O Brasil que já não estava em situação confortável, tornou a ter sua a nota de crédito rebaixada. O rating, explica o consultor Hector Gustavo Arango, é usado como referência para os investidores estrangeiros aplicarem recursos no país.
Para entender o que aconteceu, é preciso saber que existem três grandes agências de rating internacional. Essas agências são responsáveis por dizer como é o crédito de todos os países, avaliando se eles são bons pagadores ou mal pagadores. O Brasil até então estava ruim na avaliação de duas dessas agências, S&P e Fitch, e sobrevivia como bom pagador por uma, a Moody's. Nesta quarta-feira a Moody’s decidiu rever essa situação e rebaixou o país em dois níveis.
Na prática isso dificulta a caminha do Brasil na sua caminhada até a recuperação econômica, uma vez que fica ainda mais difícil conseguir recursos externos. A grande sorte é que o mundo vive no momento uma época de grande liquidez, no entanto quando o Brasil precisar de dinheiro para financiamentos, eles estará em situação muito desfavorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.