Ata da Décima Quarta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de
Brazópolis no ano legislativo de 2012, realizada dia 22 de Maio de 2012, às
18h30min. Instalada, a sessão, o Senhor Presidente cumprimentou a todos os
presentes e pediu ao secretário da Mesa que fizesse a chamada. Eu Danilo
Pereira Rosa, Primeiro Secretário, fiz a chamada e constatei a presença dos
demais vereadores, logo após o Senhor Presidente proferiu as seguintes
palavras: “Sob a proteção de Deus e como representantes do povo brazopolense, iniciamos
nossos trabalhos no legislativo”. Foi feita a leitura da Ata da Décima Terceira
Sessão Ordinária de 2012, discutida, corrigida e aprovada por unanimidade.
Leitura das correspondências recebidas e expedidas: Carta do Ministério da
Educação informando a liberação de recursos para o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação, Alimentação Escolar: _ EJA Valor R$ 366,00; _
Pré-Escola Valor R$ 1.572,00; _ Creche Valor R$ 492,00; _Ensino Fundamental
Valor R$ 5.910,00; PNATE (somatória) Valor R$ 22.122,53; referente ao mês de
Abril. PDDE (somatória) Valor R$ 4.041, 00; referente ao mês de Maio,
beneficiário Prefeitura Municipal de Brazópolis. A palavra ficou aberta para os vereadores
colocarem seus encaminhamentos para providências: Pedido de Providência Nº
08/2012 do vereador José Maurício Gonçalves solicitando, que o setor de obras
da prefeitura dê uma atenção aos bueiros de captação de águas pluviais,
existentes em nossa cidade, onde vários deles se encontra com deficiências em
suas grades de segurança, pondo em risco de acidentes os pedestres,
principalmente nossas crianças. Sito um deles próximo à escola Nossa Senhora
Aparecida. Pedido de Providência 13/2012 solicitando, dos vereadores José
Carlos Dias e José Maurício Gonçalves, Execução de manutenção da estrada do
observatório com serviços de “patrolamento”, limpeza das saídas de água e
aterro de trechos com muitas pedras pontiagudas. Requerimento Nº 14/2012 da
Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, solicitando: 1 –Cópia da
Portaria de nomeação do servidor responsável pelo Departamento de Compras da
Prefeitura; 2 – Qual cargo ocupa ou que tipo de vínculo (contrato) a Sra. Carla
Manso tem com a Prefeitura e quais funções desenvolve na administração? Pedimos
as informações para averiguar algumas informações encaminhadas à Comissão sobre
a área de compras da Prefeitura. Requerimento Nº 15/2012 da Comissão de
Finanças, Orçamento e Fiscalização, solicitando: 1 – Processo nº 23/2012 –
Pregão Presencial nº 13/2012; 2 – Processo nº 108/2012 – Pregão Presencial nº
31/2012. Solicitamos as seguintes informações dos processos: Justificativa para
abertura do processo de licitação, Cópia do Edital de licitação, do Mapa de
apuração do certame, Ata de classificação das empresas e homologação da
licitação. Ofício Nº 01/2012 da Comissão de Legislação, Justiça e Redação
solicitando do executivo que no envio das matérias a esta Casa, venham também
em forma digital, com o intuito de que esta comissão faça alterações antes de
serem devolvidas ao chefe do executivo. Indicação Nº01/2012 da Vereadora
Adriana Lúcia Mendonça solicitando do executivo, que seja feita uma calçada em
frente à quadra de esportes de Estação Dias. Essa execução irá dar uma melhor
aparência ao espaço público e melhorar o tráfego de pessoas. E também que seja
feita vistoria nas ferragens da referida quadra, visto que elas apresentam
quebrados, ferrugem, trazendo sérios ricos aos usuários. Já tivemos inclusive
um caso de criança que se feriu em um dos ferros. Como houve um lapso pelo Sr.
Presidente em colocar os encaminhamentos em aprovação do plenário neste
momento, os encaminhamentos feitos pelos vereadores foram todos aprovados por
unanimidade, no período do grande expediente. Com a palavra o Sr. Presidente
disse que o assunto em seqüência é a colocação em pauta do relatório da
Comissão de Finanças que apresenta denúncias sobre as omissões do Prefeito em
responder requerimentos dos vereadores e das viagens do Prefeito a São Paulo.
Explicou que, em virtude de inexistência do vice-prefeito Sr. Amauri Noronha
Gomes, falecido, e o cargo se encontrar vago, ele está impedido de presidir
esta votação, por suspeição, visto que o presidente da Câmara é o substituto
direto do prefeito. O Sr. Presidente disse que por hora se afasta da
presidência para o andamento dos trabalhos e que os vereadores sintam-se
bastante livres e que procedam um bom trabalho. Afirmou ainda que, “Em momento
algum eu tive e tenho interesse em ocupar a cadeira do chefe do executivo, a
minha projeção de trabalho pro município foi aqui no legislativo e graças a
Deus estamos aqui fazendo de modo preciso.” O Sr. Presidente Sérgio Fernandes,
solicitou que seu vice, o vereador Péricles Pinheiro, ocupasse o seu lugar.
Assumindo a cadeira de presidente, com a palavra o Vereador Péricles Pinheiro disse
que “Assumo a presidência Obedecendo ao §2º do Artigo 20 do Regimento Interno,
mas em razão da minha participação como membro da Comissão de Finanças,
Orçamento e Fiscalização, que é a denunciante, eu me encontro também impedido
de conduzir os trabalhos em relação aos procedimentos do relatório, mas estou
amparado no Decreto Le Federal nº 201/67, de usar meu voto de minerva, caso o
relatório seja colocado em votação e haja empate na votação”. O Secretário
Danilo Pereira Rosa, assumiu então a presidência para a condução dos trabalhos
e solicitou ao vereador José Maurício Gonçalves, para que compusesse a Mesa
como secretário Ad Hoc. O Presidente Danilo Pereira Rosa solicitou do relator
da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, vereador José Carlos Dias
que procedesse com a leitura do Relatório. Foram lidas as 21 páginas do
presente relatório e apresentados os anexos juntados ao processo: VOLUME I –
Pasta com 82 páginas numeradas e rubricadas; VOLUME II – Pasta com 145 páginas
numeradas e rubricadas; VOLUME III – Pasta com 76 páginas numeradas e
rubricadas. E a conclusão deste: “considerando as informações dos documentos
analisados e anexados ao presente relatório, considerando também as análises
procedidas pela Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização e ainda a
existência de indícios contundentes de graves desvios de conduta e de omissões
cometidas no exercício do cargo de Prefeito Municipal, pelo Sr. Josias Gomes,
apresentamos aos demais vereadores da Casa as seguintes DENÚNCIAS: 1 – Deixar de responder, dentro dos prazos legais,
requerimentos de informações, regularmente aprovados pela unanimidade dos
vereadores e encaminhados à Prefeitura; 2 – Fazer muitas viagens a São Paulo/SP
para tratar de assuntos de interesse particular, sem a devida licença da Câmara
Municipal, e utilizar-se, indevidamente, de recursos do Erário Público para o
custeio de tais viagens; 3 – Perceber vantagem na forma de verba indenizatória,
a título de ressarcimento de despesas com combustíveis, pela utilização de veículo
próprio, em viagens para tratar de interesses diversos aos assuntos do
Município; 4 – Quebrar o Decoro no exercício do mandato, desviando-se do
Interesse Público, quando em exercício no cargo de Prefeito Municipal de
Brazópolis, exercendo, deliberadamente, função de administração de empresa
privada de sua propriedade.” Com a palavra vereador José Carlos Dias, como
relator apresentou seu voto FAVORÁVEL, pelo encaminhamento do presente
relatório ao Presidente desta Casa para as devidas providências a serem
tomadas. Com a palavra o vice-presidente da Comissão, vereador Péricles
Pinheiro disse que sempre se pautou pela transparência que exige esse cargo e
antes de proceder seu voto também FAVORÁVEL, fez uma leitura de um texto, de
autoria do professor Evanio de Moura que
fala da “Evolução histórica do conceito de Moralidade que resumidamente fala
das questões de nepotismo – por excesso de cargos em comissão – por
terceirização – por contratação de pessoal diretamente pelo gestor público por
contrato temporário. Ao término da leitura declarou seu voto também Favorável
pelo encaminhamento do presente relatório ao Presidente desta Casa para as
devidas providências a serem tomadas. Com a palavra a vereadora Adriana Lúcia
Mendonça presidente da Comissão disse que: “Examinado atentamente o relatório e
as conclusões pelo relator, de que há indícios suficientes para se constituir
uma comissão processante, meu voto é contrário, pelos seguintes fundamentos;
muito embora com atrasos o Sr. prefeito respondeu a maioria dos requerimentos e
pedidos de informações da Câmara. Não existe nenhuma prova concreta que as
viagens do prefeito a São Paulo, sejam para tratar de assuntos particulares. O
ressarcimento recebido está previsto na Lei Municipal Nº 848/2009 no seu Art.
4º. Também não existe prova em relação ao prefeito exercer função de
administração de empresa privada de sua propriedade; pois ele pode ser o
proprietário e não ser o gerente. Enfim, todas as informações trazidas a
Comissão, são superficiais e inconsistentes; pelo que meu voto é CONTRÁRIO, a
conclusão do relator.” O Presidente Danilo Pereira Rosa, antes de colocar o
relatório em votação, informou que tendo em vista a impossibilidade dos
vereadores: José Carlos Dias , Adriana Lúcia Mendonça e o Presidente Sérgio Fernandes
dos Reis; votarem pelo recebimento ou rejeição das denúncias, o Presidente
Danilo, convocou os seguintes suplentes a comporem o plenário: Suplente do
vereador José Carlos Dias – Sr. Espedito Martins de Noronha. Suplente da
vereadora Adriana Lúcia Mendonça – Sr. Vivaldi Custódio da Silva Neto. Suplente
do vereador Sérgio Fernandes dos Reis – Sr. José Luiz da Silva Loureiro. Os
Seguintes suplentes fizeram o juramento da Lei Orgânica e foram empossados. Já
com os vereadores em seus lugares o Sr. Presidente colocou o Relatório em
Discussão: Com a palavra o vereador Lucimilton Faria Carneiro, pela bancada do
PDT, proferiu a leitura de jurisprudências e resoluções, (segue o texto na
integra): Todo e qualquer processo de cassação de mandato contra prefeito, só
pode ser instaurado pelo voto de dois terços dos vereadores da Câmara
Municipal. Isto porque, o mesmo quorum é exigido para se instaurar esse tipo de
processo contra o Presidente da Republica e Governador do Estado (Art. 91, §
3º, Constituição de Minas Gerais), por força do Art. 86, da Constituição
Federal que diz: “Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da
República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a
julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas inflações penais comuns, ou
perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.” O principio da
simetria com o centro impõe que Estados e Municípios observem ao quorum do art.
86 da CF/88, supra transcrito, isto é, dois terços. Este o entendimento da
jurisprudência. TJMG: “A Constituição da República e Constituição do Estado de
Minas Gerais exigem quorum qualificado de dois terços para recebimento de
reclamação contra o Chefe do Executivo por crime de responsabilidade. 5. A
inobservância do quorum qualificado no recebimento de denúncia contra prefeito
municipal torna inválido o processo político administrativo dele decorrente. 6.
segurança concedida para declarar a nulidade do processo político
administrativo instaurado contra o imperante.” (Proc nº 1.0000,07456237-2/000, Rel. dês. Caetano Levi Lopes, pub.
20/05/2008. TJMG: “ A instauração de processo administrativo contra o chefe do
Executivo deve ser recebida por quorum qualificado, de 2/3 dos membros, ou
seja, maioria absoluta. A constituição da republica de 1988, revogou a
disposição do Decreto-Lei 201 (art. 5º, II) que estabelecia maioria simples
(maioria dos presentes) para instauração do processo político-administrativo.
3. A participação do mesmo vereador na CPI e na Comissão Processante prejudica
a imparcialidade esperada nos procedimentos”. (Proc. Nº 1.0000.08.482711-2/000,
Rel. Des. Vanessa Verdolim Hudson, pub.06/03/2009). TJMG: “Sem embargo de o
art. 5º, inc. II, do Decreto-lei Nº 201/1967, condicionar o recebimento da
denúncia ao voto da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, é de
aplicar-se, pelo principio da simetria ao centro, o “” quorum”” de dois terços
previstos nos arts. 86 da Constituição da Republica e 91, § 3º , da Constituição do Estado de Minas
Gerais, concluindo-se que a legislação infraconstitucional, neste aspecto, não
foi recepcionada pelo ordenamento constitucional. 2 – Segurança concedida”.
(Proc. Nº 1.0000.04.409113-0/000, Res. Des. Edgard Penna Amorim, pub.
19/08/2005). TJMG: “Para o recebimento de denúncia contra o Prefeito Municipal
pela Câmara, necessária a maioria qualificada dos vereadores. Aplicação do
princípio da simetria com o centro, em atenção ao art. 86, da CF e § 3º, do
art. 91 da Constituição Estadual.” (Proc. Nº 1.0395.02.003753-1/001, Res. Des.
Silas Vieira, pub. 21/102005). Ao final o vereador Lucimilton perguntou a
Comissão se é este o processo que está sendo aplicado. Com a palavra o vereador
Péricles Pinheiro disse que ainda não se chegou a um processo de votação da
cassação do mandato do prefeito, que teria a necessidade de 2/3 (dois terços)
para a cassação. O presidente pediu que o Vereador José Carlos, Relator da
Comissão de Finanças, falasse para o esclarecimento da questão. Com a palavra o
vereador Sérgio Machado disse que, pela ordem, o vereador José Carlos não pode
se manifestar. Com a palavra o vereador Maurício Gonçalves explicou também que,
no momento, não estaremos votando a cassação do prefeito e sim a aprovação do
relatório recebendo as denuncias, para que se aprovado, instaure então a
Comissão Processante. Com a palavra o Presidente Danilo, disse que na qualidade
de Relator o vereador José Carlos poderia explicar. Com a palavra o vereador
José Carlos, esclareceu que somente na qualidade de Relator ele pode participar
de todo o processo, menos votar, segundo o Art. 5º do Decreto Lei nº 201/67, e
leu um trecho da Lei: “Se o denunciante for Vereador, ficará impedido de voltar
sobre a denúncia e de integrar a Comissão processante, podendo, todavia,
praticar todos os atos de acusação.” O vereador José Carlos disse ainda que a
discussão é somente sobre o conteúdo do relatório e que ainda não estamos no
momento da votação, e se colocou mais uma vez à disposição para falar se houver
questionamentos sobre as denúncias colocadas no relatório. Com a palavra o vereador
Sérgio Machado disse que admitida a acusação pelo recebimento do relatório, o
mesmo tem que ser aprovado por 2/3(dois terços) como aponta a jurisprudência
lida pelo vereador Lucimilton. Em
apreciação da argüição do Vereador Sérgio Machado, o presidente nos atos do
processo Vereador Danilo Rosa, informou que a sessão estaria suspensa por 10
(dez) minutos para consulta ao Assessor Jurídico da Casa sobre a questão. Após
a consulta, o parecer da assessoria jurídica foi pelo entendimento que a interpretação
correta é que na votação do relatório necessitaria apenas de maioria simples,
conforme dispõe o Decreto Lei 201/67, uma vez que o texto não foi revogado
expressamente e que a jurisprudência é o entendimento do juiz, no caso concreto
analisado. Com a palavra o vereador Sérgio Machado disse que: “O parecer verbal
do nobre advogado da Casa, disse que existem decisões julgadas, favoráveis a
2/3 (dois terços) e outras decisões que foram por maioria simples. O que foi
lido que é o principio da simetria, por exemplo, o presidente da republica para
sofrer um processo de cassação, como o que está sendo pleiteado aqui, necessita
de 2/3 (dois terços) da Câmara dos Deputados, o Governo do Estado também
necessita de 2/3(dois terços) da Assembléia Legislativa, então pelo principio
da simetria, como foi lido pelo vereador Lucimilton seria a mesma regra
2/3(dois terços), ou seja, seis votos favoráveis. O vereador Sérgio Machado
perguntou ao Sr. presidente como seria feita a votação. Com a palavra o
Presidente Danilo informou-lhe que seria nominal por ordem alfabética. Com a
palavra o vereador Sérgio Machado, lendo o regimento interno disse que a
votação teria que ser feita em escrutínio secreto, caso o presidente queira
votar em primeira votação e o presidente só votaria em caso de empate, ou seja
o presidente não pode votar em voto aberto. Com a palavra o vereador Péricles
Pinheiro disse que, no caso de empate, ele usaria seu voto de minerva para
desempatar, conforme o Decreto Lei Nº 201/67 o estabelece. Os vereadores, Sérgio
Machado e o vereador Péricles Pinheiro em razão de divergências de
interpretação debateram a ordem da votação. O vereador Sérgio Machado disse que
só hoje ele teve acesso ao relatório e que antes da leitura ninguém podia ver.
O vereador Péricles disse que a Comissão se reúne todas as segundas-feiras, às
14 horas e que quase nunca o vereador Sérgio Machado aparece nesta casa e que o
relatório nunca foi nenhum segredo de estado. Com a palavra o vereador José
Carlos Dias, mais uma vez, chamou a atenção para a discussão do conteúdo do
relatório, e disse que a Comissão é formada por vereadores das bancadas da Casa
e que se a Vereadora Adriana Lúcia Mendonça não levou as discussões da Comissão
para conhecimento da Bancada do PDT, isso deve ser questionado a ela, uma vez
que a matéria do relatório, em nenhum momento, tramitou em sigilo. Com a
palavra o vereador Péricles Pinheiro disse que, quanto aos documentos, notas e
cupons fiscais das visgens, que chegaram a semana passada, que iria ser lido o
relatório, ele disse que estes nada acrescentariam e que poderiam ser
analisados pela futura comissão processante, caso fosse instituída. Segundo o
vereador Péricles, ele deu uma olhada nestas notas e lá está comprovando que o
prefeito, nas viagens pra São Paulo, recebia R$0,50 centavos por Km e também
ressarcimento de combustível. Agora quem de fato irá olhar isso com mais
detalhes é a Comissão Processante, se formada. Não havendo mais discussão, o
Presidente, colocou o Relatório em votação nominal, por ordem de Chamada:
favorável pela sua aceitação ou Contrário a sua aceitação. O secretário Ad Hoc, vereador José Maurício
Gonçalves fez a chamada para a votação: Danilo Pereira Rosa, voto favorável;
Espedito Martins de Noronha, voto favorável; João do Carmo Lúcio, voto
contrário; José Luiz da Silva Loureiro, voto favorável; José Maurício
Gonçalves, voto favorável; Lucimilton Faria Carneiro, voto contrário; Sérgio
Emanuel de Noronha Machado, voto contrário; Vivaldi Custódio da Silva Neto,
voto contrário. Como houve empate na votação, foi consultado o voto de minerva
do vereador Presidente Péricles Pinheiro, que votou favorável. Ficando 5 votos
favoráveis contra 4 votos contrários, o presidente para os atos do processo,
Vereador Danilo Rosa, declarou aprovado o recebimento das denúncias. Após a aprovação do relatório, havendo a
necessidade de se formar uma comissão processante, representada por 3
vereadores aptos a participarem, foi feito um sorteio em três etapas
respeitando os blocos parlamentares; no primeiro sorteio entre a bancada do PDT
com os vereadores: Lucimilton Faria Carneiro, Sérgio Emanuel de Noronha Machado
e João do Carmo Lúcio; onde o sorteado
foi o vereador João do Carmo Lúcio. O segundo sorteio com a bancada do PT com
os vereadores: José Maurício Gonçalves e Danilo Pereira Rosa; onde o sorteado
foi o vereador José Maurício Gonçalves. No terceiro sorteio com os vereadores
das duas bancadas PDT e PT que ainda não foram sorteados: Sérgio Emanuel de
Noronha Machado, Danilo Pereira Rosa e Lucimilton Faria Carneiro; onde o
sorteado foi a vereador Danilo Pereira Rosa. O presidente solicitou intervalo
para os sorteados, escolherem entre eles os cargos da comissão. Após o
intervalo o presidente informou a composição da Comissão Processante:
Presidente: vereador João do Carmo Lúcio, Vice-presidente: vereador Danilo
Pereira Rosa, Relator: José Maurício Gonçalves. Finalizando o presidente dos
atos do processo Vereador Danilo Rosa informou que a Comissão iniciará os
trabalhos, dentro em cinco dias, após recebimento da documentação das
denuncias, notificando o prefeito, com a remessa de cópia da denúncia e
documentos que a instruírem, para que, no prazo de dez dias, apresente defesa
prévia, por escrito, indique as provas que pretender produzir e arrole
testemunhas, até o máximo de dez. Este processo deverá estar concluído dentro
em noventa dias, contados da data em que se efetivar a notificação ao acusado.
Dando como finalizados o processo referentes as denúncias, o vereador Danilo
Pereira Rosa, agradeceu a presença e participação dos suplentes e solicitou que
o presidente Sérgio Fernandes dos Reis e os demais vereadores ocupassem os seus
devidos lugares no Plenário. A sessão passou para o grande expediente, sendo a
palavra aberta por ordem de solicitação: Com a palavra o Sr. presidente desejou
boa sorte a esta comissão processante e que ela haja de acordo com a lei e o
façam com responsabilidade, hombridade e transparência e concluam seus
trabalhos dentro do prazo vigente. Com a palavra o vereador José Maurício
Gonçalves, falando como relator da comissão processante solicitou do Sr.
presidente a contratação de um advogado com experiência no caso para acompanhar
os trabalhos que a comissão desenvolverá. Com a palavra o vereador José Carlos
disse que em relação ao pedido que a comissão fez ( Parecer do IBAM) sobre o
aumento no salário dos agentes comunitários, o parecer do IBAM já se encontra
com a Comissão e que essas informações serão encaminhadas aos agentes para
ciência dos servidores. Em relação a votação do recebimento das denúncias e a
polêmica sobre o quorum de votação, o Vereador José Carlos disse que cabe a
justiça, se acionada, verificar o cumprimento das formalidades legais pelos
vereadores, em relação ao processo de votação e ao seguimento das normas
referentes ao assunto. Porém, a justiça não questiona o julgamento da matéria
pelos vereadores, uma vez que essa função cabe somente ao legislativo. Não
havendo mais nada a tratar, o presidente declarou encerrada a sessão e convocou
a todos para a próxima sessão ordinária do dia 29 de Maio às 18h30min. Desejou
ainda uma boa noite, uma boa semana e que Deus os acompanhe. Dando como
encerrados os trabalhos daquela sessão, eu Danilo Pereira Rosa Secretário da
Mesa, lavrei a presente Ata, que após lida, e, se aprovada, será assinada por
mim e por todos os Edis presentes.
32 comentários:
Parabens sra.vereadora Adriana Lúcia,penso que seus colegas estão levando em conta "conversas de comadres,a sra. foi justa e coerente em sua justificativa.Para "caçar um prefeito é preciso MUITO,mas muito mesmo,os vereadores de Brazopolis estão sem rumo,batendo na mesma tecla e deixando passar as oportunidades de colaborarem pra Brazopolis progredir.Essa guerra da camara contra o executivo parece coisa de criança.Eu não tenho motivo algumpra defender esse ou aquele prefeito mas como cidadão brazopolense que sou não posso me calar diante DISSO.
Caçar ou cassar? Cidadão coerente, sabe distinguir?
Coerente será ver o prefeito se defendendo, se o fizer, ai sim poderemos saber se as acusaçoes são motivo de CASSAÇÃO. Abandonar suas responsabilidades administrativas para viajar para SP cuidar de coisas particulares com dinheiro público e durante a semana, é MUITO grave, é improbidade administrativa ou incopetencia administrativa, motivo de sobra para ser cassado.
Muito, mas muito mesmo: improbidade administrativa, gasto do dinheiro público com objetivos particulares, descaso com o legislativo, manipulação de laudos ambientais, nepotismo e mentiras, muitas mentiras. E Sra Vereadora ainda acha pouco.
5 x 4 , para os quatro que votaram a favor do prefeito fica uma pergunta. Se o prefeito quer reembolsar os gastos com as viagens para SP, então houve a irregularidade. Ele pode pagar os gastos com combustível, mas nunca vai poder pagar pelas faltas no serviço.
O cara é eleito para administrar o dinheiro da cidade por quatro anos e durante os cinco dias da semana. Tem o direito de ir a BH, Brasilia e a qualquer outra cidade se for para trazer dinheiro para a cidade. Se ele não fizer isso deverá ser demitido por justa causa como quaquer funcionário.
Mentir, ignorar e omitir são bons motivos para despedir QUALQUER funcionario público.
Uma acusação ingenua e sem sentido, Brazopolis precisa de uma câmara que tenha objetivos e não essa papagaiada eleitoreira e demagógica, temos assuntos relevantes que ajudariam o municipio tais como fazer leis e eles querem fazer outra coisa, acordem vereadores.
Defendendo o prefeito agora Senhor Paulo de Tarço o que esta acontecendo em estranho .Quem nao deve nao teme .
Não estou defendendo ninguém e assino Braso como nick e sou o Paulo de Tarso e não escondo como anonimo e defendo a verdade como cidadão.
Então o exprefeito concorda com tudo que esta gestão esta fazendo. Ingenua e sem sentido foi esta defesa ao caos que esta nossa cidade. A camara de forma objetiva e sem papagaiada tenta a dois anos esclarecer as coisas para a população e é ignorada pelo prefeito. Eleitoreira e demagógica são as ações do prefeito e seus seguidores, todas estas ações buscaram de uma forma ou de outra os interesses particulares e não o onteresse público. E creio que pela defesa do Sr Braso ao prefeito, aquele esta conivente com este.
Esse Braso que já foi prefeito esta achando normal tudo que esta acontecento? São todos farinha do mesmo saco.
Voto no Braso para vereador. Quero ver ele fazer tudo que diz neste Blog, pois, como prefeito, foi uma decepção, quem sabe como vereador ele consiga fazer tudo que escreve aqui camuflado no seu pseudonimo.
Se não esta defendendo ninguem, então esta fazendo o que?
O Braso dá a cara a tapa. E vcs anônimos, é fácil, né? Falar, criticar e agredir escondido. Sejam como ele. Braso fala mas não se esconde.
Vamos, tenham coragem, sehjam Homens... Já que vcs tem convicção no que dizem, mostrem a suas caras. Façam um debate com o Braso, mas um debate sadio e corajoso.
Não adianta vcs ficarem mandando comentários sem se identificarem. Não postarei mais!
Mostrar a cara significa sofrer ameaças e perder o emprego. Não somos poderosos nem ricos como o Braso. Para ele é fácil, pois é patrão, e nós que somos funcionários temos apenas a anominato como arma contra estes fatores.
Perder o emprego pq? Vc é funcionário do Paulo. Pelo que estou vendo vc só está e criticando tingindo a ele. Por isso que Brazópolis não vai mudar nunca,. Só tem gente medrosa.
Conheço muitas pessoas que deram a cara a tapa e sofrem até hoje. Outras que sofrem sem mostrarem a cara. Resumindo, estamos sofrendo, e os que poderiam mudar esta situação não estão nem um pouco preocupados com isso.
Mas vc não acha que se todos, mas todos mesmos, encarassem e tivessem coragem de reclamar e dizer o que pensar a coisa mudaria? Vão perseguir a cidade inteira? Vão despedir todo os funcionários?
Afinal somos nós que os elegemos. Nós não precisamos deles, SÃO ELES QUE PRECISAM DE NÓS!
Mas as pessoas as elegem e pronto, ninguem fiscaliza ou cobra do eleito. Proponho uma grande passeata por Brazopolis, todas as instituições e oessoas pedindo por uma cidade melhor independente de partido. Movimento acorda Brazopolis, por uma cidade participativa.
O que mais me deixa irado é ver que as coisas poderiam ser MUITO melhores e por causa de uma minoria que teima e tirar vantagens em tudo, as coisas só pioram. E pior, é justamente essa minoria que orbita de forma predadora as esferas do governo fazendo de tudo para dar um jeitinho de pegar um dinheirinho ou um terreninho ou um galpãozinho ou um empreguinho. E de jeitinhos em jeitinhos Brazópolis fica como esta, sem jeito.
Acorda Brasopolis.
Me chamaram de tudo que tinham direito, mas como anônimos, agora começo a entender porque Brazopolis não vai para frente, são esses indivíduos que elegem prefeitos e vereadores sempre em troca de favores e depois de não atendidos ficam revoltados, para os incompetentes e mal educados entenderem, não sou candidato a nada e não voto no atual prefeito e não sou burro de fazer acusações idiotas e muito menos acreditar e dar importância a mediocridades que tentaram me ofender acima e outra não sou rico e sustento minha família com meu trabalho como engenheiro e como micro produtor de bananas e mais uma coisa, como ex-politico e prefeito coloco minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo, isso porque nunca fui covarde para dar o tapa e esconder a mão, agora um conselho aos anônimos revoltados, arranjem um emprego na iniciativa privada e trabalhem serio que ai a recompensa financeira vem , agora no emprego publico esses indivíduos fingem que trabalham e o poder publico finge que paga, o dia que forem homens e mulheres de bem as coisas mudam para melhor, até.
Uma maneira simples de analisar uma administração é procurar ver se os índices de mortalidade infantil esta em níveis aceitáveis, verificar quanto uma administração gasta com folha de pagamento, ver se estão administrando a arrecadação de ICMS junto ao vaf, verificar como anda o nível das escolas municipais e etc, etc e etc, é fácil criticar coisas relevantes, é só ler e acessar a internet em coisas sérias e não só futebol e sites pornográficos feito para anônimos que gostam de esconder sua identidade, mas pensem bem, porque todos ficam logados nos saites.
PARABENS AO BRASO,NÃO SEI SE A IRREGULARIDADES DO PREFEITO MAS UMA COISA TEMOS QUE COLOCAR A MÃO NA CONSCIÊNCIA E ENXERGAR, PROCUREM SABER O QUANTO AUMENTOU A ARRECADAÇÃO DO IPVA DA CIDADE DE BRASÓPOLIS, É EM TORNO DE 300 %(PORCENTO) O VALOR DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR( DE 8 ANOS),O EMPREGO DA EMPRESA MY LADY,ERAM 90 FUNCIONÁRIOS,NO DECORRER DESTA ADMINISTRAÇÃO SÓ AUMENTOU, HOJE SÃO EM TORNO DE 400 FUNCIONÁRIOS. O SALÁRIO NÃO É ALTO,SABEMOS,MAS ATRÁS DESTES 400, QUANTAS PESSOAS MAIS ESTÃO SENDO BENEFICIADAS ?? VOCÊS ACHAM QUE ESSAS VIAGENS NÃO AJUDARAM PARA ISSO ?? VAMOS RACIOCINAR PESSOAL,POR FAVOR. QUANTOS ANOS BRASÓPOLIS FICOU PARADA NO TEMPO SEM AUMENTO DE EMPREGOS ? VOCÊS SE LEMBRAM DA EMPRESA DELPHI QUE QUERIA TRAZER UM PÓLO PARA BRASÓPOLIS EM 2006 ?? NÃO HOUVE NENHUM NENHUM ESFORÇO DO PREFEITO DA ÉPOCA PARA TAL. ALGUÉM SABE ME INFORMAR ALGUMA OBRA DOS 8 ANOS DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA ?? RESPONDO NENHUMA, APENAS JOGARAM SUAS CARTAS EM CESTA BÁSICA,E BOLSA FAMÍLIA, ISSO PORQUE O MENOS PROVIDO DE RECURSOS E MAIS VULNERÁVEL, MAIS FÁCIL DE ENGANAR,DE COMPRAR. QUE NOSSO ATUAL PREFEITO É UM EXEMPLO DE SER CORRETO, COM CERTEZA NÃO DEVE SER, MAS VAMOS LÁ DEPOIS DO SAUDOSO JOSÉ FERNANDES DOS REIS,BRASÓPOLIS SÓ VE OBRAS NESTA ADMINISTRAÇÃO COM CERTEZA E SÓ COLOCAR A MÃO NA CABEÇA E PENSAR PESSOAL, POR FAVOR ACORDAM. o QUE ACONTECE HOJE É O DESESPERO DE POLÍTICOS QUE SÓ ACHAM ESTA FORMA DE DERRUBAR SEU MAIOR ADVERSÁRIO, POIS SE NÃO FIZEREM ISSO ELES SABEM QUE A CHANCE DE TER O PODER TÁ DIFÍCILLLLLLLLLLLLLLLLL DEMAIS SO, E ELES PRECISAM A TODO CUSTO ESSE PODER,TEM PROCESSO DE FUNCIONÁRIOS ESTOURANDO POR AÍ, E SEM O PODER NÃO TEM COMO SEGURAR A INDENIZAÇÃO GORDA QUE ALGUÉM VAI TER QUE PAGAR, COM CERTEZA.
Estes indices citados pelo Sr Brazo estão divilgados aonde? No sitio da prefeitura não tem nada. No da câmara tb, nada. Como vamos avaliar se os dados não são divulgados.
Essas pessoas que se escondem no anonimato são dignas de pena,não tem credibilidade alguma e o que falam jogamos ao vento.Eu acho que esses problemas internos de camara e executivo poderiam ser resolvidos com uma boa dose de bom senso e coerencia,o que se escreve numa ata é tendencioso e bem aumentado e a população que Não vai assistir as sessões aumentam ainda mais a fogueira.O engraçado é que as pessoas deixam pra reclamar de tudo em vesperas de eleição,parece coisa orquestrada,da turma que quer ver Brazopolis parada no tempo 8 anos calçando ruas e Só Isso.
Caro anonimo 6/junho, na regional da educação em Itajuba tem dados da educação, na regional da secretaria de saúde em Pouso Alegre idem da saúde rsr, na receita estadual em Itajuba idem e etc, parece que só na camara de vereadores que não tem.
Brazópolis conviveu até 1993 com um lixão dentro da cidade e pior na entrada vindo de Paraisopolis, todos os Brazópolenses eram gozados em cidades vizinhas e por visitantes(hoje chamados de turistas)o povo não tinha dignidade respeitada pelos dirigentes políticos, o córrego do tijuco preto virou um esgoto fedorento a céu aberto, na rua 24 de maio morriam crianças de tifo e outras doenças por falta de saneamento, ninguém dormia pelo ataque de pernilongos por toda cidade, Brazópolis era a cidade que mais consumia o veneno de matar mosquitos, a cascata com alta contaminação pelo esgoto a jusante, espalhava doenças varias, o saneamento do córrego do tijuco preto foi feito em 80 % de 93/2000 e de 2000/2008 não foi feito nada e agora na atual administracão continuou e esperamos que complete os 100 %, tem muitas conquistas muito importantes e relevantes de 93/2000, se quiserem posso colocar tudo, inclusive as conquistas na saúde e educação, criticas existem mas tem que serem com conteúdo e não evasivas como da maioria dos anônimos medrosos a busca de uma boquinha, que pelo bem de Brazopolis que não consigam.
A atual administração esta canalizando o córrego do tijuco preto para beneficiar o ex-prefeito do pt, pois ele morava ao lado de um esgoto a céu aberto e agora a atual administração esta canalizando o esgoto ao lado de sua casa, será que ele vai achar ruim. rsrsr
O fatima, vc não deve aceitar publicações em letras maiusculas "CAPS LOCK", isso é falta de educação e a pessoa está gritando, ou seja, se rebaixando. Abçs.
Bacana .sr.Braso,o sr.é inteligente e sabe das coisas,se tivesse um cidadão como o sr. na camara a coisa não estava assim.
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