6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de maio de 2013

Pedal e missa no Cruzeiro do Pico Do Tatu em Luminosa - João Vitor Carvalho

Mais um sabadão, só que esse sem preguiça! acordei logo as 5:40 da manhã para arrumar minhas coisas e fazer o pedal que combinei com meu colega Juliano, no feriado de 1º de Maio!
Apesar de eu estar devagar ainda eu marquei mesmo assim, pois percurso até Luminosa não tem mistério; como dizem: 'É quintal de casa', porém o que deixaria o pedal com um gostinho especial seria conhecer a trilha que leva até o santo cruzeiro, no alto do Pico Do Tatu. e lá fomos nós saindo da praça da Matriz as 6:30 em ponto! Com um frio gostoso até e uma neblina que deixou as bikes todas encardidas! Rss

(Inicio da subida pelo Caminho Da Fé)
  (Visual do imponente Pico Do Tatu)

(Neblina deixando Luminosa)
                                                             (Estrada rumo ao Cantagalo)
Após sairmos de Luminosa e também após encontrarmos com cerca de 30 Bikers fazendo o Caminho Da Fé,começamos a esquentar o corpo com a subidinha para o Cantagalo, subida que estava muito chata, com muita terra solta, as vezes não dava tração e atolávamos!

(Divisa MG/SP).
Após algum tempo subindo chegamos na divisa MG/SP, ponto em que paramos e tomamos uma água, comemos algumas barras de cereais para enganar um pouco caso a fome viesse, pois não conhecíamos a trilha e nem sabíamos quanto tempo levaríamos para chegar até o alto!
Aproximadamente umas 8:25 da manhã a gente começou a subir a trilha, empurrando lógico, pois a trilha era em meio à uma pastagem cheia de degraus, e com uma inclinação muito elevada.

(Trilha, trecho entre a mata).

(Parada na gruta para tomar água).
 (Gruta e nascente de água).
                                                            (Trilha subindo em meio à mata).
E assim fomos nós empurrando as bikes e conversando com o restante do pessoal que também subia em direção ao Cruzeiro, alguns inclusive estavam fazendo o Caminho Da Fé e resolveram subir até lá para participar da missa e conhecer também o local.
Por volta das 9:45 da manhã chegamos ao alto do Pico Do Tatu, cansados um pouco, mais o visual lá do alto paga a pena qualquer esforço!

(Visual para o lado de Paraisópolis).
                                                                (Reta final da trilha)
  (Primeiro visual do alto do Pico Do Tatu).
                                                                (Luminosa lá embaixo).

(Santo Cruzeiro)

(Bairro do Alegre fica logo atrás dessa montanha)
                                                            (Panorâmica da paisagem).
Após curtir esse visual, foi hora de parar um pouco e participar da missa que começou pontualmente  às 10:30
  (Povo se reunindo para missa)

(Lembrança que o padre trouxe da paróquia de Paraibuna SP).
Estava tão bom la no alto, longe de qualquer barulho, exceto os dos pássaros cantando e cigarras, tão bom que o tempo voou e logo deu a hora de voltarmos para casa, mais antes uma passadinha para experimentar o pão com carne e o churrasco oferecidos para o povo pelos festeiros!

E esse foi o pedal de sábado, e esse já foi o melhor de 2013, tomara que venha muitos ainda! aah e claro; ano que vem voltaremos lá se Deus quiser e as pernas ajudarem!
Até a próxima e para quem quer conhecer mais sobre essa missa de Santa cruz que acontece desde de 1998 um morador do bairro Cantagalo estará lançando um livro, se não me engano no próprio bairro do Cantagalo dia 7 de Junho, no qual ele convidou todo mundo e autoridades, como não tenho muita certeza e alguém daqui do Blog se interessar, entrar em contato com o Dito Padeiro em Luminosa que ele dará informações completas!

Lindas fotos!

João Vitor, obrigado pela companhia neste pedal e parabéns pelas fotos e pelo texto. Mesmo conhecendo muito nosso município, a cada giro de bike que faço, me surpreendo com lugares maravilhosos como esse! Brazópolis nos oferece tudo isso e muito mais e quando mostro essas fotos aqui em São Paulo meus amigos me perguntam como eu consigo vir trabalhar na segunda feira rs.
Juliano Valim

Anônimo disse...

Este evento é realizado pelo Dito Padeiro,Homem que faz estas tradições todo ano,entre outras.
Promove as pessoas e o lugar com esporte,cultura e projetos sociais, sem se candidatar a nada.

Parabéns Dito Padeiro!!

Próximo evento 07 de julho com lançamento do Livro e mais realizações neste dia.

Abraços.

Anônimo disse...

Fátima,se você não conhece este Dito Padeiro,ele é irmão mais novo do Vitor Padeiro.
Ele tem muitas idéias e gostas muito de fotos antigas entre outras coisas, pode ser útil para este brog ,onde podem trocar muitas figurinhas.

Gosta de resgatar história e material da nossa terra,se tiver oportunidade de conhecê-lo vale a pena.Refeência:Ele é Tio do pessoal do ponto certo

Unknown disse...

Obrigado À todos e você também Juliano Valim, assim que der a gente marca para dar mais uns 'giros' por Brazópolis!