6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de setembro de 2013

Apenas o silêncio - Misa Ferreira



Lendo o artigo “Na pele do outro” de Eliane Brum, eu me reportei imediatamente ao trágico e triste acontecimento da estudante assassinada em nossa cidade há poucos dias.

Embora as situações sejam totalmente diferentes, refleti sobre a reação e atitudes das pessoas diante da tragédia ocorrida aqui. É óbvio que todos os itajubenses ficaram consternados com essa tristeza e quiseram se solidarizar com os pais e irmãos da jovem. Entretanto, nem toda a solidariedade do mundo vai aplacar a dor inimaginável dessa mãe e família enlutada. E que sabemos nós dessa dor? Pois não estamos e nem queremos estar na pele do outro num momento terrível como este. No íntimo de cada um ecoa uma frase: e se tivesse sido com minha família? Mas não, não queremos nem pensar nessa funesta possibilidade. E o que nos resta então a fazer, como pessoas que pretendemos ser?

Sei que é quase impossível não falar sobre este fato, sei que o trágico sempre exerce uma estranha atração, haja vista o miserável interesse mórbido das pessoas em geral, de permanecer o dia todo e vários dias em frente à televisão assistindo aos mais terríveis acidentes, como no caso do incêndio da boate em Santa Maria no início do ano. Quanto ao lamentável acontecimento da menina barbaramente assassinada, passado o primeiro impacto, passados os primeiros dias, ainda ouço comentários aqui e ali. Mas o que me estarrece são os detalhes cruéis que brotam não se sabe de onde e se propagam numa incrível velocidade, sendo modificados e aumentados de acordo com a imaginação e o caráter de quem ouve. É preciso dar um basta.

Existe sempre uma mórbida tendência à curiosidade em torno de tragédias. Infelizmente, isso é miseravelmente humano. Faz parte das misérias que trazemos atreladas à nossa imperfeição e que devemos a todo o custo combater. Já nos alertava Santo Agostinho sobre a curiosidade, chamada na Sagrada Escritura de concupiscência dos olhos. Embora a relação esteja no olhar, na verdade está ligada aos outros sentidos também. A curiosidade é de conhecer, seja vendo ou ouvindo.

Enfim, o que podemos oferecer a quem coube sofrer de forma tão cruel a pior das tragédias? Um abraço? Orações? Sim, mas, sobretudo o sagrado silêncio, significando nossa atitude de respeito. Se não podemos estar na pele do outro, pelo menos, o silêncio. O silêncio para não propagar mais ainda detalhes que não interessam, que nada acrescentam, que só fazem sofrer a família dilacerada pela dor. O silêncio que nos permite refletir sobre a insegurança da vida que não nos dá garantia alguma de que estamos protegidos disso ou daquilo. Todos estamos debaixo do mesmo céu, do mesmo sol e da mesma chuva. O sofrimento atinge a todos, de uma forma ou de outra.

O silêncio, sim. Apenas o silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.