6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de abril de 2010

ACHEI NA NET - BRAZÓPOLIS

Conta a lenda que a família Brás é que foi a responsável pelo nome do município. Faz parte desse folclore dizer que a família Brás adotou este nome, após um episódio em que o então menino Francisco havia se engasgado seriamente e a mãe, desesperada, fez pedido a são Brás para salvá-lo. Após ser atendida em suas orações, o nome Brás foi incluído ao nome do menino que, já adulto, veio a ser político importante na região, o ilustre coronel Francisco Brás Pereira Gomes, que seria pai do futuro presidente da República Venceslau Brás Pereira Gomes.
Outra versão menos cívica, cuja origem não são dos moradores dessa mais os habitantes das cidades no entorno, dizer, que o município em questão era especializado no plantio de bananeiras e goiabeiras, mas que por algum motivo natural já fazia fronteira com outra região vizinha e mais progressista, produtora de marmelos , os quais se extraia um ungüento viscoso usado como liga na industrialização de doces de goiaba ou bananas enlatados.
Como é natural, certas misturas e receitas industriais eram segredos, porém ninguém sabia que as bananadas e as goiabadas fabricadas nesse distrito industrial, eram na verdade a base dos marmelos produzidos em outros municípios. Quando a população local descobriu, tão entalados e ofendidos sentiram-se, por serem enganados, que resolveram também fazer uma mistura do nome do município. Para isso, usaram o prefixo de Brasil unido ao sufixo da cidade vizinha chamada Marmelópolis.
A partir de então, Marmelada passou a ser sinônimo de fraude.

Galeria de Tulio Noronha -Comentário de Gaby ( pintora e fotógrafa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Mudar o nome próprio de Braz para Brás, ou é falta de conhecimento ou frescura mesmo.

Anônimo disse...

ola Fátima,sempre leio seu blog...e é fenomenal,gostaria se possivel postar fotos do jardim de infancia Conego Teodomiro do ano de 1968.(rsrs)será uma alegria para eu poder ter algo da epoca.
abraço.

*nasci e frenquentei escola no ano de 1968...
fica na paz.
parabens pelas suas reportagens e fotos.
um material riquissimo,valioso.!!


Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.