6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de maio de 2013

FUNDADOR DE TOMAZINA/PR FOI UM BRAZOPOLENSE



Remonta ao ano de 1865 as origens do Município de Tomazina, naquele ano MAJOR TOMAZ PEREIRA DA SILVA, comprou uma grande quantidade de  terras formadas por várias posses situadas às margens direita e esquerda do Rio das Cinzas, tratando de formar e organizar uma grande comitiva, com o fim de enfrentar as dificuldades através do sertão.

Em novembro de 1867, estando já organizada a comitiva composta de parentes, escravos, amigos e agregados, MAJOR THOMAZ, partiu de  partiu de São Caetano da Vargem Grande, província de Minas Gerais (Hoje Brazópolis), sua terra natal, rumo ao norte do Paraná. No trajeto que fizeram, passaram por Pouso Alegre, Amparo, Campinas, Sorocaba e Itaporanga, última povoação da Província de São Paulo, logo após transpuseram o Rio Itararé e entraram na Província do Paraná, dai em diante os caminhos, à proporção que se avançada era de picadões sob densas matas, com moradores aqui e acolá até alcançar as barrancas do Rio Cinzas.

Depois de penosa viagem, cheia de vicissitudes, a qual durou um mês e alguns dias, a 24 de dezembro do mesmo ano atingiram o ponto de referência, no meio do sertão agreste e desconhecido, sem nenhum meio de comunicação, a não ser a picada por onde tinham chegado.
MAJOR THOMAZ levou dois anos até edificar morada mais no centro da fazenda, aonde mais tarde viria fixar residência, tendo feito o mesmo com seus filhos e genros que se colocaram em outros pontos da fazenda.
O Sertão do Rio das Cinzas foi se tornando cada vez mais conhecido como zona de terras de excelente qualidade, assim contribuindo para aumentar o número de imigrantes que em seguida foram entrando sertão adentro.
 Tendo em vista o progresso alcançado e a evolução do povoado, em 1878 MAJOR THOMAZ e sua esposa doaram uma área de terras para o PATRIMÔNIO de uma povoação, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Thomazina, por inspiração do Padre Antonio Camargo, autor do Projeto que foi convertido em Lei pela Assembléia Legislativa Provincial, em homenagem ao pioneiro desbravador da zona sertaneja, onde surgiu a povoação.
Face ao progresso alcançado pelo povoado, o Major Tomaz doou à comunidade, uma área de terras para formação de um Patrimônio.
Em 1882, foi criada a Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Tomazina, pertencendo ao Município de São José da Boa Vista e, em 1888, foi elevada à categoria de Vila, e passando a denominar-se apenas Tomazina em homenagem ao Major Tomaz, pioneiro e desbravador da zona sertaneja. O Município, de mesmo nome foi desmembrado de São José da Boa Vista e levado à condição de cidade em 1913.
Foi elevada á Vila em 06 de Setembro de 1888 e a 08 de Maio de 1889, foi guindada à categoria de Município.

A instalação do Município deu-se a 07 de Janeiro de 1890, ocasião em que foram empossados os membros da 1ª Câmara de Vereadores, semdo o Major Thomaz um de seus primeiros vereadores, sendo eleito Presidente da Câmara Municipal, assumiu o cargo de 1º Prefeito de Thomazina.

Na época de sua instalação o Município de Thomazina possuía uma área de 6000 km2, mas em vista do progresso e evolução da região Norte Paranaense, o território municipal sofreu numerosos desmembramentos, ficando a área reduzida em apenas 585 km2.

Mais tarde, em divisões territoriais foram desmembrados de Tomazina os municípios de Jacarezinho, Siqueira Campos, Ibaiti. Pinhalão, Japirá, Jaboti e BRAZÓPOLIS que hoje tem o nome de Wenceslau Braz.  

5 comentários:

Ismael Silva disse...

Há relatos de outras comitivas de Brazópolis saindo em busca de novas terras,incluindo a do Cassiano Pereira de Toledo(História e Cultura-Brazópolis),
genro de Joaquim Pinto da Fonseca,que foram para o sertão de Brotas,no noroeste paulista.
fonte:http://www.amorese.com.br/GENEALOGIA/ps01_421.html

Anônimo disse...

GOSTEI DA INFORMAÇÃO.

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE. DAI PORQUE MINHA AVÓ, QUANDO CONTAVA " CAUSOS" SOBRE OS PARENTES MAIS ANTIGOS, SEMPRE USAVA A EXPRESSÃO: " FORAM PARA O SERTÃO", REFERINDO-SE AS IDAS PARA O PARANÁ. MUITA GENTE DO MUNICÍPIO DE BRAZÓPOLIS(ARAÚJOS, FLORESTA, BOA VISTA, ANHUMAS, BANHADO, BOM JARDIM) E OUTROS, AJUDARAM A DESBRAVAR O PARANÁ, CONHECIDO A ÉPOCA COM " SERTÃO".

Anônimo disse...

Gosto muito de historias deste tipo,brazopolense que fezeram historia.Gostaria de ver mais relatos como este e entrevistas com gente que faz historia hoje.

nicole disse...

Qual o nome da esposa do Major Thomaz? Estou pesquisando há anos e não encontro o nome dela.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.