A
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig prevê a ampliação do sistema de
telemedição para mais três mil unidades consumidoras em Minas Gerais, até o
final de 2014. A telemedição é um sistema que permite a leitura do medidor de
energia elétrica através de uma central eletrônica, eliminando a necessidade de
leituristas para realizar a verificação. Atualmente, 13 mil grandes
consumidores já integram o sistema de medição remota.
Os
novos integrantes do sistema foram selecionados com base no alto nível de
consumo de energia elétrica. Trata-se, principalmente, de estabelecimentos
comerciais e industriais, além de empreendimentos do setor hoteleiro e grandes
clubes esportivos, que demandam maior quantidade de energia se comparado com
consumidores residenciais. Somente os 13 mil grandes consumidores que já
integram o sistema de telemedição são responsáveis por 45% da receita da Cemig.
Além
de diminuir a possibilidade de erros na leitura do medidor de energia, o
sistema eletrônico permite detectar fraudes e interferências indevidas no
equipamento, o que evita prejuízos e dificulta a ação de infratores.
“Toda
informação do consumo de energia elétrica é fornecida de 15 em 15 minutos à
central de monitoramento de medição da Cemig. Ao verificarmos alguma
anormalidade nos níveis de consumo, acionamos as equipes para averiguar in loco
se há ou não a incidência de fraude”, explica o gerente de Gestão da Medição e
Controle de Perdas da Cemig, Railton Silva Vale.
A
ampliação do sistema de telemedição é uma das ações da Companhia para reduzir
os prejuízos com o furto de energia elétrica, que somente no ano passado,
chegaram a R$ 300 milhões. A Cemig alerta que aqueles que fazem ligações
clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, estão sujeitos às
penalidades do artigo 155 do Código Penal que prevê multas e pena de um a oito
anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não
faturada.
Centro
Integrado de Medição
As
informações geradas pelo sistema de telemedição são enviadas para o Centro
Integrado de Medição (CIM) da Cemig, localizado no Barro Preto, região
Centro-Sul de Belo Horizonte. Com aparelhos de alta tecnologia, o Centro
monitora desde a leitura do medidor até a programação de corte e religamento,
passando pela identificação de fraudes e interferências indevidas no
equipamento, por parte do consumidor.
Com
investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o Centro conta com uma sala de
operação projetada para funcionar com 21 postos de trabalho, sendo 12
destinados às atividades de monitoramento dos sistemas de medição e nove para
seleção de alvos de inspeção.
O
gerente Railton Silva Vale explica que os benefícios gerados pelo sistema
eletrônico impactam em vantagens tanto para a Cemig quanto para a sociedade.
“Na medida em que diminuímos a perda comercial, possibilitamos que a tarifa
fique menor e os clientes sejam beneficiados, pois as fraudes oneram a tarifa”,
afirma.
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