6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

27 de abril de 2010

CARNAVAL DO CLUBE WENCESLAU


Bloco “Namorados da Lua”
-década de 60-

“Hoje em dia, quando vejo o Carnaval na Praça, tocando pagode e axé, fico com saudades do nosso “velho carnaval”.
Não me esqueço do salão do Clube Wenceslau, tão pequeno e tão bom. Hoje o Clube está maior, com um grande salão. Mas antes o salão era onde é hoje o barzinho do clube. O piso era de tábua que descia e subia como se acompanhasse a música. Nem era preciso pular, pois, mesmo parada o piso fazia com que a gente pulasse. Não sei como cabia tanta gente e como o piso não desmoronava.
Todos rodando pelo salão ao som das “marchinhas” na voz do Zezinho Barbeiro. Até hoje, quando ouço “ Mamãe eu Quero”, “Cabeleira do Zezé”, “Máscara Negra” e outras, me vem uma grande saudade.
Tenho saudades também do nosso bloco: “ Os Namorados da Lua” que o Dimitre organizava com tanto amor. Lembro das nossas fantasias simples e bem coloridas, sempre representando tema de alguma marchinha do ano. Quando o tema era “Tourada de Madri” lá íamos nós fantasiados de toureiros e espanholas, e assim por diante...
Lembro-me do Dimitri, dando instruções, muito nervoso, e cheirando nossas bocas para saber se havíamos bebido, antes do bloco deixar o Clube. Como era bom sair pelas ruas cantando: “Todos eles estão errados, a lua é, é, dos namorados...” e quando encontrávamos com o bloco do Clube “Primeiro de Novembro” é que a coisa esquentava. Cada um queria mostrar mais animação que o outro. Na última noite entrávamos cantando no “Primeiro de Novembro” e depois os recebíamos em nosso clube.
Hoje os jovens adoram o carnaval daqui, na praça, ao som dessas músicas modernas, mas eles não sabem o que perderam. Era muito bom.”

Maria Regina N. Dias Visoto

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Regina,

Respeito a sua nostalgia, mas convenhamos, as coisas mudam e evoluem. Como vc pode dizer que o "o chão fazia as pessoas pularem sozinhas", imagina, se afundasse e tivéssemos tido um grave acidente como já vimos em muitos casos parecidos. Carnaval de verdade é carnaval de rua como antigamente (qdo o carnaval nasceu- EUROPA).
CARNAVAL É ALEGRIA E LIBERDADE PARA TODOS!!!esse negócio de carnaval de Clube é invenção que não tem cabimento.
Desculpe a franqueza

Ana Lúcia disse...

O pensamento ainda é livre. Até concordo que carnaval na rua dê maior sensação de liberdade. Mas, lembro pouco do carnaval no clube, mas, também gostava, talves, nem do próprio carnaval,mas, da felicidade que estampava o rosto de todo mundo. Se fosse optar, seria pela velha marchinha, uns de um lado outros de outro, independente de ser na rua ou no clube. Mas, o carnaval de rua, além de vários ritmos de música, Muitos jovens bebendo muito e muita briga.... nem parece uma festa.

Anônimo disse...

Época que marcou.

A Regina falou de um carnaval de época (com lança perfume, marchinha, mascara) que deixou saudade. Só quem vivenciou na época sabe muito bem o que a Regina quis dizer. Parabéns Regina.
Quem discordar, sem ser da época, fala sem conhecimento de causa.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.