6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de dezembro de 2012

Decreto do governo vai adiar aplicação de nova ortografia para 2016



O novo acordo ortográfico deverá ter a implementação adiada no Brasil por meio de decreto. O assunto foi discutido em reunião entre representantes do Ministério das Relações Exteriores, Cultura, Educação e Casa Civil, mas quem dará a palavra final será a presidente Dilma Rousseff,

A previsão era a de que a transição fosse concluída em 31 de dezembro de 2012. Mas o governo já admite alterar a implementação  para 1º de janeiro de 2016 .   

O cronograma de implementação foi assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008 na Academia Brasileira de Letras.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ouviu o apelo por um prazo maior de uma comitiva formada pelos senadores Lídice da Mata  e Cyro Miranda  e pelo professor Ernani Pimentel, idealizador do movimento "Acordar Melhor", que propõe a simplificação ortográfica.
Uma das preocupações é com os próximos  vestibulares, pois os alunos ainda não estão sabendo as novas regras.

Entre outras coisas, o acordo ortográfico suprime o trema -  a exceção fica nos casos de nomes estrangeiros - retira o acento dos ditongos abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas (como assembleia e ideia), altera as regras do hífen e inclui as letras "k", "w" e "y" no alfabeto português.

O Ministério da Educação informou que todos os livros didáticos do ano que vem vão respeitar o novo acordo.

Um comentário:

Lícia M. disse...

Não entendo, me expliquem por favor, o que vale então, o antigo ou novo, com trema ou sem, com hífem ou sem,com acento ou sem acento, já era táo difícil agora então, um angú.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.