6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de junho de 2015

Você é parte do problema ou da solução?



No trabalho, nas nossas relações e ao longo da nossa vida em geral, só existem dois lados que podemos ocupar: o lado de quem faz parte do problema ou o lado de quem faz parte da solução. E em equipe, tais comportamentos tornam-se, ao longo do tempo, gritantes, fazendo com que a real personalidade e comprometimento de cada um se revele ao longo do tempo.

A resistência à mudança é algo inerente ao ser humano. Somos seres programados para, na maior parte de nossas vidas, buscar praticar duas Leis: a do Mínimo Esforço e a da Acomodação. Somadas, elas formam em nós o que conhecemos por resistência.

Fulano havia sido contratado há alguns meses, para desempenhar a função de liderança em um dos departamentos de uma empresa. O outro departamento funcionava em uma sala separada. Devido a uma questão macro, ou seja, que fugia do controle de qualquer um dentro da empresa, foi preciso empreender uma mudança estrutural que obrigaria os dois departamentos a se reorganizarem e passarem a dividir um mesmo espaço. Pela sua posição intermediária, Fulano soube informalmente da mudança e, antes mesmo de procurar entendê-la e aguardar que ela fosse oficializada, passou a criar resistência. Pior ainda, passou a tentar influenciar os seus liderados ao mesmo tipo de comportamento, em conversas de bebedouros ou aos pés de suas mesas. Fulano passou a levantar bandeiras invisíveis pelos corredores, acreditando estar tendo sucesso em sua empreitada até que, ao comentar a situação que o deixava indignado com alguém de fora, foi fuzilado:

- Diga-me uma coisa: se quando você foi contratado os dois departamentos já funcionassem dentro de um mesmo espaço, o que você faria?

Fulano está devendo a resposta até hoje.

Toda empresa, organização, equipe ou grupo, enfim, onde quer que pessoas se reúnam em torno de um objetivo, por mais que existam nuances de caráter político em nossas relações, a postura que estimulamos em nós mesmos e nas pessoas a quem influenciamos sempre nos coloca de um ou de outro lado da linha, a tênue linha que separa quem faz parte do problema ou quem faz parte da solução.


Eduardo Zugaib é escritor, profissional de comunicação e marketing e professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.