6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de maio de 2013

MINHA POBRE TERRINHA! - M. Cristiane S. Antoni



Se ando pelas ruas, não olho pra baixo, pois assim não verei o mato, a sujeira, as pedras tortas... olho pro alto e vejo um céu lindo, de um azul maravilhoso.

Se olho os jardins, tão mal cuidados, procuro uma folhinha verde e nela concentro minha atenção.

Se olho a praça, desleixada, encardida, com as lâmpadas queimadas, restos de postes nos jardins, ergo meus olhos e contemplo o esplendor da nossa Igreja Matriz, tão linda,  deslumbrante e me sinto feliz.

Se passo lá perto da estação de trem e vejo o prédio tão descaracterizado, a ponte sem conservação, cheia de buracos, fecho os olhos e me lembro da Maria Fumaça indo e vindo, ouço seu apito e sinto saudade.

Se passo pela fábrica de laticínios, me recuso a ver que lá virou um depósito de entulhos, consigo sentir o gosto e o cheiro gostoso do queijo que ali era produzido.

Se vou ver a cascata e só consigo ver destroços e mato, penso nas folias e tardes gostosas que lá passei com meus amigos.

Se penso em quanta coisa boa tinha aqui, que aos poucos foram sendo destruídos, me preocupo: Será que minha querida cidade vai continuar se acabando aos poucos, devagarinho, levando com cada coisa que se vai um pedacinho de nosso coração?

Então, respiro fundo, e peço a Deus que não permita que destruam minha terrinha!

31 comentários:

srs disse...

pura verdade parabens pra vc q escreveu isso .. nosso politicos poderiam dar um jeito nisso sem deixar nossa terrinha morrer ...

Anônimo disse...

Pois é eu ñ sou daqui da cidade de BRAZOPOLIS, mas foi onde escolhi para morar, e vejo este abandono CRONICO!! Se propagar é uma pena viu? Mas fazer o que a maioria quer assim. As cobranças por alguma coisa melhor para a cidade, na maioria das vezes são respondidas com perseguições, etc.. Ainda hoje me deparei com uma sena Cômica e Triste me fez lembrar as estradas do Norte de Minas Gerais onde se tampava buraco com terra a tempos atrás. Porem foi exatamente o que eu vi aqui no bairro horizonte azul, onde se encontrava um caminhão oficial da prefeitura realizando este tipo de serviço (Operação emergencial tapa buraco com terra). Gente será que estamos errados em criticar e ou melhor mostrar aos leitores aqui do Bloog da Fátima o que esta ocorrendo com a nossa cidade?? E tem mais pagamos este tal imposto IPTU um absurdo e nada vejo em troca a ñ ser coleta de lixo. Mas não podemos falar, pois certamente seremos taxados de opositores etc.. Uma vergonha viu!!! Gente alguém se habilita em dizer quanto de IPTU a cidade recebe anualmente? Para onde vai a grana? Queremos retorno na manutenção das ruas, jardins, praças etc. ou estamos errados em cobrar??? Que Deus nos ajude!! Pois o dinheiro para o social o governo federal nos manda sagradamente. Agora se as despesas estão altas, que se façam alguns cortes, administrando a casa como a de uma família brasileira operária !! Veja onde se pode cortar as gorduras ñ é mesmo?? Para sobrar grana da manutenção... Pois no meu ver estamos com muita gente por ai e assim os custos sobem. Se eu um cidadão de tal! ñ posso ter duas ou mais empregadas domesticas porque então ter?? enh?? No fim do mês ñ me sobrara grana para o ARROZ e o FEIJÃO não é mesmo??.

Anônimo disse...

brazopolis tá mais feia que suburbio de cidade grande.....

Anônimo disse...

credo! Tá assim é? Estou com medo de voltar pra Brazópolis,tão largadinha,esfolada,sujinha,tudo isso é verdade,mas as pessoas não fazem força alguma pra mudar...parece que querem mesmo que a cidade acabe de vez.

Anônimo disse...

eu diria:meu pobre povinho!porque as coisas acontecem da maneira que nos brazopolenses queremos.VIVER EM Brazópolis atualmente é muito triste,uma monotonia geral,ninguém se entende,a cidade está entregue ás traças,poucas pessoas seguram a BAARRRA,eu admiro muito essas pessoas que tentam fazer alguma coisa pra pelo menos um pouquinho de animação ali na praça não a acabar.Dizem que a cidade tem duas opções:fazer calcinhas ou rádios,que comentário triste,não acham?

Anônimo disse...

Com certeza falta animação na cidade e alguns cuidados mas vamos ser justos! Todos sabemos que Brazópolis tem um bom carnaval, um teatro famoso na semana santa,com um público fiel, mas tem também teatro nos finais de semana, tem coral, tem festas juninas e quermesses, tem música nos barzinhos, tem eventos no clube (de graça ou quase de graça),tem a banda, etc. Será que nós frequentamos e apoiamos estes eventos? Ou preferimos ficar em casa reclamando que não tem nada?
A arte e a cultura podem mudar a vida de uma pessoa mas vemos várias boas iniciativas que não são apoiadas pela população.

Anônimo disse...

Olhem gente !! Esqueceram de dizer ñ é so o tal de: IPTU !!! Tem também o tal de: IPVA !!!! E só para lembrar estamos no meio do ano viu como passa né?? logo, logo teremos novas eleições ñ é mesmo?? vá se preparando, organizando, somando, tirando conclusões, para votar certinho para depois ñ chorar. Gente eu acho que Brasópolis esta precisando de SANGUE NOVO que ñ tenha medo de ousar!! Acredito que debaixo de algum TAPETE em brazopolis se encontra alguém esquecido, desprezado, ñ valorizado, etc.. Enfim na vida enovar faz muito bem para a alma, o ego etc.. Existe um cidadão frances que disse, mais ou menos o seguinte: " Se voce faz sempre a mesma coisa pode ter certeza que alguma coisa esta errada"

Anônimo disse...

Mas ainda tem lugar para ir o buteco do GAUCHO esta bombando sexta,sábado e domingo!!

Anônimo disse...

Acorda Prefeito,Vice e demais administradores.

Anônimo disse...

Esse cara aí de cima,das 14:02,está certíssimo,o povo não está querendo mudar nada,então agüentem e não reclamem.

Anônimo disse...

pagando 13º e férias ´para os cargos de confiança do prefeito, não sobra nada para se investir no Bras.

Anônimo disse...

São exatamente quase 32 anos , Brasopolis entregue nas maos de o4 prefeito.......acorda meu povo de Deus.

Anônimo disse...

Hummmm, alguém sabe informar o valor repassado de ICMS para nossa cidade?

Anônimo disse...

Realmente é muito triste ver o quando nossa cidade regrediu . Mas dizem que as verbas diminuíram,porém o posto de saúde e outros setores tem funcionário saindo pelo ladrão, Não sei se os brazolenses sabem que o dinheiro da educação (FUNDEB) vem para os municipios de acordo com o numero de alunos ,Este ano o numero de aluno caiu ,então como justificar a contratação de um grande numero de professores? De onde sai a verba para o pagamento destes professores?
A média de aluno por sala deveria ser de 25 alunos.Tem escola com 12 ou 13 alunos. Talvez seja um dos motivos de não ter como cuidar bem da nossa querida Brazopolis.
É uma pena ,pois temos pessoas competente que querem fazer o melhor ,mas não consegue.

Anônimo disse...

Tem mais opções : fazer doces, fritar batatas, fazer queijos, tirar leite, colher café, ....

Unknown disse...

Que bom que estão começando a falar, ótimo, estamos começando a ver a politica realizada há muitos anos aqui, somente interesse próprio, se não é do partido está fora.
Vamos ser opositores sempre mas consciente.
Vamos formar um grupo de opinião em prol do nosso município estou com vocês.
Brazópolis merece muito mais.

Anônimo disse...

Seria interessante que alguém colocasse aqui, qual é a relação de funcionários EFETIVO / funcionários CONTRATADO na atual ADMINISTRAÇÃO. E mais que se FAÇA UMA COMPARAÇÃO COM ADMINISTRAÇÃO PASSADA. Exemplificando no CRAS temos (X) EFETIVOS e (Y) CONTRATADOS e o que cada contratado faz!!! Com os nomes dos contratados / cargos, para que a sociedade possa fiscalizar e tirar suas conclusões a respeito.Seria INTERESSANTÍSSIMO ver o que cada um faz em função de sua formação!!!!! conhecimento etc......

Fátima Noronha disse...

Ao anônimo que está, insistentemente, mandando comentários e reclamando que eu não posto, eu respondo que:
1-Você é um mal educado e não mede suas palavras.
2-Eu não protejo o Jango por ser meu amigo e parente.
3- Você não procura a verdade e só faz fofocas.
4- Se as coisas que você diz são verdades, porque não se identifica?
5- Se você tem alguma razão pra não gostar dele. O problema é seu!!!

Anônimo disse...

Fati o meu comentario sobre as contas do carnaval e citando o Jango não tem nada a ver com os comentarios do outro anomino. Bjs e parabéns pelo trabalho de cidadania.

Anônimo disse...

Fati perdoa eu, mas mandei só UM comentário criticando o Secretario, mas foi muito educado.

Anônimo disse...

Gosto muito do Sr. Jango; calmo, amável, educado e bonzinho. A pessoa é ótima, mas o funcionário público Jango poderia fazer muito mais do que esta fazendo. Falta-lhe dinanismo.

Anônimo disse...

Qual a relação do belo texto da Cristiane com os hábitos brazópolenses de hoje?
A qualidade de vida em Brazópolis somente vai melhorar mudando nossos hábitos e nossa forma de ver mundo. E a nossa maior aliada é a educação, não só aquela que é passada na escola, mas aquela que é herdada em casa, na rua e no trabalho.

Fátima Noronha disse...

Ao anônimo das 16:16: Não foi pra vc que escreve o comentário não. O outro anônimo nem sabe escrever direito. é quase um analfabeto..rsrs

Anônimo disse...

Nossa gente! Na minha opinião o Jango está indo muito bem! É difícil agradar todo mundo.

Anônimo disse...

alguem pode me dizer porgue se gastou 140.mil reais com o carnaval sendo g na administraçao anterior se gastou 40 mil talves ojango poderia responder ai tem coisa o povo precisa saber vao no radio todo sabado responder perguntas elaboradas por eles mesmos pois o telefone da radio deve estar cortado pois nao atende fatima parabens por sua luta neste jornal vamos ser imparcial e ajudar brasopolis obrigado

Anônimo disse...

Na gestão anterior foram gastos no primeiro carnaval R$ 70.000,00 só para alugar um Trio Elétrico mostruoso que só deu trabalho e não serviu para o combinado.

Anônimo disse...

Não tem que agradar ninguém Sr Jango. O Sr tem é que apoiar e incentivar nossa cultura.

Anônimo disse...

Quanto dos R$ 140.000,00 gastos no carnaval foram investidos na cultura brazopolense?

Anônimo disse...

Gente, qdo é que vão aprender que carnaval também é cultura?
O Carnaval é uma das Festas da Cultura Brasileira mais conhecidas mundialmente, sendo um dos símbolos do país.

Anônimo disse...

Ei anõnimo das 08:55! Só por isso não precisa prestar contas????

Anônimo disse...

Não adianta ficar de brabraba, temos que agir,não acham?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.