6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de setembro de 2013

Novo teste do pezinho identifica duas outras doenças em recém-nascidos.



Teste ficou mais completo em quatro estados brasileiros. Governo prevê que até 2014 todos os estados já possam fazer esse novo teste do pezinho.

O teste do pezinho, capaz de descobrir doenças em recém nascidos, ficou mais completo.  A partir de agora, o exame inclui dois novos diagnósticos. Mas, o novo teste só é obrigatório em algumas capitais.

É uma picada no pezinho. Para o bebê, um susto. Para os médicos, a garantia de diagnósticos que podem prevenir doenças graves. Pelo último balanço do Ministério da Saúde, 2,8 milhões crianças fizeram o teste em todo o país em 2011.

Hoje, o exame identifica quatro doenças: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria, uma doença caracterizada pela falta de uma enzima. Com a portaria assinada no Ministério da Saúde, o teste do pezinho ficou mais completo em quatro estados brasileiros: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A partir do sangue coletado de recém-nascidos, serão realizados novos exames que permitem o diagnóstico de outras duas doenças raras: a deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

“Pelo teste do pezinho, você consegue descobrir antes que essas manifestações clínicas apareçam. O tratamento é simples, e essa criança vai se desenvolver normalmente para o resto da vida”, diz a gerente de triagem neonatal Mouseline Domingos.

A deficiência de biotinidase é a falta de enzimas importantes no organismo. Esse problema poderia ter levado a pequena Natália a surdez e a distúrbios mentais, mas a doença foi identificada no teste do pezinho. Medicada desde recém-nascida, ela cresce forte e feliz.

“Se não tivesse sido feito esse diagnóstico precoce, ela poderia ter tido inúmeras doenças, ou sintomas de doenças, da falta da vitamina que ela poderia ter no organismo. Para a gente foi muito importante”, diz a mãe de Natália, Andressa de Amorim.

A previsão do governo é de que até 2014 todos os estados já possam fazer o novo teste do pezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.