6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de setembro de 2013

Como posso elogiar, se as coisas não funcionam?



Eu queria só poder falar bem de nossa cidade. Falar que tudo está funcionando direito, que a cidade está crescendo, valorizando os brazopolenses, mas, sinceramente, está difícil.
Fatos acontecem que nos deixam revoltados e nos sentindo sem valor.
Há exatamente 1 mês e três dias nós, da BRAZUNI, estivemos reunidos com o Prefeito em seu gabinete. Fomos muito bem recebidos, ele nos ouviu, disse que gostou das ideias. Levamos algumas reivindicações simples, que não gastariam nenhuma verba, bastando apenas força de vontade.
Até hoje nada foi resolvido. Está tudo igual.  
Daí nos perguntam: A BRAZUNI acabou? Não tem mais reuniões?
Não, a BRAZUNI não acabou. Mas para que faremos reuniões seguidas? Para pedir para taparem buracos? Arrumarem estradas, pontes? Isso a Câmara de vereadores já faz o tempo todo, e pelo jeito que anda a “carruagem”, só isto que fazem.
Queremos ajudar! Mas como ajudar, se não querem ajuda? Não nos ouvem? Nos ignoram?
A festa de aniversário da cidade pecou pela qualidade. A impressão que dá é que se preocuparam mais com a quantidade do que com a qualidade. Muitos eventos dispersos, mal divulgados. Eventos cancelados e divulgados, como aconteceu com a Banda Santa Cecília que iria tocar no domingo no Clube Wenceslau, mas tinha sido dispensada da apresentação. Só que se “esqueceram” que a tinham dispensado e convidaram o público para a apresentação. Resultado: O Clube lotado e a Banda sem nem saber de nada.
Falta de organização? Falta de comunicação? Falta de pessoal para comandar? Falta de experiência?
Não sei...
Só sei que estava parecendo a “Torre de Babel”, ninguém se entendia. Ninguém, sabia de nada.
É triste, mas é a verdade.

16 comentários:

Lucas disse...

O que é 100% perfeito? Quem é que está 100% satisfeito(a) com tudo ou com todos? O que me parece é que esse mantra do "nada está bom" é cansativo demais. As festividades de Brasópolis estavam sim divertidíssimas. E o pessoal que trabalhou para fazer essa festa da cidade sabe muito bem o quanto é difícil fazer de tudo e mais um pouco para tentar pelo menos agradar as pessoas. Mas o que me parece é que é mais cômodo sair de casa com a língua afiada de críticas e os olhos atentos pra tentar ver aquilo que supostamente não dá certo, só pra depois de tudo sair por aí dizendo "como não elogiar se as coisas não funcionam?". Talvez as coisas funcionem sim quando as pessoas ditas "perfeitas" abandonarem essa postura amarga de apontar o dedo e façam diferente e estiquem a mão inteira para ajudar. Independente do que possa ter saído fora do planejado, eu sinceramente adorei as festividades. Me diverti muito com tudo que foi apresentado e oferecido a nós brazopolenses. Toda a festa tem seus altos e baixos, mas isso não nos impede de celebrar ou comemorar. Acho mesmo que as pessoas deveriam deixar de ficar como moscas varejeiras que só procuram o que não presta, mesmo estando em um jardim. Façamos como as abelhas, que mesmo no brejo mais fedorento ainda assim procura a flor e dela tirar o melhor. E dou com toda a minha gratidão, os parabéns a essa cidade linda! Os parabéns a todos que estiveram ali, na luta, para que as festividades aos 112 anos de Brazópolis fossem realizadas. E que em 2014 possamos novamente celebrar com muita alegria! Porque Brazópolis merece de nós é isso: a nossa alegria!

Fátima Noronha disse...

Caro anônimo: Vc não deve me conhecer pra dizer que saio de casa com a "língua afiada" para críticas. Sempre tento ver o lado bom de tudo. Defendo quando as pessoas só veem o lado negativo de tudo. Para quem apenas assistiu aos eventos deve ter sido muito bom mesmo, mas para quem estava nos "bastidores" levando "lambadas" sem ter nada a ver com isso, por causa de coisas que não estavam funcionando a verdade é outra. Sempre estou disposta a ajudar e elogiar, mas chega uma hora que a "gota d'água" transborda. Reconheço o e3sforço das pessoas que organizaram os eventos, mas muita coisa estava errada.
Faça-me um favor, sr. Anônimo: Conheça-me primeiro e depois atire a primeira pedra.
Sou justa e não sou de tapar o sol com a peneira.

Lucas disse...

Fátima Noronha, realmente não lhe conheço e não dou ouvidos ao que dizem de você. Só acho indelicado demais depois de uma festa sair por aí assumindo a postura de que "não gostei, estava ruim, não funcionou..." e assim por diante. E o que eu conheço de você, Fátima Noronha, é o que eu leio aqui no seu Blog. E sinceramente não estou a altura de dizer o que eu acho de bom ou ruim no que eu leio. Afinal, você como pessoa justa sabe muito bem o significado de imparcialidade. E convenhamos, você é para nossa cidade uma formadora de opinião. Mas de uns tempos pra cá estou notando um certo negativismo, algo até sombrio demais. E eu não concordo com você sobre esse negócio de que as festividades "pecaram pela qualidade". A qualidade de uma festa não está na festa em si, mas na despretensão das pessoas que a celebram. E pelo que você acabou de me dizer, sobre levar lambadas, me desculpa, mas isso é o que mais se leva, o importante é fazer dessas lambadas passo de dança. E sei também que tapar o Sol com a peneira não é coisa que se faça, apesar de achar que isso dá um ótimo mote para uma ótima crônica. Mas não é o caso eu sei. E me desculpe, eu não sou justo, não tenho pretensão em ser. Sou humano como qualquer outro e sujeito a errar. Deve ser esse o meu mau: errar. Por isso que não dou ibope para os erros do outros. Pelo contrário, procuro mesmo é celebrar a vida com seus altos e baixos. E muito prazer, sou Lucas. E você não me conhece, talvez nem eu me conheça completamente, ainda não atravessei o Portal de Delphos (aquele que em que está escrito: conheça a ti mesmo). Mas não me chame de Senhor, por favor, Lucas é o suficiente. E volto a dizer: leio seu blog e aprecio muito essa oportunidade de concordar e discordar. Liberdade nos meios de comunicação é fundamental.

Fátima Noronha disse...

Valeu sua opinião Lucas. Tento ser imparcial na medida do possível.
E minhas opiniões, quando positivas, nunca foram seguidas, portanto as negativas também não serão.
Este espaço estará sempre aberto para você concordar ou discordar de mim. Sou adepta à democracia.
Um abraço!

Anônimo disse...

Calma Lucas.

Pega leve, não de tanta bordoada pois se trata de uma pessoa idosa, e bater em idoso é crime.
Adorei suas palavras.
Quanto a voce Dona Fatima, fico espantado com a sua maneira de agir, esta sempre em cima do muro. Nunca mantem uma posição, ora esta elogiando o Sr. prefeito (pra não usar outro termo que acho pejorativo), ora esta criticando.
Forme uma opinião e sustente-a até o fim.

Anônimo disse...

Fátima eu sei que aqui não é lugar para este que vou pedir para publicar é só para deixar o povo mais informado.Se puder é claro.


Arnaldo Jabor

O colunista escreve às terças
Amanhã, o Brasil muda
Depois de tanto tempo para se (des)organizar uma república democrática, o ministro Celso de Mello tem nas mãos o poder de decretar nosso futuro

Comecei a escrever este artigo e parei. Minhas mãos tremiam de medo diante da gravidade do assunto. Parei. Tomei um calmante e recomecei. Não posso me exacerbar em invectivas, em queixumes ou denúncias vazias. Tenho de manter a cabeça fria (se possível) para analisar os efeitos do resultado do julgamento do mensalão, que virá amanhã. “Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow” (...) “o amanhã se infiltra dia a dia até o final dos tempos”, escreveu Shakespeare em “Macbeth” (ato 5 cena 5); pois o nosso amanhã pode nos jogar de volta ao passado, provando a nós cidadãos que “a vida é um conto narrado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada”. Ou que “a nossa vida será uma piada”, na tradução livre de Delubio Soares.

No Brasil nunca há “hoje”; só ontem e amanhã. Amanhã será amanhã ou será ontem. Depois de tanto tempo para se (des)organizar uma república democrática, o ministro Celso de Mello tem nas mãos o poder de decretar nosso futuro. Esta dependência do voto fatal de um homem só já é um despautério jurídico, um absurdo político. O “sagrado” regimento interno do STF está cuidadosamente elaborado por décadas de patrimonialismo para inviabilizar condenações. Eu me lembro do início do julgamento. Tudo parecia um atemorizante sacrilégio, como se todos estivessem cometendo o pecado de ousar cumprir a lei julgando poderosos. Vi o “frisson” nervoso nos ministros-juízes que, depois de sete anos de lentidão, tiveram de correr para cumprir os prazos impostos pelas chicanas e retardos que a gangue de mensaleiros e petistas conseguiu criar. Suprema ironia: no país da justiça lenta, os ministros do Supremo foram obrigados a “andar logo”, “mandar brasa”, falar rápido, pois o Peluso tinha de votar, antes de sair em setembro. E só houve julgamento porque o ministro Ayres Britto se empenhou pessoalmente em viabilizar prazos e datas. Se não, não haveria nada.

Dois ministros impecáveis e com saúde foram aposentados com 70 anos. Poderiam ao menos terminar o julgamento; mas o “regimento” impediu. Sumiram de um dia para o outro, para gáudio dos réus. E foram nomeados em seu lugar Teori e Barroso, naturalmente ávidos para não se submeter ao ritmo de nosso Joaquim Barbosa e valorizar sua chegada ao tribunal. Até compreendo a vaidade, mas entraram para questionar o próprio julgamento, como Barroso declarou.

Amanhã, Celso de Mello estará nos julgando a todos; julgará o país e o próprio Supremo. Durante o processo, qualificou duramente o crime como “o mais vergonhoso da História do país, pois um grupo de delinquentes degradou a atividade política em ações criminosas”. E agora?

Anônimo disse...

Fátima,desde quando a prefeitura está aberta para que um grupo de pessoas vão dar palpite no que eles estão fazendo?Isso se chama "chover no molhado".A panela já está transbordando e não tem lugar para BRAZUNI. Gosto muito dos membros deste grupo,mas acho que vocês sonham demais em querer ajudar.Eles se acham auto-suficientes para dar ouvidos a um grupinho de pessoas.

Anônimo disse...

Sei que não é o espaço ideal para isso, mas como aconteceu em meio às comemorações, postei aqui mesmo !

FÁTIMA , ME AJUDA AI !!!!!!,


Passei por uma situação no mínimo interessante neste final de semana , e quero pelo menos compartilhar dessa nova experiência que me deixou confuso. Quero deixar claro que não tenho nenhum problema em relação a preferência sexual de ninguém . Mesmo por que, alguns dos meus melhores amigos são homossexuais . Mas vamos lá !
Estava eu caminhando (na madrugada) pela praça de Brazópolis e passei por um casal de namorados ( heterossexual ) sentado em um banco comendo um lanche . De repente um casal ( homossexual ) vira para os enamorados e grita : Que casal feio ! o que vai sair disso ai ? Sou mais a gente! . Percebi que o casal ( hétero ) ficou numa situação muito incômoda, se levantaram e foram embora . Fiquei também incomodado com o que vi , mesmo por que, ao passar por uma lixeira jogaram o lanche que estavam comendo fora, não sei se perderam a fome ou o Lanche estava ruim mesmo ! ( acredito na primeira hipótese . )
Agora eu te pergunto Fátima ( Ou para alguém do seu blog que consiga nos explicar ) : O casal de homossexuais cometeu HETEROFOBIA ? Isso é crime ? ( Sei que qualquer tipo de discriminação é passivo de processo ). Mas o que dá mais ibope, a HOMOFOBIA OU A HETEROFOBIA. Fátima desculpe a minha ignorância, mas: HETEROFOBIA ? Fátima, nunca tinha parado pra pensar, o que vc me diz disso ? Eu posso processar alguém por me desrespeitar por ser HETEROSSEXUAL ? Corta pra mim Fátima , Corta pra mim, Ai eu te pergunto : Vão me levar a sério se eu der queixa de HETEROFOBIA ?
Fátima , naquele final de noite e final das comemorações , me peguei tentando refletir sobre a situação , mas infelizmente eu já não estava mais no meu pleno momento de lucidez ( preferi parar de pensar senão ia ficar mais doido !).
Agora , Me ajuda ai , Fátima !!!!?
Ta certo, estamos em pleno e continuo processo de desenvolvimento cultural, moral, musical, sexual... mas as vezes ( só as vezes ) fico perdido nesse processo retilíneo uniforme !!!! KKKKKKK


Show de Bola !!!!!

Anônimo disse...

O que ocorreu com a Banda Santa Cecília foi simplesmente uma falta de respeito com a Banda e com a população (com os eleitores, o resto podemos dizer ser reflexos da maneira que nossa cidade vem sendo administrada pelos governantes. ACORDA BRAZÓPOLIS OU VIVERAS ETERNAMENTE NA MEDIOCRIDADE.

Anônimo disse...

A organização de um evento requer muito mais que um monte de gente que "curte" a festa. Organizar um evento é não deixar aresta solta, amarrar todos os eventos e ter um cronograma muito bem arranjado, inclusive com cálculo do imprevisto...

Não é fácil, mas é possível! Concordo com a Fátima quando ela diz que pecaram na qualidade. Organizar evento é muito mais do que ver a população "feliz" aproveitando o que nunca tem... Desse jeito, as festividades de aniversário da cidade nunca vão chegar aos pés de outras festvidades da região.

Não acho que pelo simples fato da maioria da população não se importar com a estagnação da cidade e não querer vê-la crescer, que as autoridades devam pensar da mesma forma. De forma alguma! Eles devem ser os primeiros a ver o imenso potencial turístico (desde que tenham uma equipe bem organizada) que essa cidade tem!!!

Quanto à prefeitura não dar ouvidos a um grupinho de pessoas, é uma imensa apena, uma vez que a prefeitura é um órgão público que deve reperesentar os interesses públicos E com reuniões abertas.

Anônimo disse...

Um amigo meu estava de férias na casa de um nativo na Suiça. Então sairam para dar um passeio, pois era verão e tinham que aproveitar os raros momentos de sol.
Na padaria, o brasileiro percebeu que o suiço além de comprar o pão parou tranquilamente diante de uma mesa pegou uma única cédula no meio de várias outras a disposição em uma caixa e começou a marcar com uma caneta atentamente aquele papel.
Depois colocou-o em uma urna e sairam.
Meu amigo já havia percebido que aquela movimentação estranha só estava acontecendo naquele dia.
O homem dos Alpes disse para o homem da Mantiqueira que era o dia da eleição do prefeito e vereadores, e que ele tinha acabado de votar.
Não havia nada que desse sinal de disputa eletoral, o cidadão já saiba quem ele queria cuidando do seu município.
O brasileiro quiz saber se ele poderia votar várias vezes usando várias cédulas e em vários locais.
O suiço espantado disse:
"Sim, mas por que eu faria isso?"
Continuaram o passeio.

Anônimo disse...

Falou tudo, estamos numa "Torre de Babel", onde ninguém se entende.

Anônimo disse...

eu penso que o pessoal leva o blog muito a serio ainda mais porque a cidade e pequena qualquer comentario gera polemica, estamos em um pais democratico as pessoas tem medo dos que pensam diferente que não compartilha da mesma opinião que a nossa, as vezes queremos impor nossa opinião como sendo a unica e o caminho não é esse, temos que ter argumentos, fundamentar não é convencer e sim expor saber ouvir ou melhor aqui no caso ler a opinião alheia se der para tirar proveito ótimo se não der podemos sempre melhorar, as coisas ta difícil pra todo lado temos que aprender fazer a nossa parte também, isso é um blog não um tribunal muitos querem fazer justiça, quanto ao blog é sinal que esta dando resultado as pessoas comentam, temos que expressar nossas opiniões sim seja anonimo ou não afinal temos opção para isso.GOSTO DE PESSOAS QUE PENSAM DIFERENTE E VEJO VALORES EM TODAS ELAS. ass:Beatriz

Fátima Noronha disse...

A heterofobia existe sim, mas não sei se é considerado crime. Ela é muito usada pelos GLS, talvez para que eles sejam mais aceitos, ou até pelo preconceito que eles sofrem. Se alguém der queixa, acho que seria tratado igual à homofobia.

Anônimo disse...

Agora só para contrariar vou ser honesto!

Anônimo disse...

o lucas fala devagar com minha tia ai cabocro, respeita as pessoas rapaiz,,se vc nao gostou entao nao fica ai no blog entao,,,vc e doido,,,nao sei quem e vc mas vou descobrir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.