6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de outubro de 2011

Bonecos Gigantes de Brazópolis farão a abertura oficial do 5º Litoral Encena, dia 22 de outubro, na praça cândido Motta em Caraguatatuba SP

5º Litoral Encena chega este mês com Teatro de Rua, Teatro de Bonecos e Circo gratuitos para Caraguá e região


Vem aí a 5ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos e Circo de Caraguatatuba. De 22 a 29 de outubro, o evento promete movimentar o Litoral Norte e o Vale do Paraíba com apresentações culturais gratuitas para todas as idades.

O Litoral Encena abre espaço para que as cidades envolvidas tenham contato com o melhor da produção artística nacional e internacional, contribuindo para a difusão da arte e da cultura, além de reverenciar a maior das linguagens artísticas: o teatro.

Participam desta edição os municípios de Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Paraibuna, Salesópolis, Jambeiro, Lagoinha, Santa Branca, São Luiz do Paraitinga e Monteiro Lobato.

Caraguatatuba, cidade-sede da Mostra, vai receber 24 apresentações distribuídas na Praça Dr. Cândido Motta, Auditório Maristela Oliveira (Fundacc), Teatro Mario Covas, Polo Cultural Profa. Adaly Coelho Passos, Centro Cultural do Travessão e no bairro Casa Branca.

Os 25 espetáculos selecionados vêm de São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Argentina. Ao todo serão 66 apresentações nos 13 municípios para um público estimado em 35 mil pessoas.

Entre os destaques da programação em Caraguatatuba está a participação do ator Domingos Montagner, o ‘Capitão Herculano’ da novela Cordel Encantato, exibida até o mês passado pela Rede Globo.

O evento contará ainda com 17 workshops de técnicas teatrais ministrados nos municípios participantes e com a Mostra Regional do Projeto Ademar Guerra.

Abertura

Um dos momentos mais esperados do Litoral Encena é o cortejo de abertura do evento, quando os bonecões gigantes, grupos de maracatu, fanfarras e bandas municipais desfilam pelas ruas de Caraguá, anunciando o início das atividades e convidando as pessoas para prestigiarem as apresentações. Este ano, o Cortejo sairá de vários pontos do município, no dia 22 de outubro, com chegada à Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, a partir das 20h.

O coordenador cultural da Fundacc, Adbailson Cuba, que também é responsável pela organização do evento em Caraguá e região, ressalta a importância do Litoral Encena. “A cada ano estamos ganhando força, com mais espetáculos, mais cidades participantes. Eu costumo brincar que o Litoral Encena é uma grande tsunami cultural, que sai do Litoral e sobe a serra em direção ao Vale do Paraíba”, destaca.

A programação completa do evento pode ser conferida a partir da próxima semana no site www.fundacc.com.br e www.litoralencena.com.br.

O 5º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos e Circo de Caraguatatuba é uma execução da Abaçaí Cultura e Arte, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Governo Municipal e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba com apoio da Poiesis, por meio do projeto Ademar Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.