6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de junho de 2015

PIRANQUINHO QUEBRA RECORDE COM PÉ DE MOLEQUE GIGANTE



Foto: RankBrasil

Piranguinho supera o próprio recorde brasileiro com pé de moleque gigante
A cidade de Piranguinho, em Minas Gerais, superou o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior pé de moleque do país, com 20 m de comprimento, 60 cm de largura e 2 cm de espessura, e 336 kg.
 O doce gigante foi apresentado e distribuído gratuitamente em 20 de junho de 2015, durante a 10ª Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, realizada na Praça Coronel Braz.
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari marcou presença no evento. Após conferir peso e medidas, ele confirmou a nova marca brasileira, entregando o troféu aos responsáveis pela iguaria. Este ano, 10 produtores estiveram envolvidos na preparação da receita, que leva rapadura e amendoim.
Segundo o secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Cleber Marinho da Cruz, a superação do recorde é um orgulho para a cidade de Piranguinho: “Além de ter o melhor pé de moleque, também tem o maior pé de moleque do país”.
O secretário conta que a tradição da fabricação no município teve início por volta de 1909, quando era comercializado juntamente com outros doces em um bar próximo à estação ferroviária. “Na década de 1930 a iguaria passou a ser vendida dentro dos vagões dos trens”, comenta.
De acordo com ele, com a extinção da ferrovia surgiu uma barraca na beira da BR 459 para sua venda e com o tempo apareceram outras barracas, sendo identificadas por cores. “Em 2009 o doce foi declarado Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais e hoje o pé de moleque de Piranguinho ganhou destaque em todo o Brasil”.
Festa do pé de moleque
A Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo atrai anualmente cerca de oito mil pessoas. Em 2015 aconteceu entre os dias 19 e 21, com diversas atrações. Além da receita gigante, teve apresentações de quadrilhas e capoeira, dança do pau de fitas, encontro de violeiros e shows musicais.

Fonte: www.eshoje.jor.

5 comentários:

FORA PT disse...

Brasopolis tambem tem a "Maior Banana do Brasil".
Ela vem sendo cultivada pela prefeitura a pelo menos 12 anos e é dividida com cada cidadão brasopolense.
Esta banana é o que nossos politicos dão ao povo desta cidade.......

neli faria disse...

adoro pé de moleque

Anônimo disse...

Parabéns, Piranguinho! Um município que antes "era" de Brazópolis hoje está bem à frente que nós!

Anônimo disse...

Concordamos plenamente com o comentário de 25 de junho de 2015 00:40hs, Bilac e Dalmo aparecem aqui só em época de eleição e depois somem, se alguém souber diga o que eles fizeram por nossa terra até hoje, Estamos aguardando, com a palavra sr tacilinho.

Anônimo disse...

É duro dizer,mas Brazopolis anda com muita lentidão, precisa gerar Empregos para os jovens, receita para a cidade, as cidades vizinhas estão a todo vapor e Brazopolis sempre nessa de viver com circulação de dinheiro dos aposentados apenas, isso tem que mudar.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.