6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de dezembro de 2012

Sem direção e com muitas dívidas, o LADMA – Lar Dona Maria Adelaide – pode ser extinto.



O LADMA, com mais de 50 internos,   vive a pior crise financeira em 88 anos de sua história.
Com uma dívida quem vem se acumulando e aumentando,  de mais de R$ 308.000,00, a diretoria administrativa termina seu mandato no dia 31 de dezembro e nenhuma nova chapa apareceu.

Em Assembleia Geral que aconteceu no último domingo, a decisão de fechar as portas do LADMA e extinguir a instituição foi cogitada como a única saída.

Dos mais de 140 convocados, apareceram na Assembleia menos de 30. Nenhuma autoridade estava presente , e pela terceira vez, a Assembleia começou como terminou: sem nenhuma solução.
Eu, pessoalmente, compareci a todas e em nenhuma delas estava presente um  representante da lei que pudesse nos esclarecer e orientar o que poderia ou não ser feito.
Sou testemunha do quanto a atual diretoria está batalhando para resolver o problema, sem conseguir nada.

Além da dívida de mais de R$ 308.000,00, a entidade ainda  está com um processo movido por uma vítima de um acidente ocorrido  com o veículo do Ladma há alguns anos.
E no momento a dívida aumentou pelo pedido de insalubridade  que terá que ser pago aos funcionários.

Os bens do Ladma estão embargados (não sei bem  o termo usado)  por causa das dívidas.
E como nenhuma chapa para nova diretoria apareceu,  partir de 1º de janeiro a entidade não tem mais quem a administre.

O anúncio deverá ser  feito  semana que vem. O Conselho fiscal, autoridades e a população receberão  a notificação oficial da extinção desta intiruição tão importante e necessária para nossa cidade.
A decisão foi tomada após a direção e o Conselho verificarem  a inviabilidade da recuperação financeira da entidade, sem uma orientação profissional para ajudar a solucionar os problemas.

 Os convocados não comparecem às assembleias, e sem nenhuma autoridade competente presente, as sugestões aparecem, mas ninguém sabe o que pode ou não pode ser feito.

Agora eu pergunto: O que será  feito com os internos do LADMA?
A quem entregar a responsabilidade de administrar a entidade?
Como resolver este problema que é muito mais complexo do que podemos imaginar?
Quem poderá dar a solução?

Podemos deixar que isto aconteça?!?!?

E daí? Pegamos nossos idosos e distribuímos para outras cidades, separando-os?

Meu Deus, muitos deles não tem ninguém no mundo  sendo seus companheiros de lá sua única família. Laços de amor e amizade entre eles foram construídos e não podem ser cortados assim.

O que fazer  então?
Deixamos o LADMA ser extinto?
Mandamos nossos idosos embora depois de tanto sacrifício para mantê-los bem cuidados, recebendo carinho, amor, alimentação, etc.,  às custas de tanto sacrifício?

Deixo aqui o meu apelo a quem puder ajudar a resolver este problema!
Mas deixo também o meu desabafo, minha preocupação e minha indignação!

Fátima Noronha

36 comentários:

Anônimo disse...

Quando a coisa está preta corre todo mundo,todos nós já tivemos essa experiencia.Absurdo é não comparecer autoridades como:advogados,membros do poder judiciário,Prefeito eleito e vereadores também.Esses idosos são de todos nós da sociedade brasopolense,são pessoas humanas que precisam de tranquilidade e cuidados.Que triste isso,estou arrasada.

Anônimo disse...

Milagre o Futuro Prefeito não ter ido nesta reunião, ele sempre ta em tudo é ja ta começando a a da uma sumida....

Anônimo disse...

Fati vc só reclama, eu só reclamo, outros só reclamam e quem poderia fazer algo não faz. Não temos justiça temos justiceiros.

Fátima Noronha disse...

Vejam os balancetes do LADMA para se interarem mais do assunto:

http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2012/09/balancete-do-mes-de-agosto-de-2012-do.html

http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2012/10/blanacete-do-ladma-lar-dona-maria.html

Anônimo disse...

Não dá para culpar quem chegou agora, a merda foi feita em anos de descaso.
E os cagões já sumiram e não vão aparecer enquanto o ministério público não tomar alguma atitude.

Augusto José de Carvalho Neto disse...

Autoridade? Comparecer? Por acaso issofaz crescer o patrimônio, dá votos? Não?
Chama alguma emissora de TV e todos estarão lá para aparecer.
Olha eu aqui,voces estão me vendo? Eu COMPARECI!
Rzssssss!

Anônimo disse...

Ladma, hospital, clubes, lar da criança, Apea, grupos culturais, equipes esportivas, cemiterio, creches, biblioteca, tele centros, escolas, transporte coletivo, industrias, comercio, hoteis, restaurantes, agricultura, pecuária e meio ambiente; tudo isso esta caindo aos pedaços aqui em Brazópolis e a culpa é nossa.

Anônimo disse...

Escrever verdades anonimas no blog é crime, mas mentir oficialmente em jornal do município é liberdade de expressão!!!!????

Maria Aparecida disse...

Eu acho que devemos todos fazer alguma coisa para ajudar.
Se parte das dívidas já foram parceladas, é fazer uma movimento para arrecadar dinheiro para ajudar a pagar.
O Ladma não pode fechar.

Anônimo disse...

Sem direção e com muitas dividas. Uai! Isso é Brazópolis sem rumo e sem dinheiro.

Anônimo disse...

Arrecadar dinheiro para ajudar a pagar! Kkkkkkkk. Essa piada foi boa.

Anônimo disse...

Temos que arrecadar tb para a APAE, para o Lar da criança, para a Vila Vicentina, para o hospital. Todas possuem o mesmo problema do LADMA. É a coisa esta feia por aqui.

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir um maior envolvimento financeiro dos industriais, agropecuaristas e comerciantes nas questões sociais da cidade, pois são eles os detentores do dinheiro. Ficar nas costas da prefeitura e da população a condição de manter economicamente estas instituições é impossível. Vamos lá senhores empresários mostrem suas veias sociais, pois as arterias capitalistas vcs sabem mostrar muito bem. Ta ai minha sugestão.

Anônimo disse...

Fim do mundo já chegou no Braiz.

Anônimo disse...

Que vergonha. Quem irá nos defender?

Anônimo disse...

Onde conseguir toda vez 30.000 reais por 50 e tantos meses? Será que 120 pessoas abonadas da cidade se comprometeriam com essa dívida pagando 250 reais todo mês?

Anônimo disse...

Pelo visto nada na cidade tem uma solução simples. Tudo é complicado. Vejam o Clube Operario x BGB, que confusão; vejam o clube Wenceslau, sem candidatos a nova diretoria; vejam as bananas, substituindo as florestas indiscriminadamente; vejam a Cascata, abandonada; vejam o Parque de Exposições, inoperante; vejam como tudo aqui em Brazopolis poderia ser, mas não é.

Anônimo disse...

Mas o importante é que Bom Sucesso tem um Portal.

Unknown disse...

Se fosse um canil apareceria um monte de gente dando palpites, como são idosos.............

Anônimo disse...

"'Dar maior suporte as entidades sociais existentes"..... Isto ai está no plano de governo do futuro prefeito (ELEITO)... ou ele ja vai se eximir da 1ª responsabilidade?

Anônimo disse...

É,muitas pessoas falam mal do José Fernandes,mas na época dele o LADMA não chegou a esse ponto.Cadê os prefeitos dessa cidade?Sozinho ninguem consegue fazer nada,mas se cada um fizer sua parte....

Anônimo disse...

NAo acho que essa Quantia seja o fim do mundo.Há poucos dias um membro do PT disse que o governo Federal tem RIOS de dinheiro para projetos em todos os setores.Quem sabe se não se enquadra um projeto pra salvar o Ladma? Só que é preciso tentar e llutar muito.A Lei organica de assistencia social Tem o idoso como uma das prioridades ,é lei,penso que seria um crime fechar uma entidade como essa.A questão está na ausencia de autoridades da cidade,na ausencia de interesse da comunidade também.Nessse pais o que está no papel pouco se cumpre.

Anônimo disse...

Vamos colocar um anuncio no jornal:
"Vende-se cidade sul mineira, com potencial turistico(ainda não explorado) com alguns problemas de administração. Faz parte do pacote um povo apático, mas com grande capacidade de reclamar e lutar por assuntos inúteis. Aceitamos qualquer oferta e pode ser pago com vale transporte ou refeição"

Anônimo disse...

Um dia teremos uma cidade onde as pessoas serão reconhecidas pelos seus méritos e servirão de exemplo para as outras gerações. Pois hoje reconhecemos apenas a mediocridade das pessoas. Em nossa cidade ser mediocre é melhor do que ter méritos, triste. E nossos filhos tem como exemplo estas pessoas sem competencia. Fica difícil mudar, quando o problema esta em casa e não na prefeitura ou na camara.

Anônimo disse...

bem vindo a Brasopolis!

O BRASIL AINDA TEM JEITO! disse...

Eu Pe. Luiz Cesar Moraes, não compareci pois estava no mesmo horário em reunião de Formação de Liderança, compromisso agendado mensalmente. Fui na anterior a esta e vendo a realidade procurei ajudar em possibilidades para ajudar a Entidade. Acredito que não adianta, agora, não querer ajudar nossos Idosos, por grandes erros cometidos em administrações anteriores que muitos de Vocês sabem muito melhor do que eu, que estou aqui Há apenas 1 ano e 10 meses e o problema finaceiro-administrativo tem data muito anterior, há culpados no passado, sim! mas precisamos tomar atitudes que levem à soluções pela sobrevivência desta Casa, independente dos culpados. Acredito que devemos nos mobilizar até os Poderes Constituídos de nossa Cidade para que eles junto aos òrgãos Públicos Estaduais, Federais consigam solucionar esta que seria uma Vergonha para nosso Município não Cuidarmos de nossos Idosos e que os òrgãos punam e cobrem os responsáveis por esta dívida e má administrações, isto não cabe a nós , mas aos Poderes Constituídos.
Em Itajubá parte da População se mobilizou em uma passeata em favor de um cachorro escaldado com água quente... e nós não vamos nos mobilizar em Favor de Pessoas Idosas e Carentes do LADMA? Espero que o Povo Brazopolense, contando com nossa participação, possa sair às ruas em favor de Justiça e Cobrança da atuação das Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário de nosso Município em favor desta causa. Contem com a Igreja. Saiamos do anonimato e ponhamos nossa "cara a tapa".

Anônimo disse...

REALMENTE É TRISTE E VERGONHOSO ,ISSO TINHA QUE IR COMO DENÚNCIA PARA MATÉRIA DO EPTV ,ONDE ESTÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PLANO DE GOVERNO EM RELAÇÃO AS OBRAS ASSISTENCIAIS DE BRASÓPOLIS? EO NOVO PREFEITO ELEITO EOS NOVOS VEREADORES??? QUEM VAI COBRAR DELES ?HORA DE COMEÇAR A POR EM PRÁTICA E HONRAR SEU VOTOS SR PREFEITO E VEREADORES,TOMANDO AS RÉDEAS DESSA SITUAÇÃO AFINAL VCS ESTÃO AÍ PQ NÓS COLOCAMOS VCS AÍ.VAMOS COBRAR OS DIREITOS E DIGNIDADES DOS IDOSOS POIS TDS NÓS UM DIA SEREMOS UM.

Fátima Noronha disse...

É isso mesmo, Pe. Cesar. Não podemos cruzar os braços. Devemos sim mostrar que nos preocupamos com nossos idosos, começando já a organizar uma passeata de protesto. O LADMA não pode acabar! Temos que fazer a nossa parte!

Anônimo disse...

SO PRA REFRESCAR A MEMORIA DE QUEM QUER FAZER INTRIGAS........ O PREFEITO ELEITO COMEÇA SEU MANDADO A PARTIR DO DIA 01 DE JANEIRO DE 2013.
TA BOM, DEU PRA ENTENDER OU QUER QUE DESENHE.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Desde a saída das irmãs , o LADMA desandou por completo.


Discordo!
Tudo isto deu se inicio, quando o LADMA sofreu denuncias incabiveis, criadas por partidos politicos.
Ai sim começou a palhacada retendo um dinheiro que ja ao dava nem para os remedios dos mesmos.
E agora fica a Instituicao sofrendo, idosos sofrendo e com dinheiro no banco.
Isso só acontece em Brasopolis!!!!!!!

Ana Paula S. disse...

Concordo plenamente com o anônimo acima. Tudo começou com uma certa carta anônima com denúncias incabíveis e inacreditáveis, usada unicamente por inimizade política. Tudo foi julgado e constatado que tudo não passava de mentiras.
Por que agora, essas pessoas que fizeram as denúncias, com carta anônima, não aparecem para ajudar o problema que eles mesmos começaram?
Ficam aí dando de santinhos, mas certesa eu tenho de que lá no fundo o remorso está doendo.

Anônimo disse...

o ladma tem terras na beira da cidade vende pra pagar suas dividas o ladma tem onde sair tem o povo parar comessas burocracias dizer q o ladma nao tem por onde sair , tem sim vende aquelas terras q nao tem serventia pra nada e pagam suas dividas

Anônimo disse...

É um total desrespeito com o povo brasopolense o infeliz comentário do "Anonimo do dia 5/12 09:46".
Certamente você é morador de uma grande capital, onde não existem problemas sociais. Pois, se você fosse um brasopolense nato, estaria mais envolvido com os problemas sociais de nossa cidade; não resolvendo todos eles, mas pelo menos, se solidarizando com aqueles menos favorecidos a quem a vida tirou-lhes a oportunidade de viver seus ultimos dias junto da familia.
Quanto aos problemas do LADMA, não adianta procurarmos os culpados ( pois, garanto-lhes que esses já estão recebendo o que fizeram), quem adquiriu a dívida ... Agora, é arregaçar as mangas e ajudar o LADMA a sair desse sufoco.
Constituem uma comissão para fazer o levantamento de toda a situação, expôe aos cidadaos de bem dessa cidade, e, veremos o que fazer .... Não lamente, não critique, não faça acusações daquilo que você não conhece. Ajude!!!
Eu também estou à disposição.

Anderson Sales disse...

Acredito que esteja na hora de pedir socorro para entidades superiores para que estas ao menos realizem uma gestão temporária no LADMA. Primeiro é necessário que se crie metas em seguida deve-se pedir ajuda as instituições ( "só entre nós" quantas igrejas tem nesta cidade... não estou falando somente da igreja católica e seus inúmeros movimentos, mas também da presbiteriana, Assembléia de Deus , igreja batista etc. Temos um grupo de jovens Que podem muito bem revesar seus trabalhos espirituais com medidas praticas ao asilo, pois o LADMA é de toda comunidade brazopolense, ...a sociedade são vicente de Paula poderia dar um inicio de apoio administrativo, pois elas já estão acostumadas com a interação com asilo. Pode-se investigar possíveis contados com supermercados, não somente da cidade mas de são paulo que se interessem em dar cestas básicas em troca de alguma "isenção fiscal" ou coisa parecida com um termo apropriado. Do mais digo a todos nós que deixemos de ser bichos do mato...E aqueles que possuem já o seu status e poderes façam algo, pois nós meros mortais sem emprego ou com pouco salário , não vamos virar o capitão América pra solucionar qualquer coisa, no máximo verteremos lagrimas de sangue mostrando a todos como temos um coração bondoso com o próximo( p.s.: ironia)

Ana Paula S. disse...

Críticas, acusações, reclamações... será que vcs já foram ao LADMA para veram os problemas de perto? Será que vcs sabem o qto custa, não só monetariamente, mas de trabalho, esforço, o qto custa cuidar de uma instituição como esta?
Admiro o trabalho do restante da diretoria. Louvo o esforço da D. Nilda Fernandes que dá sua vida pelos idosos.
Por que não apareceu uma nova diretoria? Porque sabem que é muito trabalhoso e difícil administrar uma sociedade de carentes que não sobrevive com o que tem. Para mim D. Nilda é uma santa por trabalhar tanto pelo LADMA e seus idosos e de graça. Isso não é qualquer um que tem esta coragem.
D. Nilda, vc é batalhadora, guerreira e merece toda nossa admiração. Parabéns pelo trbalho que tem feito lá. A Sra. vai fazer muita falta!
Que Deus lhe pague por tudo!

Anônimo disse...

q falta faz seu ZE FERNANDES

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.