6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

12 de setembro de 2013

SITE ESCULACHA COM BRAZÓPOLIS

Desciclopédia é um site que fala sobre as cidades da região.
Quando entrei no site pela primeira vez, não sabendo se tratar de humor, fui lendo e ficando muito brava, mas depois dei boas risadas...
Leve tudo no bom humor... não se irrite, é tudo brincadeira.
Vejam como eles “esculacham” com nossa cidade:

Brazópolis é a cidade que representa toda a raça brasileira, uma vez que foi construída no último lugar do mundo onde uma pessoa lúcida construiria uma cidade. Assim além de representar a raça brasileira, representa também toda a burrice de um povo. Antigamente rolavam pela região falsos rumores de que Brazópolis seria o “cú do mundo”, o que claramente não é verdade, o relevo de Brazópolis está bem mais para montanha do que para depressão o que leva a cidade a parecer mais com as hemorróidas do mundo. Devido a seu relevo acidentado e cheio de desníveis, Brazópolis frequentemente é procurada por esportistas a fim de praticar rapel e bungee jumping. E também suicidas que querem terminar sua vida espatifando-se no chão.
Localização
Embora não seja nenhum pólo industrial, a região fica entre vários outros pólos, sendo considerada o primo pobre destes, mas mesmo assim, Brazópolis é um importante lugar de passagem para as pessoas que saem de Itajubá e vão em direção a São Paulo, 95% das pessoas que passam pela cidade estão realizando tal percurso, do resto, 2,49% se perderam radicalmente nas rodovias federais e vieram parar por aqui e somente 0,01% são os realmente insanos que tinham como destino planejado o município.
Geografia :
Localizado perto do litoral mineiro, Brazópi é uma megamicrocidade da região do sul de Minas (há quem diga que como a cidade não pode ser menor do que já é, a tendência é crescer e se tornar megalópole).
Construída numa região totalmente inóspita para tal, Brazópis fica em um mar de morros, onde se é possível usar aquela velha piada: "Se não está subindo, está descendo", o que fez com q todas as pessoas da cidade passassem a ter panturrilhas super definidas por realizarem escaladas até em 90 graus diariamente. A única área plana da cidade foi destinada para a construção do campo de futebol, e como o campo fica em uma área baixa nos municípios vizinhos rolasse a piada de que toda bola que é solta em qualquer lugar da cidade chega ao campo de futebol, o que não é verdade, pois quando os moradores resolveram implantar o futebol na cidade no começo do século XX já se precaveram e passaram a importar massivamente a tecnologia da bola quadrada, sendo a redonda só utilizada em jogos dentro do campo.
História :
Os primeiros a chegarem na região foram os bandeirantes que se perderam radicalmente de sua expedição em direção ao Mato Grosso, que ao se encontrarem com um grupo de bahianos cujo objetivo era chegar a São Paulo, mas ficaram ali mesmo por preguiça, os bandeirantes resolveram acampar tamanha já era a preguiça que já estava-os contagiando. E ao fazerem isso deram origem a um dos atos mais burros de toda a história mineira, pois seria construída posteriormente uma cidade ali, cidade que começou somente no pau-a-pique, uma vez que este é um tipo de construção que não exige muito trabalho. E nunca migraram daquelas ladeiras inóspitas que existiam na região pois queriam evitar a fadiga de tal ato, e mais burros ainda foram os que caíram na mesma tolice a passaram a habitar a pequena vila, sempre se segurando para não rolarem ladeira abaixo.
A cidade se desenvolveu e depois de 50 anos, já tinha uma delegacia, uma prefeitura e um postinho de saúde (frequentado pelo delegado e pelo prefeito). Mas o município teve sua verdadeira explosão econômica após a implantação da cultura de banana, principal fonte de renda e divertimento do brazopolense.
Economia :
Como já foi dito a economia de Brasópolis é baseada na banana. Outra atividade que se destaca são os bares. Quase todo mundo na cidade cuida da plantação de banana, quem não planta banana, toca um bar. E há quem além de tocar um bar ainda planta banana. A tendência é que a preferência por bares supere a por bananas, pois depois de plantar a Banana, pode-se tomar umas, mas depois de tomar umas não pode-se plantar a Banana.
Há em Brazópolis também o observatório Pico dos Dias, o observatório que ganha em altura de todos os outros da América Latina (sabemos que a América Latina não é tão grande coisa, mas já é uma vitória), cuja posse tenta ser conseguida desde a fundação pela prefeitura de Itajubá. Para eles um recado: “Vocês podem até ganhar JEMG, mas quem tem os morros e picos, somos nós brazopolenses”.
Política :
Fazer comícios na cidade não é difícil, de tão pequena que é, com um simples home theather um político faz-se ouvir pela cidade inteira, o que fez com que cada vez mais a população passasse a se interessar por política. Já houve um candidato a prefeito mais ousado que prometeu que se uma vez eleitos acabariam de vez com todos os morros da cidade. A população, na época desinformada, achou tal proposta maravilhosa e o prefeito foi eleito com 100% dos votos, mas quando terminou seu mandato não conseguiu acabar com os morros e a desculpa era até plausível: falta de verbas. Outro assunto, que envolve saúde pública e saneamento básico é o bosteiro da cidade, por onde passa todo o esgoto sem nenhum tipo de encanamento e de onde até brotaram criaturas misteriosas diz-se desde a primeira vez que Bilac Pinto foi eleito que nosso deputado estadual mandará verbas para as manilhas (o que não passava de um rumor do nosso então candidato a prefeito). É... manda ele fazer um churrasco perto de onde eram pra ficar as manilhas que ele vai ver o que é bom , vai ver o que é mais fedido do que política.

Turismo
Como o resto de Minas Gerais, Brazópolis é importante economicamente e também uma verdadeira droga em pontos turísticos e eventos. O principal ponto turístico para se ter uma ideia é o Bosteiro e o observatório. E de eventos da pra se falar da Festa da Banana, festa que poderia facilmente conter cantores de calibre nacional, mas que privilegia a merda o talento a regional. Por muitos anos a cidade não conseguiu acabar com o mito de que na cidade bom era só o carnaval, tanto que antigamente se procurassem "Brazópolis" no google aparecia como busca relacionada "carnaval Brazópolis", mas a partir do momento em que houve um empenho de ONGS e do governo local para o melhoramento genético da banana, a festa com o nome da fruta passou a ser mais conhecida do que o carnaval municipal e anualmente pessoas de vários locais vem a região para provar da fruta brazopolense e ainda saem dizendo que ela tem um gosto especial.
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Brasópolis#Localiza.C3.A7.C3.A3o

32 comentários:

João T. disse...

Acho triste demais e não engraçado.As pessoas perdem tempo com coisas bizarras e mesmo sendo com o intuito de brincar,denigrem muito a imagem da cidade. Por causa dessa tal desciclopédia vários alunos mal informados ou que ignoram essa bestialidade de site, cometeram uma gafe na feira anual de uma escola particular, referencia em educação de Brazópolis.Perguntei à minha esposa se aquilo era gosação proposital ou eu estava ficando caduco ao ler aquela bobagem.Eu penso que pras crianças e jovens pesquizarem na internete pra trabalhos sérios de escola,teria que ter a supervisão de professores ou os proprios pais porque tem aparecido cada COISA do outro mundo....

Anônimo disse...

olha sem palavras ... mais brasopolis e td de bom . naum troco minha cidadezinha por nada .. brasooplis quem te conhece naum esquece jamais

Marcelo Junqueira disse...

Que site é este???

Anônimo disse...

BRAZOPOLIS É UMA CIDADE MARAVILHOSA,PRA ESSE POVO NADA TA BOM!!
MAS O QUE TA ESTRAGANDO A CIDADE,É A PREFEITURA,O PREFEITO.
AS RUAS ESTAO PARECENDO CAMPO DE FUTEBOL,SEM CONTAR A FALTA DE DINHEIRO NA PREFEITURA!!

Aldo Fróes Nornha disse...

Fico muito triste quando leio esses tipos de matérias, estou longe de Brazópolis mais sempre estou me informando do que está acontecendo na cidade, e por onde vou, quando me perguntam de onde sou, digo com muito orgulho que sou de Brazópolis, mesmo não nascendo lá, convido meus amigos de voo para ir lá conhecer a cidade. “Brazópolis tem muitos defeitos, mais é uma cidade que amo e gostaria de ver crescer tanto na parte econômica quanto na turística. ” Sou Brazópolense e não desisto nunca”. Abraço a todos !

Marlete disse...

"...somente 0,01% são os realmente insanos que tinham como destino planejado o município..."
Eu faço parte deste percentual, mas em sã consciência. Adoro Brasópolis e seu povo.
Mas como piada adorei!....kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

DESCICLOPÉDIA é um site que usa uma forma muito bem humorada de falar sobre cidades, locais, produtos, carros entre outras coisas foi criado logo após o WIKIPEDIA. Conheço esse site a anos, sempre passo o tempo lendo as bobagens contidas nele. É muito bom, basta você levar pela esportiva e entender o humor Negro.

Anônimo disse...

achei muito engraçado,mais a matéria é muito extensa li só um pedacinho kkkkkkkkkk,pra evitar a fadiga.puxa vida hen! Fátima essa foi tirada do fundo do baú,tem comentários do ano de 2010kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

acho o sequinte todo brazopolensse tinha que reunir e por moral na cidade e nao deixar pessoas que nem é daqui tomar conta e falar mal e ainda mandar na cidade tem muinto florasteiro aqui,

Anônimo disse...

Ta ficando sem assunto?
Este topico é do ano passado....

Anônimo disse...

brazopolis e bom demais o qe na verdade estraga essa cidade e qe cada governante qe entra tira um pouco do briho da nossa cidade,nenhum prefeito qe entra se preocupa na verdade com o povo eles so pensam neles mesmos,se cada prefeito qe entrase na prefeitura buscase trabaho para o povo nossos jovens naõ estariam indo embora,eles ficam 4 anos tapando burracos e depois veem falando q 4 anos naõ deu para fazer nada,essa atual administraçao nesse mandato vai para 12 anos agora me mostrem nesses 12 anos qantos empregos trouxeram para brazopolis,o qe melhorouu parao povo nesses 12 anos ,naõ mehorou nada aliais ta piorando cada vez mais ,como eu disse brazopolis e bom demais o qe estraga saõ pessoas de pensamento peqeno a cidade encohe a cada ano mais isso e uma lastima!

Anônimo disse...

DESCICLOPÉDIA - Esculhamba todas as cidades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Desciclopédia é uma wiki-paródia da Wikipédia, versão em português da Uncyclopedia.1 Seu objetivo é apresentar um ponto de vista satírico em formato wiki,1 e seu conteúdo é constituído de desinformações e mentiras grotescas, conforme definida por ela mesma.2

Anônimo disse...

Brazópolis é a melhor cidade do Sul de Minas para se viver, este comentário é muito baixo e triste.

Anônimo disse...

brazopolis é uma cidade muinto boa,pobrema é os governantes que nao tem vergonha na cara,tem que levantar a moral da cidade,,,

Unknown disse...

Eu achava que esse blog era pra destacar as coisas boas da nossa cidade, por isso sempre o leio á procura de informações, pois estou longe dai, mas é minha cidade querida, mas isso foi uma decepção! Não tem graça nenhuma esse tipo de matéria!!!!
Estou profundamente decepcionada em ver uma coisa dessas....

Unknown disse...

A única palavra que descreve o que estou sentindo ao ler uma coisa dessas é DECEPÇÃO...

Anônimo disse...

concordo com o anônimo acima, o problema de Brazópolis é os governantes, de 4 em 4 anos é a mesma coisa, só muda a sigla do partido. Brazópolis é uma vergonha na política, até as cidades menores que Brazópolis estão avançando em tudo. um exemplo Piranguinho esta muito na frente de Brazópolis em tudo, inclusive no IDH nacional. Vai falar que é partido, pois é o mesmo partido que governa lá, e a muito tempo, então é as cabeças governantes da nossa cidade. Para começar a câmara dos vereadores é uma VERGONHA, dos 9, somente alguns que trabalham. É cada "borracha" que sai na câmara que é de envergonhar. Ganhar salário para pedir para o executivo desentupir bueiro, TROCAR LÂMPADA DE POSTE, é uma VERGONHA.

Anônimo disse...

todas cidades vizinhas estaõ se desenvolvendo e so fazer uma pesquisa ,piranguinho,conceiçao dos ouros ,paraisopolis ,agora brazopolis e uma vergonha a chuva que caiu no começo do ano a prefeitura ainda naõ conseguiu arrumar as pontes ,as estradas agora imaginem se chover 2 ou 3 veses no ano brazopolis se acaba ,12 anos de governo do pt e nem uma industria para nossa cidade ,ja ta na hora do povo rever essas coisas pessoas qe passaram e naõ deram frutos vamos cortar pela raiz e cltiver brotos novos novas pessoas,novas cabeças, novos pensamentos deixar pra traz essas pessoas qe so qerem tapar burracos !

Anônimo disse...

so faltou o site falar tambem,,que o tonho prado chamou o povo de brazopolis de caipira,,e a cidade so tem parabolica e janela kkkkkkk,,temos que levantar a moral da cidade gente,,,so faltou o tonho chamar noz de indio agora kkkk

Anônimo disse...

aPESAR DE NÃO TER GOSTADO DAS BRICADEIRAS, COMO BRASOPOLENSE SOU OBRIGADO A RECONHECER QUE BRASOPOLIS PRECISA DE UMA REFLEXAO PARA MELHORAR. FALTA RESTAURANTES DE NIVEL RAZOAVEL QUE OBRIGA ATÉ A GENTE A IR ALMOÇAR EM ITAJUBA.

Anônimo disse...

Atenção população, fiquem de olhos abertos; os motoristas da PREFEITURA continuam fazendo uso pessoal do transporte público.

Anônimo disse...

João Mauro aproveite bem os 3 anos que ainda te restam, pois não terá uma próxima; com essa equipe de administração, você não ganha nem mesmo para vereador; falo isso por mim e pela população de Brazópolis. Isso porque acreditei em você e me decepcionei muito, não voto em mais ninguém; porque não conheço ninguém que mereça o meu respeito e a minha confiança . Faça por merecer senão procure outro território.

Anônimo disse...

As criticas não tem graça nenhuma,mas vou falar porque os empregados, braçal não cuidam dos serviços eu acho quem fiscaliza o serviços é um lerdo ,o prefeito tinha que ver como anda as coisas para melhorar as aparências,as críticas estão com razões,é por isso ou aquilo que temos que ver as coisas.Cidade arrumada é outra visão.

Anônimo disse...

Quem esculachou de uma vez com a cidade é o eleitor,a maioria votou e colocou o prefeito que voces merecem,agora fiquem quietos e ou façam diferente da proxima vez.Pior cego que o povo de Brazopolis não existe.E afinal das contas,eu só queria saber o que esse povo fez aí em Brazopolis,o que mudou com essa gente,ninguém ve nada de bom para a população,SÓ pra cúpula do PT.Olhem pra cima e vejam o que aconteceu com os que diziam que iriam salvar o pais,aquilo é mentira? é calúnia?Vamos criar vergonha na cara né gente.Do jeito que está a cidade qualquer pessoa serve,o importante é tirar esse pessoal que já atrasou muito Brazopolis.As vezes penso que aqui não existe vida inteligente.

José disse...

quem escreveu deve ser algum forasteiro , não é brasopolense e quer aparecer a qulquer custo.
Não vou perder meu tempo,

Anônimo disse...

Pura verdade anônimo de 31 de janeiro de 2014 12:36, agora temos que engolir, mas, as eleições vem e já vamos começar para outubro próximo, votar nulo tá, é a única maneira de acabar com estes incompetentes. Contamos com vocês.

Anônimo disse...

esse povo que não tem mais o que fazer, manda eles pro inferno..

Anônimo disse...

Idiota

Anônimo disse...

E SO UMA SATIRA!!!!NAO LEVE NADA NA DESCICLOPEDIA A SERIO,E SO PARA RIR *****!!

Anônimo disse...

Pode me dizer a composição da diretoria do clube dos 50, principalmente quem é o presidente?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.