Em minha infância, por volta de 1950, na cidade de Pirenópolis-go, num bairro chamado ALTO DA LAPA, onde moravam meus avós e ainda a luz elétrica não havia chegado por lá, lembro-me que minha avó fazia todos os anos luminárias feitas com laranja da terra, fruta boa para fazer doces, mas ñ atrativas para chupar. pois bem, minha vó cortava a laranja em duas partes, tirava todo o miolo ficando só a casca, aquela espécie de concha era enchida com azeite de mamona e colocava um pavio feito com algodão retorcido. Colocava-se duas metades, duas candeias em cada janela e como sua casa tinha umas dez janelas ficava muito bonita. O Alto da Lapa naquela época era um largo maior que dois campos de futebol e as casas ao redor formando um círculo, todas as casas faziam o mesmo que vovó, então ficava todo reluzente com aquelas luzinhas tremulantes pela ação do vento, lembrando a abóbada celeste em noite estrelada. Era uma simples e linda homenagem a N.S.DAS CANDEIAS.
2 comentários:
Lá deveria chamar Candelaria, esse negocio de luminosa ficou esquisito,vamos fazer um plebiscito no bairro, quem sabe Candelaria vence. rsrsrsr
Em minha infância, por volta de 1950, na cidade de Pirenópolis-go, num bairro chamado ALTO DA LAPA, onde moravam meus avós e ainda a luz elétrica não havia chegado por lá, lembro-me que minha avó fazia todos os anos luminárias feitas com laranja da terra, fruta boa para fazer doces, mas ñ atrativas para chupar. pois bem, minha vó cortava a laranja em duas partes, tirava todo o miolo ficando só a casca, aquela espécie de concha era enchida com azeite de mamona e colocava um pavio feito com algodão retorcido. Colocava-se duas metades, duas candeias em cada janela e como sua casa tinha umas dez janelas ficava muito bonita. O Alto da Lapa naquela época era um largo maior que dois campos de futebol e as casas ao redor formando um círculo, todas as casas faziam o mesmo que vovó, então ficava todo reluzente com aquelas luzinhas tremulantes pela ação do vento, lembrando a abóbada celeste em noite estrelada.
Era uma simples e linda homenagem a N.S.DAS CANDEIAS.
Amauri Araújo Godinho.
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.