6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de março de 2014

DOENTES ABANDONADOS, ESPERANDO PRA IR PRA CASA! QUEM SE RESPONSABILIZA? DE QUEM É A CULPA?



Recebi, ontem, este relato de uma brazopolense indignada e com muita razão, diga-se de passagem.
 “Hoje o meu dia não foi muito fácil. Fiquei muito estressada.
Fui levar minha mãe em Itajubá no Hospital Escola para fazer apenas um exame. Cheguei lá ás 7:00 h, e 10:00h fomos para a portaria esperar a ambulância, pois o motorista disse que estaria lá até às 11:00h.
Sabe que horas ela apareceu?
Depois de muitos telefonemas e sem dar alguma posição, ela chegou ás 17:00h (isso porque liguei para a Prefeitura para falar com o prefeito).
Minha mãe ficou sentada na portaria, numa cadeira das 10:00h até 17:00h, no oxigênio. Uma idosa com 76 anos.
Não só ela como uma moça que foi junto com seu pai de idade. Ela quebrou os 2 pés e também ficou sentada na portaria numa cadeira de rodas. Isso é uma vergonha. Quando eu ligava só diziam: “Não posso fazer nada”.
Minha mãe passando mal e não tinha uma vaga para deitar um pouco. De quem é a culpa?
Precisa ter mais organização.”

Ao ler seu relato, fiquei penalizada e revoltada com a “bagunça” que fazem nos transportes dos doentes.
Eu mesma fui vítima desta falta de organização.
Há alguns meses, com problemas sérios de dores nas pernas, sem conseguir andar, fui ao hospital para uma consulta. Ficaram de me buscar assim que eu terminasse a consulta. O motorista, por sinal muito gentil, me deu o  numero de seu celular e pediu que eu lhe ligasse assim que terminasse minha consulta. Ao sair, liguei várias vezes e não fui atendida. Liguei então para a Secretaria de saúde e lá me informaram  que não tinha carro pra me buscar. Eu estava andando com muita dificuldade e com dores, mas mesmo assim resolvi ir pra rodoviária e vir embora de  ônibus.
Quando viro a esquina do Hospital Escola, encontro com uma ambulância indo para Brazópolis só com o motorista que tinha ido levar uma paciente para internação. Perguntei se vinha pra cá, ele disse que sim e entrei. Dai apareceu um Fiat com apenas um doente vindo também pra cá. O motorista do Fiat disse ao da  ambulância que estava com pressa, pois teria que levar o paciente na roça e depois voltar a Itajubá para pegar outro doente que teria alta.
Sugeri então que eu viria no Fiat e a ambulância ficaria esperando o outro paciente. Acharam uma boa ideia e vim no Fiat.

Então pergunto: Não existe planejamento das viagens?
Não fazem um itinerário para cada motorista?
Sei que emergências acontecem, mas se o motorista não pode ir buscar o paciente que o espera, não poderia avisar para que outro fosse no seu lugar?
E neste vai e vem de carros, nosso dinheiro vai evaporando na gasolina.
Será que são tantos carros assim que eles não conseguem se organizarem?
E o pior é que todos eles usam celular, facilitando a comunicação entre eles.

Alguém não  está fazendo a coisa bem feita.
Se não está dando certo, mudem o sistema de agendamento dos carros.
O que não podemos aceitar é que uma senhora doente, no balão de oxigênio, fique horas e horas esperando um carro para buscá-la.
Se organizem, planejem melhor.
O que não está funcionando tem que ser mudado!

44 comentários:

Braso disse...

É Fatima, esse problema é cronico e antigo, acontece infelizmente com todas administrações, no periodo de 2007/2000 a prefeitura disponibilizou os taxis de Brazópolis para suprir a falta cronica de transporte de pacientes, logico que casos de emergências tem que ser ambulâncias, outros procedimentos podem ser feito pelos taxis.

Anônimo disse...

Brasópolis é muito longe de Itajubá por isso a demora, se a pessoa estivesse em BH esperando o motorista sair de Brasópolis as 10:00, as 17:00 já estaria voltando pra cá.

Anônimo disse...

FALTA DE RESPEITO . NÓS TÍNHAMOS QUE TER UNS POLÍTICOS QUE ZELASSEM PELO TRABALHADOR .SAÚDE NO PAÍS É ZERO.

Anônimo disse...

Por que não chamaram ou o Alexandre ou o Claret para buscar? Tenho certeza que, pelo tanto que falam, iam estar prontos a ajudar.

Anônimo disse...

Simplesmente falta de capacidade dos secretários de saúde e transporte. Vergonhoso e desumano desta maneira é que vem tratando aquelas pessoas que mais precisam de carinho e atenção. Todos estes fatos é bom para a população refletir e avaliar melhor, se não as coisa nunca vão mudar, depende de nós de nossas escolhas.

Anônimo disse...

Isso já virou rotina : minha irmã fez aplicação nos pés pra esporão e ficou até as oito da noite com dor, fome e sede esperando . UMA VERGONHA!!

Anonimo Com Orgulho disse...

Boa anonimo das 12:15, adorei seu coment.
Isto mostra que tem mais pessoas que, como eu, ja estão saturadas dos comentarios destes dois "cidadãos modelos " de Brazopolis.

Anônimo disse...

liguem para o disque denuncia do ministerio da saude, 08001997 e denuncie , por que as coisas só funcionam direito quando a ordem vem de cima.

Anônimo disse...

Vejam o que diz no site da prefeitura sobre a secretaria de saúde de Brazopolis.

A Secretaria de Saúde tem como finalidade garantir a qualidade de vida do cidadão no que diz respeito à atenção integral à saúde individual e coletiva.
Competência:
I.Promover as atividades relacionadas com o atendimento programado de pessoas enfermas, residentes ou não no Município;
II.Manter estreita coordenação com os órgãos e entidades de saúde estadual e federal, visando o atendimento dos serviços de assistência médico-social e de vigilância sanitária do Município;
III.Desenvolver e implementar política de saúde do Município;
IV.Zelar pelo patrimônio da divisão de saúde;
V.Fazer as pactuações com DRS (Delegacias Regionais de Saúde) para atendimento do PAB e PPI;
VI.Controlar os gasto da divisão;
VII.Participar de reuniões com o conselho de saúde.

Secretária: Isabel Faria de Oliveira
Endereço: Rua Dona Ana Chaves nº 218
Telefone: (35) 3641-1373
e-mail: saude@brazopolis.mg.gov.br

Anônimo disse...

engraçado ainda existem puxa sacos do prefeito qe acham qe ta certo ,qeria ver se fosse vcs qe estivercem precisando de ambulancia ,fatima vc deveria mostrar essas coisas na eptv pq qando acontece alguma coisa do interece dessa administraçao eles vaõ corendo chamar a eptv pra mostrar ,isso e vergonhoso eles estao ai a 10 anos ainda nao aprenderam a administrar uma cidadezinha qe vergonha,nao cidam da saude ,das estradas e principalmente nao trazem emprego ,dessa ultima vez nosso povo errou feio mesmo mas como nosso deus e bom logo acaba, falta pouco ai e hora do povo mostrar toda sua indignaçao com essa politica ruim qe se encontra em nossa cidade ,vamos reagir enqanto e tempo acabar com esse comodismo qe se instalou aqui em brazopolis ,

Anônimo disse...

vejam como e as coisas aposto qe logo a prefeitura vai mostrar fotos do carnaval falando mil maravilhas ,mal sabe eles qe com ou sem a ajuda da prefeitura o povo fara sempre o carnaval pois se vcs se esqecem carnaval e festa popular , acontece qe os visitantes so vem aqi pra festejar o pobrema e apos as festas qem sofre e o povo com saude ruim ,estradas pessimas ,sem emprego,politicos mentirosos ,promessas falsas ai sim e a verdadeira realidade de brazopolis ,o pt ja vive de fantasias a 10 anos aqi em brazopolis agora no carnaval eles se esbanjammmm

Anônimo disse...

Ja fiz muitas corridas para Itajuba ,e nao cobrava nada ,um dia achei que nao era justo aquilo ,pois quando eles chamavam um taxi era pago ai cobrei o preÇo do taxi resultado nao mais fui procurado por tais pessoas.

Anônimo disse...

É verdade mesmo o coment.das 8:04,na época do Paulo Tarço a saúde era bem melhor,isso ninguém tira dele.Agora vamos todos lamber sabão porque ninguém está nem aí com a população,já viu político gostar de pobre? só na hora do voto e depois mais nada. Vamos dar uma banana pra esse povo.

Anônimo disse...

A saúde acabou em Brasopolis,para esse prefeito não tem importancia faltar remédios,faltar médicos e não ter vagas para exames.Falar com ele é bobagem,ele diz que o atendimento está ótimo e que a cidade está uma beleza.Povo de Brasopolis,pelo amor de Deus,criem juizo,parem de brincadeira,isso é suicídio,Brasópolis e nem o povo merecem um padecimento desses.

Anônimo disse...

Pois é,as pessoas comentam que a cidade está abandonada e já vem logo dizendo que somos contra,que não gostamos do partido PT,que somos despeitados e outras coisas mais.A verdade é que a cidade e o povo estão abandonados mesmo,o povo tem que ser mais importante que caminhões,tratores e o diabo a quatro de presentinho que o governo federal dá de esmola em ano de eleição pra essas prefeituras ruins de serviço como a de Brazopolis,que pisa na cidade e nos cidadãos e fica todo mundo rindo como se aqui fosse o Édem.Aqui é o poço da ignorancia isso sim.

Anônimo disse...

aos srs.Alexandre e Claret,que por sinal nem conheço,são melhores cidadãos que nós,que por um motivo qualquer não podemos nos identificar.Eles reclamam por toda a população,falam sem medo e ainda são xingados,mas que povo foda esse,deveriam agradecer por ter quem fale por eles.De minha parte eu agradeço muito aos dois honrados brazopolenses ,pessoas livres e que não tem o rabo preso com nenhum partido,e que falam o que é preciso ser dito.Muito obrigado.

Anônimo disse...

Esse Brasopinho tá cada vez pior né gente? quem defende é quem AINDA não precisou de serviços públicos,a hora que precisar voce vai ver o que é bom.

Anônimo disse...

Ao anonimo do dia 3 de março de 2014 07:48 as verdades doem viu??? E muito!! Por isto eles são martirizados, ainda bem que continuam com seus objetivos. Agora que eles estão, pondo muitos ai para trabalhar, cumprir horários estão viu???

Anônimo disse...

Como bem disse a Fátima, SÒ reclamar não adianta. Ficam só botando defeito em tudo, mas não ajudam na hora de dar uma solução.

Anônimo disse...

Não critique a secretária de saúde pela falta de remédio. Ela está lá para administrar os remédios que chegam para ela, Quem deve ser responsabilizado é quem tem que comprar, quem tem que pagar.

Anônimo disse...

Como já disse em outros comentários, o que falta nessa cidade é ADMINISTRAÇÃO. Se o prefeito equipasse o nosso hospital e pronto socorro com os equipamentos necessários ( RX, Ultrasson, ETC..) não precisaria dessa correria toda hora pra Itajubá. Os exames poderiam ser feitos aqui. Como isso não ocorre, então o correto é agendar as viagens e os exames com hora certa para que ninguém passe por esse descaso. Garanto que o dinheiro que se gasta com os veículos e pagto dos exames, daria para equipar o nosso hospital com tranquilidade.

Anônimo disse...

e verdade temos qe colocar o povo a parte desas coisas pois muitos nao conhecem a ralidade e nas eleiçoes sao facilmente enganados por promessas falsas e mentirosas o geito e unir o povo em um so objetivo renovar jaa ,acabar com esse comodismo qe se encontra em brazopolis ,o pt ja mostrou qe nao sabe administrar pq estaço ai a 12 anos com presidente do seu lado,deputados do seu lado,veradores do seu lado e pasmemmm brazopolis ta pioando a cada dia ,nossos jovens estao indo embora,nossos trabahadores estao indo para outras cidades ,brazopolis ta virando piada ,agora nao adianta vir com mais promessas nao o povo ja ta de saco cheioo de vcs ja ,no começo do mandato veio com essa conversa de china aff e historia pra boi dormir ,vejam itajuba o prefeito e a primeira vez qe ele governa e ta transformando itajuba em uma potencia e sinal de qe temos qe colocar gente nova no poder qe qeira mostrar serviço ,qe seja arojado,sem medo,sem panelinhas qe lhe devem favor ,acorda brazopolis ja ta passando da hora de limpar a casa ?renovaçao jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Unknown disse...

Se eu estivesse vagabundando como deve ser este anônimo que citou meu nome eu iria mesmo. Infelizmente fiquei sabendo no blog. E uma pena mas tratando de adm. PT sabemos que vai dar nisto. mesmo. Descaso total.

Anônimo disse...

Se o tal CLaret for funcionario da prefeitura saberia muito bem o que fazer. Então parem de criticar e cobrem da pessoa responsável. Toda pessoa tem direito a falar livremente. Cumpra sua função no cargo que ocupa e não terão o que falar de vc.

Unknown disse...

obrigado ao anônimo de 05/03 as 01:03 não sou funcionário da Pref. Sou autônomo tenho meu salário ganho com competência e dignidade, não costumo responder aos anônimos que se escondem para falar mal quando eu falo mostro minha cara, mas já que estou incomodando e tem gente a favor podem contar comigo vou estar sempre por aqui. Vocês anônimos covardes vão ter que me engolir não tenho rabo preso com ninguém nem dependo de cabide de emprego.

Anônimo disse...

ao anonimo do dia 2 de março de 2014 20:34....vc tem toda razao...esse secretario d esportes no dia 6 de março, compartilhou no perfil dele no facebook uma imagem com a foto da praça de brazopolis lotada no carnaval e uma foto da praça de itajuba vazia, e estava escrito "#chupa itajuba".....pois eh senhores, pasmem com a ignorancia..minha vontade era fazer uma imagem tmb comparando fotos das varias empresas, faculdades, hospitais e etc de itajuba ao nada q brazopolis eh graças ao governo do pt..mas nao tive coragem de enfrentar essa ignorancia que reina na adm d brazopolis...estao querendo mostrar serviço c esse carnaval? estao querendo nos governar na politica do "panem et circenses"(pao e circo)?

ass:Fawkes

Unknown disse...

triste

Anônimo disse...

Até agora não vi nenhum comentário obre os custos da prefeitura para promover este carnapt.
Fala-se pelas ruas que foi próximo de R$ 200.000,00.
E aí prefeito, de quanto foi realmente?

Anônimo disse...

É um descasso total, precisei da saude publica no governo do Paulo de Tarso, fui muito bem atendida, do Josias tbem, mas com este só a desejar, que pena nossa cidade estar nessas condições.Esta na hora de mudar vamos lá fazer a sua parte.

Anônimo disse...

À dona desse Blog: Você poderia me informar o nome do secretário de esporte de Brazópolis, por favor. Sou assessor do PMDB de Itajubá. Muito obrigado. Carlos Édison Pereira Rieira.

Fátima Noronha disse...

É o Júnior Donizete Dias.

Ivan D. disse...

Eu digo sempre,o povo não muda nunca,gosta de festa e de tapar os olhos,isso em Brazopolis né gente,pobreza de espírito imperante.Falar mal de Itajubá já virou rotina,talvez porque empregas mais de 200 pessoas nas industrias de ótimo nível,muitos em cargos ganhando de 6 salários a cima,coisa que Brazopolis jamais poderia pagar.E tem também a UNIFEI,uma das melhores universidades da américa latina, onde tantos brazopolenses se formaram,escola de Medicina e desenas de outras faculdades.Se não fosse Itajubá o brazopolense estaria bem frito não é mesmo? Tem uma coisa,escutar ignorante ou é por caridade ou pra se divertir,esse povo fala cada coisa que nos temos que ter dó,o mundinho deles é muito pequeno.

Anônimo disse...

Muito obrigado. Vou processar ele e você por difamação da nossa administração.

Fátima Noronha disse...

Vai nos processar? Mas e quem é vc? E processar por que? Difamamos que administração??? Se explique melhor. Se for pela foto "chupa Itajubá" não é o Junior não.Ele apenas compartilhou a foto de um morador de Itajubá, Olha no face que vc sabe quem foi.E o que EU TENHO COM A VER COM AS POSTAGENS DO FACE? ESTÁ POSTADO NO BLOG POR ACASO???? ME POUPE!!!

Anônimo disse...

Vixi.....
Azedou a marmita, heim Fatima.....

Anônimo disse...

FÁTIMA, ESSE ANÔNIMO TONTO AÍ DO DIA 13 DE MARÇO,DAS 8.49 ,TÁ PENSANDO EM PROCESSAR VOCÊ POR DIFAMAÇAÕ DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO? POIS ESSA ATUAL TÁ MAIS AUTO DESTRUIDA E OUTO DIFAMADA QUE NÃO TÊM TAMANHO!!!! ESSE CARA TÁ FICANDO É LOUCO E VARRIDO!!!! VÁ PROCESSAR SUAS NEGAS CARA!!!!! SE ENXERGUE PÔ,PARA COM ISSO.

Fátima Noronha disse...

O cara está querendo processar por difamação à administração de Itajubá. Nem falo de Itajubá aqui. Postaram coisas lá no face e ele vai me processar...deve estar lesado! kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

è tanta ignorancia que a gente nem sabe o que entende,será queé isso mesmo? porque o povo escreve tão mal que as vezes não dá pra saber se falam bem ou falam mal.E o pior é o nó que dão nas coisas,essa cidade é um nó cego.

Anônimo disse...

Queira me desculpar Fátima. Interpretei mal. Agora percebi que o tal secretáriozinho, compartilhou uma publicação que não tem nada haver contigo. Me desculpe. Pricipitei a seu respeito.

Anônimo disse...

Liga não. Quem tem tempo de sobra faz isso mesmo, fica detonando os outros, empurrando os para trás. Sr. prefeito olhe melhor para esse secretariozinho sem escrúpulos e sem ètica.

Anônimo disse...

E o caso do nepotismo? Tô achando que o Dias do seu nome é o mesmo Dias daqueles lá de dentro.

Fátima Noronha disse...

Só uma correção ao anônimo das 21:50: Junior Donizete Dias, secretário de esportes, não "secretariosinho". Juninho está fazendo um ótimo trabalho. Se todas as secretarias funcionassem como a dele Brazópolis estaria uma maravilha.

Fátima Noronha disse...

Nunca procurei saber se meu sobrenome Dias é o mesmo deles. Até pode ser.

Anônimo disse...

quero fazer uma denunsia,porque não adianta eu não sei mais pra quem recramar ;hoje dia 24 de março acordei sedo para levar meus dois filhos no medico,chegando la já tinham duas pessoas na minha frente eu era a terceira a medica chegou atendeu a primeira depois a segunda depois provavelmente seria eu mas a medica chamou outra criança e eu fui falar que eu tinha chegado primeiro mas não adiantou a medica falou que a ficha dele tava primeiro e eufui falar com a madame que confirmou a ficha mas ela não qiis resolver o pobrema ;sabem porque ela passou a outra criança na frente porque era irfermeira e trabalha no posto dessa eu não sabia quem e funcionário pubrica pode passar na frente e os outros quecidanen ,vai ai um recado para o prefeito quem mora na roça acorda 5;30 da manhã para chegar la e funcionário seu não respeita a ves deleta.ta uma vergonha esse postinho .por favor postea minha recramaçao

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.