6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de novembro de 2013

Conheça 10 companhias que atravessaram décadas a fio e mantiveram-se de pé até hoje no mercado brasileiro:

1-O Estado de S. Paulo

 


Fundação: 1875

O início de O Estado de S. Paulo remonta aos tempos do Império. Em 1875, o jornal A Província de S. Paulo começou a circular na capital paulista depois de um investimento de 16 sócios. O atual nome seria dado à publicação apenas em 1890. Redator do Estado desde 1875, Júlio Mesquita virou o único proprietário da empresa em 1885. Até hoje, seus herdeiros estão no controle da companhia.

 

 

2-Hering

 


Fundação: 1880

Da abertura do negócio à entrada na bolsa de valores, o caminho foi longo - e começou com um único tear e outro caixote de fios. Foi assim que o alemão Hermann Hering deu início às atividades da Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering. A companhia cresceu, se lançou no varejo e diversificou suas peças para além do básico. Nos últimos cinco anos, as ações da Hering subiram quase 1.000%. No mesmo período, as vendas quadruplicaram e fecharam o ano passado em estimado 1,8 bilhão de reais.

 

3 - Bayer
 
 

Fundação: 1896

A alemã Bayer abriu as portas no seu país de origem em 1863. Em 1896, os produtos da companhia atravessaram o Atlântico rumo ao Brasil e chegaram aos consumidores com a vinda de uma representação da empresa para o Rio de Janeiro, a Walty Lindt & Cia. Em 1921, a Chimica Industrial Bayer Weskott & Cia passou a produzir medicamentos localmente, com foco na popular Aspirina. Em 56, a empresa deu mais um passo rumo à expansão no Brasil, adquirindo uma antiga fábrica de ácidos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No local, funciona hoje um parque industrial de 1,9 milhão de metros quadrados.

 

4- Matte Leão
 
 

Fundação: 1901

Com o nome do seu fundador, a Leão Júnior SA nasceu em 1901 em Curitiba, no Paraná. A princípio, os chás para infusão eram seu único negócio. Em função do popular hábito de tostar a erva mate antes de acrescentá-la ao chá, a empresa lançou seu primeiro produto que já vinha queimado, o Matte Leão, uma novidade no mercado brasileiro. A companhia foi adquirida pela Coca em 2007. Hoje, conta com cinco linhas: Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Guaraná Power e o chimarrão Pampas.

 

 

6- Souza Cruz

 
Fundação: 1903

Líder no mercado nacional de cigarros, a Souza Cruz foi fundada em 1903 pelo imigrante português Albino Souza Cruz, que empregou 16 funcionários em um sobrado no centro do Rio de Janeiro. Sete anos depois, a companhia comprou a Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro e instalou sua primeira fábrica por aqui. Em 1914, foi a vez de o controle acionário do grupo ser vendido à British American Tobacco, que permanece dona do negócio até hoje. A Souza Cruz é responsável pela fabricação de seis das dez marcas mais vendidas no país, incluindo Derby, que é líder de mercado, além de nomes como Hollywood e Free. Em 2011, seu faturamento foi de 5,5 bilhões de reais.

 
7-Alpargatas

 


Fundação: 1907

Por trás das brasileiríssimas sandálias Havaianas, está uma história iniciada, quem diria, por gringos. Em 1907, o escocês Robert Fraser se uniu a um grupo inglês para erguer a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, em São Paulo. Adotadas em peso nas lavouras de café, as alpargatas viram suas vendas decolar. A companhia emplacou outros sucessos nas décadas seguintes, como o tênis Conga, nos anos 50, as Havaianas em 62 e as chuteiras Kichute em 1970. Em 2007, o controle da companhia foi comprado pelo Grupo Camargo Côrrea.

 
8- Açúcar União

 


Fundação: 1910

Depois de chegarem ao país em 1886, os irmãos Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone decidiram apostar no negócio do refino do açúcar. Para tanto, fundaram a Companhia União dos Refinadores em 1910. Uma das grandes sacadas de marketing da empresa foi o lançamento do Caderno de Receitas União, nos anos 60. Em 2005, a União foi adquirida pela NovAmérica. Em 2009, foi a vez de a gigante sucroalcooleira Cosan incorporá-la ao seu portfólio.

 



9-Batavo

 


Fundação: 1911

Com o nome de Cooperativa Central de Laticínios do Paraná, a empresa foi fundada em Carambeí, um povoado habitado por imigrantes holandeses. A ideia era organizar a produção artesanal de leite e derivados para o mercado local. A marca Batavo só surgiu em 1928. Com a expansão das atividades, a companhia foi vendida para a Parmalat e, mais tarde, para a Perdigão. Depois da fusão desta última com a Sadia, a Batavo passou a ser gerida pela BRF.

 

10- Tramontina

 


Fundação: 1911

Foi com uma pequena ferraria em um terreno alugado no município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, que o descendente de italianos Valentin Tramontina começou as atividades da companhia que batizaria com seu sobrenome. Depois de cumprir o serviço militar obrigatório, Valentin transferiu a empresa para um galpão maior. De canivetes a talhares, a Tramontina ganhou musculatura e passou a fabricar cada vez mais itens. Hoje são 17.000 deles, incluindo ferramentas, materiais elétricos e de utilidade doméstica.



Um comentário:

Anônimo disse...

Legal Fátima! Interessante.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.