíamos os animais contra maus tratos. Tínhamos o dever de tentar conscientizar qualquer agressor ao meio ambiente de seus erros em não preservar a natureza. Se víssemos alguma pessoa pisando no jardim, ou jogando lixo na rua, tirávamos, orgulhosos a carteirinha do bolso e nos apresentávamos como “fiscais da natureza” e dávamos a nossa “bronca”.
Tínhamos convidados que nos apresentavam palestras, teatrinhos de fantoche, slides, sempre com o tema “Preservação da Natureza”.
Dávamos palestras nas escolas e além do tema “Respeito à Natureza”, frisávamos também o respeito ao ser humano. Fazíamos gincanas para as quais as equipes se preparavam por muitos dias.
Quando o “DN” já estava bastante conhecido em nossa cidade, mandamos para o programa da Xuxa, uma carta falando de nosso clubinho e convidando-a para ser nossa sócia de honra. Nunca obtivemos nenhuma resposta e nem houve menção por parte dela em seus programas. Tivemos a surpresa de ver, tempos depois, ela criar um clubinho exatamente com o mesmo nome e fins: ”Defensores da Natureza”.
Infelizmente nosso clubinho não sobreviveu ao tempo mas, deixou em cada um de nós a conscientização dos perigos que corre o nosso planeta.

Adolfo Vinícius "Noronha" Tavares - Biólogo Marinho

Um comentário:

Adolfo disse...

Poxa, que legal relembrar toda essa história, ainda mais que hoje sou biólogo e trabalho justamente numa Unidade de Conservação da Natureza, acho que tudo começou nessa época...

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.