6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de abril de 2010

BRAZÓPOLIS OU BRASÓPOLIS???

Temos sido muito questionados sobre a grafia do nome de nossa cidade. Como os leitores já devem ter notado, usamos sempre Brazópolis com “Z”. Pesquisando na internet encontramos um artigo do Sr. João Armando Braz de Faria, membro da ABLH (Academia Brazopolense de Letras e História):
“O distrito de Vargem Grande passou a Vila, desmembrando-se de Itajubá em 1901, com o nome de Vila de São Caetano da Vargem Grande. Em 1909 passou a se chamar VILA BRAZ, em homenagem ao grande batalhador pela emancipação de nossa terra, e sua figura mais ilustre da política local, o Coronel Francisco BRAZ Pereira Gomes. Em 1923, pela Lei Estadual nº 843, a vila passou a cidade, com o nome de BRAZÓPOLIS, com "Z". Entretanto, pouco depois de 1950, alguns órgãos federais e estaduais passaram a grafar o nome de Brazópolis com "s", sem que houvesse uma lei específica, para este fim, da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a quem compete a alteração do nome das cidades mineiras. Mesmo a Assembléia Mineira, para alterar o nome de uma cidade, necessita que no corpo da lei esteja claramente definido que: "o topônimo de Brazópolis passa para Brasópolis", o que não aconteceu até hoje. Sendo assim, o nome oficial de Brazópolis é com "z". A alegação de que o nome deveria atender à regra ortográfica, de caráter federal, onde a letra com som de "z" entre duas vogais deve ser grafada com "s", não é de aplicação automática em nome de cidade, visto que caberia à Assembléia Legislativa aplicar tal regra se assim achasse cabível. Em 04/08/1967, a Lei Municipal nº 131/67 procedeu a alteração do nome da cidade para Brasópolis, com "S", esquecendo-se de que o nome (hoje sobrenome) emprestado à cidade era, sempre foi e sempre será, BRAZ, com "Z". Assim, a Lei Municipal nº 371/97 de 25/09/1997, resgatando a tradição, restabeleceu o nome original de BRAZÓPOLIS, com "Z".
A Câmara Municipal de Brazópolis votou leis referentes a este assunto, mas como a competência é da Assembéia Legislativa, as mesmas só tiveram o caráter psicológico junto a seus munícipes, prevalecendo o nome oficial de BRAZÓPOLIS.”

31 comentários:

Anônimo disse...

E alguém poderia nos explicar o motivo de até hoje, e desde 25/09/1997, como informa o texto acima, BraSópolis é ainda considerado com S por qualquer órgão em nível estadual e federal? Um exemplo simples é, nada mais, nada menos, que o IBGE.

Flora Maria C. Gonçalves Gomes disse...

Sr. anônimo, foi uma luta de quase 10 anos para resgatar o nome histórico e de direito de nossa querida Brazópolis.Gostaria muito que esse tema fosse mais falado nas escolas e entre a população em geral para as pessoas não ficarem equivocadas e sempre com a impressão que alguma coisa não bate.A academia de letras e história de Brazópolis é o orgão mais apropriado para contar esta história,foram anos de estudos e empenho de alguns academicos.Essa matéria já foi divulgada amplamente inclusive neste blog,talvez o sr. não tenha tido a oportunidade para le-la.Pediria a sra. Fátima que a repetisse.De minha parte,penso que foi reparado um erro e que muito prejudicou nosso município,essa é uma outra história.Espero que o sr. fique bem esclarecido.

Anônimo disse...

Infelizmente não é verdade que foi resgatado e nem reparado o erro a respeito do nome de nossa terra querida "São Caetano da Vargem Grande". Como sou um estudioso e conhecedor da tão falada "tradição das famílias de nossa terrinha", posso dizer que a mudança de Brasópolis para BraZópolis foi tão somente uma homenagem que quiseram fazer para a família Braz. Se realmente vcs forem fazer um estudo profundo Da. Ana Chaves doou o terreno para a Igreja para que fosse construída uma capela para São Caetano. E como (infelizmente) Brasópolis pertencia ao município de Itajubá- MG os políticos daquela época tomaram posse desse município, mas nunca fizeram nada por nossa terra. Tudo que era bom era mandado para Itajubá e o pior expulsaram os missionários daqui, gerando a famosa "praga de padre" e com isso nada em Brasópolis vai para frente. E até hoje isso ainda acontece: o próprio escritório do Observatório Nacional se encontra instalado em Itajubá. Preciso falar mais? Acho que não. Se Brasópolis é com S ou Z isso é de menos. Temos é que pensar no progresso de nossa cidade e não ficar brigando por uma Brasópolis com "Z". Me desculpe se magoei alguém mas essa polêmica não leva a nada. Se isso for atrapalhar o nosso progresso devemos é fazer então um abaixo assinado para que volte a ser chamada "São Caetano da Vargem Grande" e não dar tanta importância para tradição de família que nunca existiu.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta besteira dita por um "entendido"(anonimo acima) que nem teve a delicadeza e a honradez de assinar o próprio nome em assunto importante pelo menos para alguns, concordo que a relevância do "S" ou "Z" não é fundamental para nossa sobrevivência, mas o legado deixado pela familia BRAZ foi fundamental para a educação, saúde e saneamento básico de nossa querida BraZopolis, tanta que até parte de nossa rede de Esgotos que correm no subsolo foram construídas pelo Coronel incluído um emissário de esgoto que foram destruídos por pessoas talvez "inteligentes e cultas" como você, sobre educação e cultura nem preciso desenhar para você entender. Assino o o que comentei quando o anônimo se identificar.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo acima, o de cima do de cima, só falou besteira...

Flora Maria C. Gonçalves Gomes disse...

O Sr. anônimo entendido e estudioso sobre o tema faz parte daquele grupinho que fala sozinho,briga sozinho e defende teses em frente ao espelho.Aconselho ao sr. a ter mais firmeza em suas idéias e ideais,o mundo precisa de cidadãos assim,que briguem pelo que acreditam e que façam alguma coisa boa pra Brazópolis.Não fique magoado, sua familia também é muito importante pra nossa terra.Mudando de assunto, o sr. deveria cuidar mais de sua bela profissão e dar mais atenção a seus clientes.

Anônimo disse...

essa turma e engraçado,se preocupam com o nome de brazopolis,que pessoal dedicado vixiii, deviam estar preocupados com avergonha que brazopolis esta passando,brazopolis esta voltando ao passado,nossa cidade esta decadente e vcs preocupados com s ou z me poupem .

Anônimo disse...

pois é minha gente porque todo prefeito que entra nesta cidade de tao amávelmente acolhedora,tem sua panelinha e só coloca pra seu governo gente meramente aposentado bem e nao da valor talvesz nem mesmo aos filhos da terrra que numca passsa de presepio. nem fabricas nem pode seguir a diante tem de ser sempre a pequenina.desculpe o desabafo..............

Anônimo disse...

O anônimo de cima do de cima, deve ser um desconectado, sem chip, sem passado,esperando a morte chegar com a boca cheia de dente como diria Raul Seixas. rsrsrsrsr

Anônimo disse...

vc esta correto meu amigo anonimo de cima ,o povo merece mudança,limpar essa politica suja de brazopolis ,pessoas novas,ideias novas novos ideais,deixar esses politicos,de fora fazer uma renovaçao total,mudar totalmente ,radicalmente,deixar o povo a par de todas essas sujeiradas, e banir esses politicos corruptos de nossa cidade,apartir desse ano,vou começar a fazer movimentos,em todos os bairros ,e concientizar o povo para abrir os olhos com promeças falsas,desssa politica suja,nao sou politico ,nem me interessa ser,politica me da azia ,mas amo muito minha cidade para continuar ,vendo ela se acabar,logo vou mandar meu email,quem se interresar,pode nos acompanhar nessa luta

Chico João disse...

Último Anônimo (22 de janeiro de 2011 20:21), estou vendo você falar, pode contar comigo; RENOVAÇÃO JÁ;
Chico João

Anônimo disse...

vc esta certo anonimo conte comigo,essa cidade merece mudança vamos começar limpando essa politica ,renovaçao jã´,mande seu e-mail que começaremos uma nova era em brazopolis,a era da mudança

Anônimo disse...

Tb visto esta camisa!! estou com os amigos acima!!! chega dessa politica oportunista de Brazópolis!!!RENOVAÇÂO E INOVAÇÂO JÁ!!!!!

Anônimo disse...

TAMBEM ,CONCORDO COM VCS AMIGOS DE CIMA ,CHEGA DESSA MESMICE ,BRAZOPOLIS MERECE E PRECISA DE COISA MELHOR DO QUE ESTA POLITICA QUE ESTAMOS VENDO,SO GENTE OPORTUNISTA ,SO PANELINHA,CHEGA VAMOS ADERIR A ESSE MOVIMENTO,DE RENOVAÇAO E INOVAÇAO COMO DISSE O AMIGO DE CIMA,VAMOS VER IDEIAS NOVAS DEIXAR O PASSADO, QUEM VIVE DE PASSADO E MUSEU,E NOS JA ESTAMOS MUITO ATRASSADOS,BRAZOPOLIS JA REGREDIU UNS 50 ANOS,GENTE BOLA PRA FRENTE,

Anônimo disse...

Muito bonito, só falta fora o Chico Jõao, de mostrarem a cara, como anônimo transparece medo e covardia, para uma empreitada(cruzdarsrsr) tem que se identificar e dar a cara a tapa, do contrario cale-se para semprersrsrsrsr.

Anônimo disse...

O anonimo que diz que quem vive do passado é museu, além de sua falta de educação com essa gritaria,é desprovido de conteúdo e deve ser um tremendo mal caracter.

Anônimo disse...

vejam a noticia em santo antonio do descoberto goias a revolta do povo contra a prefeitura,que igual aqui , esta abandonando a cidade vejam a reportagem depois o povão se revolta , o povo e que esta errado,deixem dessa vergonha ,brazopolis esta se diluindo em vexames,em vergonha,se as autoridades nao tomam atitude,a sociedade vai se moblizar pra isso ,quem sabe o povo da geito nessa bagunça

Anônimo disse...

oie vcs anonimos .. pq vcs naum se identifica ?

fala na lata .. pq assim os politicos tomam jeito ..
brasopolis precisa de mudança sim .. mais naum pelo anonimato ..
vamos la lutar por um brasopolis melhor ..
levar esse jovem a fazer algo de bom ..
pq eles so querem beber e usar droga ..

kd nossa autoridades de fica dando ouvido a picuinhas .. vamos la botar esses trafocantes atraz da grades ..se bem q a justiça solta depois neh ..
mais vamos lutar juntos .. amem

Anônimo disse...

verdade se o povo quiser .ele faz ..o povo tem forças pra isso ..

vamos la populaçao de brasopolis . da um basta nisso ..

Braso disse...

Nossa como tem valentes postando aqui, só falta assinar o nome para ser gente de verdade. rsrsrsrsrsrsr

HELENI NORONHA disse...

Realmente,é mto fácil falar,falar....mas p/ter peso e expor a opinião,assine...assim será válido...

Anônimo disse...

Não há um senso comum sobre o assunto (s ou z).
Notei que a Assembléia Legislativa de Minas, na verdade, grafa o nome da cidade como Brazopolis (sem acento), logo diferente de Brasópolis e Brazópolis.

Vejam o seguinte endereço:
http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=estado&diretorio=munmg&arquivo=municipios&municipio=8909

Notem que o item XV com respeito a história da cidade grafa a vila como Vila Brás (e não Braz) e a cidade como Brasópolis. A fonte é a Secretaria da Cultura do estado.

Além disso, vejam a grafia no mapa da mesma página.

No final das contas, três grafias diferentes. Tenho que concordar com alguns anônimos aí de cima: Tem coisa muito mais importante para fazer na cidade do que vereador e acadêmico ficar querendo mudar o nome da mesma.

João Carlos Ramos

Anônimo disse...

FATMA PODERIA NO SEU JORANL POSTAR SOBRE UMA RIFA QUE CORREU PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO EU GANHEI EUM DVD DO SERGINHO DA FARMACIA E CORRI A RIFA TENHO QUE DAR SATISFAÇÃO A TODOS PRA QUEM SAIU SE VC PERMITRI AGRADEÇO.

Anônimo disse...

brasopolis com sz procupar com coisa tao banau.o povao precisa e de emprego para ter ganho financeiro .Isto nao leva a nada.SZ.sENAO TRABALHO NAO E SZ QUE FAI SUSTEMTAR.MEU NOME PAULO SERGIO 12 ANOS.

Anônimo disse...

Olhe uma sujestão escreva com W

Armando Oliveira Pinto disse...

Quanto erro de português nos textos acima. Para quem não sabe escrever, vai uma dica. Cole o texto que vocês escrevem e "joguem" em um corretor ortográfico, pode ser o "word". Depois é só apertar a tecla F7. Pronto. O texto sai corrigido. Por favor, não assassinem a nossa última flor do lácio, inculta e bela (Olavo Bilac, so para sacanear). Armando O. Pinto

Anônimo disse...

ATENÇÃO JOVEM,CARNAVAL E DIVERSÃO,não PROBLEMÂO.

Anônimo disse...

braszolis ta bom assim ? anonimo ou anonimos, nao importa o quanto voce se importa algumas pessoas simplesmente nao se importa ja dizia shakspeare
ass cida maria ou vice versa? o que importa.

graciela aparecida silva disse...

sou graciela aparecida da silva,estou aprocura de um pai que abandonou sua filha engonou até passar de maior ,mas mesmo assim estou aprocura,sei que vive em Brasopolis seu nome é Luis Roberto guimarães.quem souber do paradeiro me avise ,endereço eletronico m_re_gra@hotmail.com ou tel 12 39668543

Anônimo disse...

NAO estou nem azul

Anônimo disse...

brasopolis parabens pele cidade meravilhosa que voce e

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.