6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

31 de agosto de 2013

Professores questionam projeto do governo estadual e exoneração de diretor do Major Pereira de Itajubá



Na Escola Estadual Major João Pereira o “Dia D”, evento promovido em todo o estado de Minas Gerais pela Secretaria de Estado da Educação – SEE, terminou de forma inesperada. Assim como estava planejado pela SEE, dia 7 de agosto, todos os educadores se reuniram com representantes de Belo Horizonte do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio – NAPEM para uma reunião em que seriam apresentados os resultados da escola nos últimos anos, como também, as metas a serem alcançadas em 2013. Após a apresentação, os professores presentes fizeram questionamentos, observações, avaliações e propostas que julgaram necessárias para melhorar a qualidade do ensino. Sentindo-se ofendida com as colocações dos educadores, a senhora Nazaré, representante do NAPEM, deixou o recinto sem concluir a reunião, como estava programado.
O professor de Geografia, José Luiz Augusto afirma: “em nenhum momento os profissionais da educação se manifestaram contra a pessoa de quem quer que seja”.
Outro professor de Geografia, José Celso Nunes, concorda com o colega: “as críticas foram feitas ao processo político pedagógico, nada pessoal, não houve ofensa e sim as nossas observações para a melhoria da educação dentro do Major João Pereira”.
Paulo Sérgio Oliveira, destituído do cargo de diretor da escola, poucos dias depois do encontro, deixa bem claro que analisou o projeto do governo para o novo ensino médio: “é um projeto bom, é um projeto rico, ajuda bastante, mas nós precisamos ter subsídios. Não adianta ter apenas um site onde o professor entra, procura a informação e vai dar a aula, a educação não é feita assim. Deve haver uma capacitação permanente porque tudo que deve ser feito merece ser bem feito”.
No dia em que foi realizado esse segundo encontro para reafirmar tudo que já havia sido discutido, os professores, de uma forma geral, resolveram expressar seu descontentamento colando uma fita adesiva preta na boca. Questionados pela reportagem do Itajubá Notícias sobre o motivo que os levou a se manifestarem dessa forma, o professor José Luiz, que foi o primeiro a utilizar esse artifício, explicou: “quando houve uma intervenção no sentido de não considerar aquela reunião nós nos sentimos desrespeitados. Optamos por permanecermos calados hoje (14 de agosto) porque essa avaliação que está sendo feita, nós já fizemos há uma semana atrás”.

A exoneração
Após a destituição de Paulo Sérgio Oliveira, alguns professores se manifestaram, entretanto, preferiram não ter seus nomes citados, com o receio de sofrerem represálias: “parece que existem dois pesos e duas medidas por parte da Superintendência de Ensino na hora de tomar decisões. Por exemplo, nós temos a verba para a reforma do anfiteatro da escola desde o mês de dezembro de 2012, mas estamos esperando a visita do engenheiro da Superintendência que, até esse momento, não veio. Agora, depois do encontro do ‘Dia D’, em dois ou três dias já tinham se decidido sobre a desoneração do diretor”.
Paulo Sérgio enfatiza: “como os pais e os alunos da escola fizeram parte do processo democrático para a escolha do diretor, eles farão, por escrito, um manifesto exigindo que eu retorne ao meu cargo e exigindo também que a Superintendência explique o motivo pelo qual os trâmites da lei não foram seguidos”.
A decisão unilateral de dispensar o diretor de seu cargo afetou mais do que alunos, professores e demais funcionários, fornecedores de material escolar também tiveram problemas.
Fonte: Itajubá Notícias

2 comentários:

Anônimo disse...

".. Por exemplo, nós temos a verba para a reforma do anfiteatro da escola desde o mês de dezembro de 2012, mas estamos esperando a visita do engenheiro da Superintendência que, até esse momento, não veio. Agora, depois do encontro do ‘Dia D’, em dois ou três dias já tinham se decidido sobre a desoneração do diretor..”.
ENGRAÇADO A PLANTA DA CASA DO SR. WAGNER FICOU PRONTO RÁPIDO!!!

Anônimo disse...

O Anônimo aí de cima poderia explicar melhor essa história?
Quem fez a tal planta da casa?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.