6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de janeiro de 2011

Sul de Minas liderou produção de milho em 2010

Famosa por ser a região que mais produz café no Estado, o Sul de Minas também se destacou em 2010 com a produção de milho. Os produtores da região colheram 1,3 milhão toneladas do produto no ano passado, o equivalente a 21,5% da safra estadual. Em seguida ficou a região do Alto Paranaíba, com 1,2 milhão de toneladas, 21,1% do total colhido em Minas Gerais. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O milho é uma tradição no Sul de Minas. Ele ocupa áreas mais baixas, enquanto o café é cultivado em locais mais montanhosos", explica o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Alfenas, Wilson Lasmar. Segundo ele, 70% das propriedades que cultivam milho na região estão nas mãos de pequenos produtores. "Mas aqui prevalece o uso de alta tecnologia, com boa adubação do solo e uso de sementes de qualidade", diz o gerente.

Outro fator determinante para a boa produção de milho no Sul de Minas é o clima. "Não há necessidade de irrigação, pois há chuva suficiente. Além disso, o calor também ajuda. Temos bons índices de produtividade no Sul", comenta Lasmar.

A grande procura por milho no mercado internacional explica a elevação dos preços. "Houve quebra da safra de trigo na Europa e por isso muitos produtores tiveram que optar pelo milho para a alimentação animal. Além disso, o fenômeno La Niña prejudicou a safra de milho de alguns países produtores. Outro fator é o aumento de consumo de países como a China", comenta João Ricardo Albanez.

Fonte: http://www.iof.mg.gov.br

3 comentários:

La Nostra Italia disse...

Oi, Fátima

Sigo seu blog e me interesso muito por suas postagens. É uma forma de entrar em contato com as notícias de Brasópolis. Parabéns por divulgar a cidade.

Por isso, presenteei seu blog com um selinho. Está no meu blog: http://juliananaitalia.blogspot.com/2011/01/primeiro-selinho-do-ano.html. Espero que goste!

Fátima Noronha disse...

Obrigada Juliana. Adorei o Selinho.
Bjão grande!

La Nostra Italia disse...

Que bom que tenha gostado do selinho!

Beijos

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.